Um dos profissionais que tiveram grande relevância durante a crise sanitária da covid-19 foi o fonoaudiólogo. A especialidade Disfagia foi quem obteve maior destaque. Como a doença atinge, principalmente, a região da cabeça, pescoço e pulmão, muitos pacientes ficaram com sequelas importantes após passarem pela Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) durante e após a intubação. Eles sofreram alterações de laringe (paralisia, granulomas) e também problemas de mastigação e deglutição.

Segundo a fonoaudióloga Neuza Sales, que é especialista em voz e já atuou tanto na esfera pública quanto privada, nas clínicas particulares o atendimento às vítimas da covid-19 foi mais significativo para perda de olfato, alterações de voz e também para a continuidade do atendimento pós UTI. “Muitos pacientes ficaram com sequelas e, após receberem alta hospitalar, deram continuidade aos seus tratamentos nas clínicas”, explica.

Neuza Sales, fonoaudióloga

Neuza lembra que durante a pandemia uma das novidades foi o atendimento online, autorizado pela primeira vez pelo Conselho de Fonoaudiologia. O atendimento híbrido abriu um outro campo de integração entre o fonoaudiólogo e a população. “Foi uma experiência muito rica, tanto que mesmo quando voltamos paro o presencial, nós continuamos o atendimento online, muitos pacientes inclusive preferem essa modalidade porque eles não têm tempo de ir para a clínica porque trabalham o dia todo”, comenta a fonoaudióloga.

A especialista conta que o fonoaudiólogo tem uma atuação integradora, fazendo parte de diversas equipes. Além de cuidar da alteração específica da fonoaudiologia, o profissional também acolhe o indivíduo, fortalece seu autocuidado, sua visão de mundo, sua vontade de seguir em frente para ter uma melhor qualidade de vida e ser novamente inserido na sociedade. “A fonoaudiologia é uma profissão humanizada”, revela.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa sanciona criação das Secretarias da Mulher e da Pessoa com Deficiência e anuncia novo secretário

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, sancionou nesta sexta-feira, 11, [...]

  • Turistas revelam encantamento com a Vila da Páscoa 2025

    A Vila da Páscoa 2025 está encantando quem a visita. [...]

  • Inscrições para o ‘Mão Amiga Cana-de-Açúcar’ 2025 encerram no dia 23 de abril

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]

  • Governador entrega nova base do Samu e Centro de Especialidades Médicas em Simão Dias no ‘Sergipe é aqui’

    O ‘Sergipe é aqui’, iniciativa de governo itinerante promovida pelo [...]

  • Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

    A possibilidade de a gripe aviária se tornar uma pandemia [...]