A Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), avança com estratégias que contribuem para tornar a capital sergipana cada vez mais preparada e resiliente, frente aos impactos provocados pelas mudanças climáticas.

As estratégias de prevenção são potencializadas com o diálogo constante entre a gestão municipal e a população, especialmente os moradores de áreas de risco. Nesse sentido, os alertas emitidos com base na identificação de eventuais condições adversas permitem que os cidadãos estejam melhor preparados e possam redobrar a observação em suas comunidades.

Em alinhamento com as diretrizes nacionais, o acesso aos alertas, que antes ocorria por maio do Serviço SMS 40199, neste ano passou a ser disponibilizado, também, através dos aplicativos de mensagem Telegram e WhatsApp, mediante cadastro prévio dos usuários.

Somente com o Serviço de Alerta por SMS, em funcionamento desde 2018, a Defesa Civil alcança, atualmente, 53.873 telefones cadastrados, o que corresponde a, aproximadamente, 8,19% da população da capital. Somente em 2022, foram encaminhados 52 alertas, entre alerta de chuvas fortes, maré alta e vendaval.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, destaca a ferramenta como importante recurso para a redução de riscos de desastres. “A construção de uma cidade resiliente envolve uma série de medidas executadas pela gestão municipal, principalmente de forma preventiva, mas também o engajamento da população. Por isso, manter os cidadãos informados faz parte desse processo que, em Aracaju, gera resultados importantes, sem que haja registro de pessoas afetadas de forma grave pelas chuvas ou outros fenômenos”, destacou.

Segundo o coordenador-geral da Defesa Civil de Aracaju, Robson Rabelo, o alerta possibilita que a população tenha informações antecipadas sobre fenômenos naturais que demandam atenção. “Com a adesão, a população passa a ter na palma da mão noções básicas de como proceder diante de riscos que podem ser ocasionados pela maré alta, ventos fortes, chuvas intensas e outros”, explica Rabelo.

“O alerta por SMS é bem eficaz. Com ele, posso me programar melhor para o meu dia a dia. Agora eu sei o que está acontecendo, continuamente, na capital”. Esse é o relato da estudante Lorena Correia, usuária do Serviço de Alerta por SMS- 40199, da Defesa Civil.

Lorena conheceu o serviço por meio de uma reportagem. Assim que se cadastrou, notou os benefícios da ferramenta para a prevenção de riscos. “Os alertas sobre o clima e o tempo são bem interessantes e verdadeiros. Eles me ajudam a me organizar e pensar sobre o que está acontecendo”, acrescenta.

Para a contabilista Alessandra dos Santos, o alerta por SMS é certeiro. “Toda vez que recebo pego guarda-chuva e agasalho e saio precavida, pois sei que quando o alerta sai, acontece [eventos adversos]”, conta.

Com base na sua experiência, Alessandra incentiva os amigos a utilizarem o serviço. “Mostro a mensagem para as pessoas que estão comigo e as incentivo a fazer o cadastro, sempre dizendo o quanto o serviço me ajuda. Sempre recomendo por acreditar que mais pessoas podem se beneficiar também”, relata.

Dados

Em Aracaju, já foram emitidos 1.477 alertas desde a implantação do serviço, em 2018. Desse total, 105 estiveram relacionados à possibilidade de chuva intensa, 67 referentes à maré alta, 13 indicativos de vendavais, 7 sobre risco de inundações, 1.285 alertas sobre doenças infecciosas e virais, encaminhados durante o período mais crítico da pandemia do coronavírus.

Cadastro SMS

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o Código de Endereçamento Postal (CEP) do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Cadastro Telegram

Para receber as informações é necessário baixar o aplicativo do Telegram no smartphone. Ao abrir o aplicativo, o usuário deve pesquisar o contato @defesacivilbrbot. Em seguida, será iniciado um chat, a partir do qual o usuário receberá todas as informações necessárias sobre o serviço.

A partir do compartilhamento da localização, o cidadão passará a receber os alertas gerados para aquela respectiva região, assim como poderá ter acesso às informações de outras localidades, conforme cadastro efetivado nessa mesma ferramenta.

Cadastro WhatsApp

Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611, no link https://wa.me/556120344611 ou pelo QR Code, e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”. Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de defesa civil.

FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

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