Para impedir o crescimento vertiginoso de casos mais graves de covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 12, a aplicação da quinta dose dos imunizantes para aracajuanos com mais de 70 anos, que tenham tomado a quarta dose há mais de seis meses. Durante todo o dia, esse público pôde procurar uma das 45 unidades básicas de saúde espalhadas pela capital para imunizar-se, e celebrou a possibilidade de proteger-se.
Esta nova fase da campanha de imunização está inserida em um contexto de aumento do número de novos casos diários da doença, na cidade, e a intenção é assegurar a imunização de 25 mil idosos nesta faixa etária, que é considerada de risco.
A procura tem sido intensa neste primeiro dia. José Carlos Nunes, 75 anos, escolheu tomar a quinta dose na UBS Fernando Sampaio, no bairro Ponto Novo, e estar vacinado, para ele, “é cuidado com a saúde”.
“Eu já passei pela covid-19 duas vezes, foi difícil, então, assim que soube que a quinta dose estava disponível, vim tomá-la para me proteger. Espero que todos os idosos procurem os pontos de vacinação e se imunizem também, porque é muito importante”, afirma.
Para vacinar-se é preciso visitar um dos pontos de vacinação munido de documento com foto e cartão de vacina, além da confiança na importância da imunização para proteger a si mesmo e ao próximo.
“Eu trabalhei 44 anos como técnica de enfermagem e sempre apoiei as vacinas. Saí para resolver um negócio e aproveitei para já vir me vacinar. Eu digo para todo mundo: não tenha medo de tomar, porque é uma questão de saúde, sobrevivência, e ela é segura”, ressalta Irene Menezes, 73 anos.
Para Luiz Nascimento, 72 anos, que buscou a imunização na UBS Augusto Franco, a confiança nas vacinas vem desde a infância e só foi reforçada com tudo o que a pandemia trouxe.
“A vacina é tudo, nossa forma de nos proteger, então eu valorizo muito. Desde criança que meus pais me levavam para vacinar e eu sei até hoje como é importante, ainda mais para uma pessoa da minha idade, quase 73 anos”, diz.
Para além das UBSs, que funcionam entre 8h e 16h, com exceção das Unidades Marx de Carvalho, Onésimo Pinto, Augusto Franco e Francisco Fonseca, que contam com horário estendido até às 18h, os aracajuanos podem vacinar-se ainda em um dos três shoppings da capital, exclusivamente aos sábados, entre as 10h e 17h.
Não faltam opções para que o cartão de vacinação seja carimbado mais uma vez e a proteção contra o coronavírus seja ampliada, como sabiamente fez Paulo dos Reis, 71 anos.
“A gente tem que tomar vacina para se proteger, continuar vivendo. Eu acho que fui o primeiro a chegar hoje, tem sido assim desde a primeira dose, estou acompanhando todo o calendário”, aponta.
FONTE: AGÊNCIA ARACAJU DE NOTÍCIAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]

  • Governo de Sergipe reabre Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em Laranjeiras

    No Dia da Consciência Negra, celebrado nessa quarta-feira, 20 de novembro, [...]