Deputado Jeferson Andrade confirma sua candidatura para presidir a Assembleia Legislativa a partir do próximo ano

Por Habacuque Villacorte – Da Equipe CinformOnLine

No dia 1º de fevereiro os deputados estaduais, eleitos e reeleitos, irão assumir seus mandatos na Assembleia Legislativa de Sergipe, quando se iniciará uma nova legislatura. Na oportunidade haverá a eleição da Mesa Diretora para a definição de quem irá gerir administrativamente a Casa pelos próximos dois anos. Nesta oportunidade a reportagem o CINFORM ON LINE conversou com o deputado estadual Jeferson Andrade (PSD) que confirma sua candidatura à presidência da Alese. Ele diz que está conversando com todos os seus pares e que a composição de sua chapa para concorrer a Mesa será construída com muito diálogo, no sentido que Jeferson antecipa que buscará a unidade com os colegas. Ele também comenta o resultado das eleições 2022, avalia o governo de Belivaldo Chagas (PSD) e faz projeções para o governo de Fábio Mitidieri (PSD). Confira a seguir, e na integra, esta entrevista exclusiva:

CINFORM ON LINE: Iniciando a entrevista, vamos à pergunta que não quer calar: agora reeleito deputado estadual, você está realmente disposto a concorrer pela presidência da Assembleia Legislativa? Esta é sua intenção?

JEFERSON ANDRADE: Sim, eu quero muito concorrer para presidir a Alese na próxima legislatura. E não por qualquer tipo de vaidade. Quem me conhece bem sabe da minha história e da minha relação com esta Casa, desde os mandatos de meu pai, o hoje conselheiro Ulices Andrade. Conheço todos os setores, convivo há muito tempo com os servidores e tenho uma relação amistosa com os colegas deputados. A Assembleia, por anos, tem sido a extensão da minha casa e é um sonho de qualquer político sergipano ter a oportunidade de fazer história neste parlamento. Todo político sonha em fazer história na Alese!

CINFORM ON LINE: Mas como estão as conversas neste sentido? Já dialogou com o governador eleito, Fábio Mitidieri? E com os demais deputados eleitos?

JEFERSON ANDRADE: Algumas pessoas chegaram a me questionar sobre a Alese após a minha reeleição, mas desde o princípio enfatizei que primeiro nós precisávamos eleger o nosso governador. Agora, com tudo resolvido, é evidente que transmiti a Fábio esta minha intenção e ele foi muito cordial com o nosso projeto. Ele nos autorizou a iniciar a construção desta candidatura a presidente da Alese e eu já iniciei sim os contatos com os amigos. Irei conversar e pedir o apoio de todos. Nossa intenção é promover uma gestão plural em que todos tenham voz no parlamento.

CINFORM ON LINE: Já existe uma chapa formada para disputar a eleição da próxima Mesa Diretora?

JEFERSON ANDRADE: Não! Estou candidato a presidente da Alese, e já dialogando com os demais pares, reeleitos e os que irão chegar em fevereiro. A receptividade do nosso agrupamento tem sido muito positiva, o governador eleito tem nos incentivado, mas a eleição é lá na frente. A chapa será montada dentro de muito diálogo. São muitos partidos, grupos políticos diversos, e é preciso buscar a unidade, o entendimento. Nós não estamos impondo nada. Queremos propor uma gestão compartilhada.

CINFORM ON LINE: Você já conversou com o atual presidente e deputado reeleito Luciano Bispo?

JEFERSON ANDRADE: Luciano Bispo foi o primeiro parlamentar reeleito com quem conversei! Ele é muito experiente, conhece muito bem os bastidores do parlamento e fiquei muito feliz quando ele manifestou carinho pela nossa candidatura. Tenho certeza que ele nos ajudará muito, que fortalecerá o nosso nome, junto aos demais colegas, para que a gente possa chegar à unidade em fevereiro. Luciano é um dos principais líderes políticos do nosso agrupamento, tem o nosso respeito e reconhecimento. Como também do governador eleito Fábio Mitidieri.

CINFORM ON LINE: Falando em Luciano, como você avalia a gestão dele todos esses anos a frente da Alese?

JEFERSON ANDRADE: Existirá sempre para a sociedade sergipana um antes e depois da passagem de Luciano Bispo pela presidência da Alese. Tenho a honra de conviver com ele todos estes anos sob o seu comando e ele se revelou um gestor aberto ao diálogo, que conquistou o respeito e a confiança dos deputados, quem revolucionou a Assembleia, seja quanto a sua estrutura física, quanto na relação do Poder junto à população. Até nos momentos mais difíceis, diante de instabilidades e crises políticas, ele demonstrou competência e sabedoria. Fez os investimentos necessários para que o parlamento estivesse cada vez mais próximo e aberto ao povo. Se os deputados me concederem a honra de presidir a Alese na próxima legislatura, será um desafio enorme ter que suceder uma gestão tão exitosa.

CINFORM ON LINE: Há quem questione sua candidatura por conta de seu estilo de fazer política. Como seria sua relação com o governo e com a oposição?

JEFERSON ANDRADE: Manterei o compromisso de independência e de harmonia entre os poderes. Sou um homem de grupo! Sou amigo e eleitor de Fábio Mitidieri e, evidentemente, se eleito presidente da Alese farei o possível para garantir a governabilidade, para ajudar o governador eleito a fazer a melhor gestão possível, o que será muito positivo para os sergipanos em geral. Minha relação sempre foi excelente, tanto com os deputados da situação quanto com os da oposição. Cada pessoa tem seu estilo, seu jeito de ser. E eu tenho o meu. Mas a Alese é a Casa dos Iguais onde todos têm vez e voz, e não abrirei mão da busca incansável pelo diálogo. Quero ser presidente promovendo a defesa do parlamento que também é a Casa do Povo sergipano.

CINFORM ON LINE: Como você avalia o governo de Belivaldo Chagas que está chegando ao fim este mês?

JEFERSON ANDRADE: Muito exitoso! Belivaldo vai deixar o comando do governo sendo um homem vitorioso. Foi um deputado estadual muito atuante, secretário de Estado competente, vice-governador leal e, principalmente, um governador verdadeiro, que conseguiu, acima de tudo, recolocar o Estado de Sergipe “nos trilhos”; o “galeguinho” recebeu o governo com muitos problemas e não ficou se lamentando. Pelo contrário! Trabalhou muito, saneou as finanças públicas, os salários dos servidores estão em dia, o 13º salário é antecipado, e temos uma série de obras por todo Estado. Os investimentos continuam acontecendo. Sergipe vive um momento especial quanto a sua saúde financeira. Belivaldo chegou para resolver, como ele bem diz, e se não resolveu tudo, pode-se dizer que seu saldo é muito positivo.

CINFORM ON LINE: E qual a expectativa para o governo de Fábio Mitidieri? Como será a relação com o governo Lula?

JEFERSON ANDRADE: Fábio é um jovem, como eu, muito dinâmico e com experiência e coragem. Conhece o Estado de Sergipe como ninguém. É um político que percorre os municípios e povoados durante os quatro anos. Sabe dos problemas e sabe o que precisa fazer para nossa gente continuar avançando. Como deputado federal atuante também tem excelente relacionamento em BSB e terá facilidade ao chegar no Congresso Nacional, nos órgãos federais e Ministérios. A gente já dizia na campanha que, independente de quem fosse o presidente da República, Fábio iria bater na sua porta para pedir recursos e investimentos para Sergipe. Hoje Lula tem consciência da força, da importância e da credibilidade do grupo perante o nosso povo. O presidente já sabe em quem os sergipanos confiam. Tenho certeza que teremos uma gestão eficiente e que trará ainda mais desenvolvimento e qualidade de vida para a nossa gente.

CINFORM ON LINE: Concluindo a entrevista, como um parlamentar como maior atuação no interior, como explicar o resultado do pleito estadual no 2º turno? Como se deu a virada na Grande Aracaju?

JEFERSON ANDRADE: O momento é de agradecer ao povo sergipano que, em sua maioria, elegeu Fábio Mitidieri governador de Sergipe. Como presidente estadual do seu partido, me sinto contemplado e honrado. O nosso adversário fez acordos indevidos e impublicáveis e apostou tudo no interior. Nós mantivemos o nosso foco, aumentamos a carga de trabalho, as forças que chegaram no 2º turno ajudaram muito e o resultado veio. O povo da Grande Aracaju já conhecia bem e avaliou melhor os dois candidatos. Soube diferenciar o joio do trigo! E nós agradecemos muito aos prefeitos da região que votaram com Fábio e aos eleitores que confiaram no nosso agrupamento. Também fomos bem votados no interior e agradecemos com o compromisso de que vamos apresentar bons resultados com muito trabalho. Fábio agora será o governador de todos! E nós estaremos ao lado dele para ajuda-lo a fazer o melhor governo possível.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Segundo dia do Simula Enem mobilizará cerca de 14 mil estudantes da rede estadual neste sábado, 21

    Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), [...]

  • BC comunica exposição de dados de 150 chaves Pix

    Um total de 150 chaves Pix de clientes da SHPP [...]

  • Álvaro Bento se destaca entre vereadores em pesquisa do Instituto DataForm

    Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataForm, registrada na Justiça Eleitoral [...]

  • STF tem 5 votos pela recusa à transfusão por testemunhas de Jeová

    Faltam seis votos; julgamento será retomado na quarta-feira (25) O [...]

  • MEC amplia os Cantinhos da Leitura pelo Brasil

    Até o início de setembro de 2024, o Ministério da Educação (MEC) investiu R$ [...]