O dia mundial da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), lembrado hoje, 1 de dezembro e existe para alertar sobre um dos maiores problemas de saúde pública mundial. Desde que foi identificada, em 1981, a AIDS já levou mais de 35 milhões de pessoas a óbito, somente um milhão de pessoas em 2016.
De acordo com as estatísticas da UNICEF sobre as crianças e o VIH/SIDA a nível mundial, em 2016, dezoito crianças foram infetadas pelo VIH a cada hora. Entre os adolescentes, o número sobre para 30 novos casos por hora.
A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, mais conhecida como AIDS, é uma doença que atinge o sistema imunológico enfraquecendo a imunidade contra infecções ou tumores. O vírus transmitido pelo sangue, secreções vaginais, leite materno ou sêmen, que ataca o sistema imunológico.
Apesar de relatos sobre o vírus desde 1920 em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (RDC), o HIV só foi identificado em 1981 quando o Centro de Controle de Doenças de Atlanta realizou o relato de cinco jovens homossexuais que morreram de uma pneumonia rara.