Projeção foi apresentada pela agência ao governo de transição

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima que a tarifa de energia elétrica deve subir, em média, 5,6% em 2023. O dado foi apresentado nesta quarta-feira (23) ao grupo de Minas e Energia do governo de transição.

A projeção da agência é que, no próximo ano, sete distribuidoras tenham reajuste superior a 10%; 15 distribuidoras, reajuste entre 5% e 10%; 17 distribuidoras, reajuste entre 0% e 5%; e 13 distribuidoras, reajuste inferior a 0%.

No relatório apresentado durante a reunião com o grupo de transição, a Aneel destacou que os percentuais de reajuste dependem de premissas que podem ser alteradas até a homologação dos processos tarifários.

No encontro com o grupo de Minas e Energia, foram abordados ainda temas como a abertura do mercado livre, a evolução das tarifas, a qualidade do serviço, questões relativas à tarifa social, universalização, qualidade do serviço e satisfação do usuário.

“A Aneel apresentou durante o encontro um panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização, além dos temas que estão atualmente em debate que merecem maior atenção da equipe de transição”, informou a agência.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hospital Primavera reúne especialistas em cardiologia pediátrica para celebrar avanços e fortalecer conexões

    Em um momento de reconhecimento, troca de experiências e celebração [...]

  • Jó do Sobrado destaca trabalho de Cláudio na Saúde e declara apoio à candidatura

    A atuação de Cláudio Mitidieri à frente da Secretaria de [...]

  • Na 25ª Parada LGBTQIAPN+, Érica Mitidieri destaca respeito, cidadania e escuta

    A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, [...]

  • Feminicídio, Santuário e Capoeira: Kitty Lima reforça campanha com ênfase em projetos aprovados na Alese

    Após o lançamento oficial da candidatura para as eleições 2026 [...]

  • Simples Nacional: empresas têm até 30 de setembro para optar pelo regime em 2027

    Nesta terça-feira (1º) teve início o prazo para micro e pequenas [...]