Julgamento seria feito na sessão desta quarta-feira no STJ

O julgamento da ação penal movida pela Procuradoria Geral da República (PGR) contra a conselheira Angélica Guimarães, do Tribunal de Contas de Sergipe, que estava marcado para ocorrer na tarde desta quarta-feira (29) mas foi retirada de pauta de julgamento na Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) após a solicitação de vista formulado pelo ministro Raul Araújo.

Mesmo sendo retirado da pauta, Angélica recebeu dois votos contra na sessão de hoje no Superior Tribunal de Justiça. O relator do processo, ministro Benedito Gonçalves, votou e acatou a denúncia do Ministério Público Federal.

Já o ministro João Otávio de Noronha votou pelo recebimento parcial da denúncia. Em seguida, o ministro Raul Araújo pediu vista dos autos.

O processo contra a então conselheira do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe que vais ser julgado no Superior Tribunal de Justiça nasceu da Ação Penal Nº 862 – DF (2017/0035292-4).

Em 2014, durante o as investigações sobre as verbas de subvenções, o Ministério Público Federal denunciou a então deputada estadual por crimes praticados por funcionários públicos contra a Administração em Geral, Peculato, crimes contra a Fé Pública e falsidade ideológica.

Neste mesmo processo figuram como réus ao lado de Angélica Guimarães, Ana Kelly de Jesus Andrade e Dorgival de Jesus Barreto. As investigações iniciadas em Sergipe pela Procuradoria Regional Eleitoral, relativa à distribuição e uso das verbas de subvenções destinadas pela Assembleia Legislativa a entidades do terceiro setor.

O inquérito que tramitava no MPF foi transformado em ação penal no dia 26 de maio deste ano. A denúncia foi protocolada no STJ e, conforme sorteio, está tramitando no gabinete do ministro Benedito Gonçalves, relator do processo.

Apesar de responder a ação penal no Superior Tribunal de Justiça Angélica Guimarães foi eleita recentemente na nova mesa diretora do Tribunal de Contas. Ela será a corregedora geral, a partir de janeiro de 2018.

Angélica Guimarães será julgada em Brasília por fraude no uso de verbas de subvenção
Sob nova direção: PHS tem troca de comando em Sergipe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Plano de desativação de plataformas deve impactar positivamente economia do estado

    O governador Fábio Mitidieri participou, nesta quarta-feira, 25, do Workshop [...]

  • “Isso muda a realidade”, diz Márcia Lopes sobre políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres

    A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, reiterou que as políticas [...]

  • Prefeitura anuncia tradicional Passeio Ciclístico 2026 para domingo, 8 de março

    O tradicional Passeio Ciclístico, promovido pela Prefeitura de Aracaju, através [...]

  • Como ficam as exportações brasileiras para os EUA sem tarifaço e com a nova taxa de 10%

    O Governo dos EUA revogou expressamente, na sexta-feira (20/2), as [...]

  • Seasic apresenta Estação Acolher a representantes do Governo da Bahia como referência de cuidado social e inclusão

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]