Sergipe está avançando na radio-oncologia, que é uma das quatro especialidades primárias no tratamento do câncer, sendo as outras três a oncologia cirúrgica, clínica e imunoterapia. Nos últimos anos, com a evolução de aparelhos como os “Aceleradores Lineares” de tratamento, tem sido oferecido aos pacientes uma maneira revolucionária e segura de tratar o câncer, ou seja, em vez de dezenas de dias ou semanas de frações de radiação administradas, toda a dose maciça é entregue de forma mais rápida. Isso disponibiliza muitas vagas para os pacientes nos sistemas de tratamento existentes. Em entrevista, Dr. Sebastião Correa, médico Radio-oncologista e Diretor Clínico da Clinrad em Aracaju, falou sobre esse e outros avanços tecnológicos relacionados à área no Brasil e no estado.
O radio-oncologista é um médico especialista que utiliza radiação ionizante (como raios-X de megavoltagem ou radionuclídeos) no tratamento do câncer e algumas enfermidades benignas. “A radiação pode ser administrada como modalidade curativa, isoladamente ou em combinação com cirurgia e/ou quimioterapia / imunoterapia. Também pode ser usada paliativamente para aliviar os sintomas em pacientes com tumores malignos incuráveis. Os radio-oncologistas trabalham em estreita colaboração com outros médicos, como oncologistas clínicos, cirúrgicos, radiologistas intervencionistas, especialistas de medicina interna, fisioterapeutas, nutricionistas, bem como físicos e técnicos médicos como parte da equipe multidisciplinar de câncer. São necessários quatro anos de treinamento específico em oncologia, física das radiações e interação com Radioterapia e Braquiterapia de Alta Performance”, explica.
Para fornecer o tratamento corretamente, é necessária uma série de equipamentos que ajudarão a complementá-lo. “Primeiramente, deve-se realizar uma simulação e preparação do tratamento, que consiste em localizar a área onde o tumor está localizado para saber exatamente onde o paciente será exposto no momento do tratamento. O equipamento utilizado para realizar este trabalho é uma tomografia computadorizada (TC), uma ressonância magnética (RM) e uma radiografia. Após isso, o local onde o paciente será tratado é marcado e é criado um imobilizador que ajudará a nenhum momento expor outra área do corpo a essa radiação ou proteger de sobremaneira tecidos sadios adjacentes”, destaca.
Dr. Sebastião Correa, médico Radio-oncologista
Para tratamento de neoplasias de cabeça e pescoço e sistema nervoso central, é utilizada uma máscara termoplástica. “Esta máscara é moldada exatamente à sua forma, o que ajuda a mobilizar; e através da detecção dos lasers se adquire acurácia do sistema. Quando todo o plano de tratamento estiver pronto, serão atribuídos ao paciente (vai depender do seu tipo de câncer e do estágio em que se encontra) os dias, geralmente 4 /6 semanas de tratamento padrão em que visitará a clínica”, conta.
Dr. Sebastião revela que nos últimos anos, com a evolução dos aparelhos geralmente “Aceleradores Lineares” (LINAC) de tratamento, atualmente é oferecida uma maneira revolucionária e segura de tratar o câncer. “Em vez de dezenas de dias ou semanas de frações de radiação administradas, toda a dose maciça é entregue muito rapidamente, em poucos segundos de tratamento e em pouquíssimas frações, ou até em uma única fração. Isso disponibiliza muito mais vagas de tratamento de pacientes nos sistemas de tratamento existentes e se torna um conforto para o paciente, posto que ele terá de vir muito menos vezes à clínica para obter o mesmo resultado. Surpreendente é que os tecidos saudáveis circunjacentes, são preservados de maneira quase total, devido a acurácia e precisão milimétrica ou submilimétrica dos equipamentos. Tecidos saudáveis parecem se recuperar muito bem, enquanto as altas doses destroem as células tumorais muito rapidamente”, detalha.
Sistemas de radioterapia guiados por imagem
Os sistemas de aceleradores lineares (linac) guiados por tomografia (TC) ou ressonância magnética (RM), permitem imagens em tempo real durante a entrega de radiação para certeza de acurácia do procedimento, evitando-se efeitos colaterais ou lesões em tecidos sadios. “A imagem tem um papel importante, porque se você pode enxergar o tumor, você pode tratá-lo. Esses sistemas de tomografia 4D/ ressonância magnética fornecem orientação espacial, realmente única para adaptar a terapia e para avaliar o movimento do paciente, o movimento do tumor e o movimento normal do tecido, tudo controlado em tempo real durante a aplicação”, informa Dr. Sebastião.
Outro sistema que ganhou muito interesse para Radioterapia Estereotática (SBRT), Intensidade Modulada (IMRT) e Radiocirurgia Estereotática (SRS) padrão, foi a radioterapia biologicamente guiada. O sistema possui detectores de radiotraçador PET-targeting e pode visualizar metástases. O sistema pode atingir cada um deles com radioterapia adaptativa em tempo real. “Pode ser usado com um único nódulo pulmonar ou uma única metástase nodal da próstata, para várias metástases”, declara.
Inteligência Artificial (IA) em Radioterapia
Aplicativos de inteligência artificial estão sendo utilizados principalmente para economizar tempo nos planejamentos complexos, como contornar e rotular imagens de tomografia computadorizada de pacientes anatômicos para desenvolver planos de tratamento. “A IA também está sendo usada para ajudar a automatizar os planos de tratamento ou oferecer planos alternativos para ajudar a acelerar o processo. Além disso, a IA está sendo usada para desenvolver imediatamente um plano adaptativo em tempo real à medida que o paciente está no sistema, oferecendo um plano revisado em apenas alguns minutos. IA está sendo integrada aos Aceleradores, para ajudar a alterar rapidamente os planos de tratamento com o paciente na mesa e ajudar a reduzir os tempos de tratamento”, relata.
O Estado de Sergipe possui atualmente três serviços de radioterapia em funcionamento, Clinrad/Huse/Hospital Cirurgia, e um em construção na cidade de Lagarto.
A Clinrad está adquirindo atualmente, um dos mais sofisticados Aceleradores Lineares existentes no mercado, pareando-se aos serviços de excelência existentes em nosso país, capaz de oferecer alta tecnologia, acurácia, rapidez nas sessões de tratamento, hipofracionamentos e ultra hipofracionamentos, com redução de tempo de tratamento de 4/5 / semanas para apenas uma semana, ou ainda Radiocirurgia Estereotática para neoplasias cerebrais/pulmonares/ hepáticas/vertebrais e para vertebrais em uma única sessão. “Dessa maneira iremos fornecer cuidados da mais alta qualidade a cada paciente todos os dias. Embora nenhum conjunto de medidas possa representar perfeitamente a qualidade dos cuidados de saúde, a Clinrad orgulha-se de ser reconhecida como uma clínica pioneira e de vanguarda em Aracaju”, finaliza.