Por Wênia Bandeira/Agência de Notícias Alese

Nesta sexta-feira, 14, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Divina Pastora. A data foi instituída pela Lei Nº. 8.302, de 25 de outubro de 2017, que incluiu a comemoração no Calendário Cultural do Estado.

Conta a história que a Virgem Maria teria aparecido no dia 8 de setembro de 1703 vestida como uma pastora e em um local onde pastavam ovelhas. A maioria dos moradores do local é formada por trabalhadores do campo, o que fez com que se identificassem com Nossa Senhora Divina Pastora.

A Santa foi elevada à categoria de padroeira da Província Eclesiástica de Aracaju, composta pelas três dioceses de Sergipe no ano de 2017. O estado tem também uma cidade que leva o nome de Divina Pastora, localizada a 34 quilômetros da capital.

Peregrinação 

Entre as tradições católicas da Santa, considerada a padroeira de Sergipe, está a peregrinação à Divina Pastora, que é uma caminhada  ao Santuário de Nossa Senhora Divina Pastora, município sergipano com o mesmo nome da santa, considerada a mais expressiva manifestação de fé no Estado de Sergipe. Esse evento foi criado em agosto de 1958, pelo então Padre Luciano José Cabral Duarte, que após retornar do doutorado em Filosofia na Sorbonne, tentou criar uma peregrinação dos universitários. A influência dessa manifestação era a peregrinação dos estudantes franceses à Catedral de Chartres, criada em 1914 por Charles Peguy. A primeira peregrinação à Divina Pastora reuniu cerca de 50 estudantes universitários das faculdades sergipanas. Esses jovens eram integrantes da Juventude Universitária Católica (JUC) e o Padre Luciano Duarte era o capelão.

Os peregrinos seguindo em direção a cidade de Divina Pastora. Foto: Instituto Marcelo Déda

Considerada a cidade com maior número de peregrinações em Sergipe, Divina Pastora ganha o apelido de “Terra da Fé” recebendo todos os anos milhares de fiéis, romeiros e pagadores de promessas dos mais diferentes lugares do Brasil.

*Com informações do site www.divinapastora.se.gov.br

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe avança no controle das hepatites virais e reduz mortalidade por hepatite C

    Sergipe apresentou avanços significativos no enfrentamento das Infecções Sexualmente Transmissíveis [...]

  • Cerca de 11,8 milhões de pessoas vivem em áreas de conservação no país

    Cerca de 11,8 milhões de pessoas vivem em áreas de [...]

  • Correios atendem quem deseja aderir ao acordo de ressarcimento de descontos indevidos

    Aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos realizados por entidades [...]

  • Mais de 30 contribuintes contemplados no Nota da Gente ainda não resgataram seus prêmios

    Dentre os contribuintes premiados no sorteio n.º 35 do programa [...]

  • Prefeita Emília sanciona reforma da previdência de Aracaju e nomeia novos conselheiros do AjuPrev

    Em um momento considerado histórico para o funcionalismo público municipal [...]