O mês de outubro é dedicado a ações de conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sobre o assunto, nós entrevistamos a Dra. Karina Ferreira (CRM 2094), médica oncologista, sócia fundadora da Clínica Vitta. Acompanhe:
Cinform On Line: Como podemos definir a importância da Campanha Outubro Rosa no decorrer de todos esses anos?
Dra. Karina Ferreira: O mês de Outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações afirmativas relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
Cinform On Line: Apesar de toda a mobilização, o câncer de mama ainda possui uma alta taxa de mortalidade. Quais são as principais causas da doença ?
Dra. Karina Ferreira: Os principais fatores de risco são história familiar de câncer de mama ou ovário, obesidade, sedentarismo, tabagismo e reposição hormonal.
Cinform On Line: Existe uma idade com maior predisposição ?
Dra. Karina Ferreira: A incidência do câncer de mama aumenta com a idade, principalmente a partir dos 50 anos. No entanto, o diagnóstico do câncer em mulheres mais jovens tem aumentado nos últimos anos.
Cinform On Line: Há sintomas? Ou pode ser considerada uma doença silenciosa ?
Dra. Karina Ferreira: Os sinais de alerta para o diagnóstico são: surgimento de nódulos palpáveis nas mamas e/ou axilas, retrações da pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja, saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo e vermelhidão da pele da mama.
Cinform On Line: Quando falamos em prevenção, quais os exames recomendados ? O autoexame ainda é indicado?
Dra. Karina Ferreira: A mamografia anual é o principal exame de rastreamento para o diagnóstico precoce, sendo recomendada a partir dos 40 anos, para as mulheres em geral, e partir de 25-30 anos, para as mulheres de alto risco.
Cinform On Line: Quimioterapia, radioterapia e cirurgia são os tratamentos orientados em todos os casos ?
Dra. Karina Ferreira: A cirurgia está indicada em praticamente todos os casos, enquanto a radioterapia e a quimioterapia têm indicações específicas a depender do subtipo do câncer de mama e do estágio em que a doença é diagnosticada.
Cinform On Line: Nem todos os casos envolvem a mastectomia. O que é importante destacar sobre esse procedimento (que ainda hoje gera tantas dúvidas)
Dra. Karina Ferreira: A retirada de toda a mama (mastectomia) está indicada em casos de doença mais avançada ou quando a relação entre o tamanho do tumor e da mama é desfavorável para realização de uma cirurgia conservadora. A mastectomia bilateral também pode ser indicada de forma preventiva em mulheres portadoras de mutações genéticas que aumentam de forma significativa o risco da doença.
Cinform On Line: Quais as chances de cura diante de um diagnóstico de câncer de mama?
Dra. Karina Ferreira: Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.
Cinform On Line: Ainda há muitos mitos sobre a doença ? Pode pontuar algum?
Dra. Karina Ferreira: “O câncer de mama só afeta quem tem histórico familiar” – MITO. Na verdade, a maioria dos cânceres têm maior relação com os hábitos de vida do que com fatores genéticos hereditários.
Cinform On Line: Qual frase ou conselho costuma citar para as suas pacientes?
Dra. Karina Ferreira: Os exames são capazes de diagnosticar o câncer em estágios iniciais, mas somente os hábitos de vida saudáveis (atividade física regular, alimentação saudável, manutenção do peso) têm o potencial de prevenção da doença. Outro conselho: estejam atentas às medidas de prevenção e diagnóstico durante todo o ano e não somente no mês de Outubro.