Comemora-se no próximo dia 1º de outubro, o Dia Nacional do Idoso, com a finalidade de debater os direitos e as dificuldades enfrentadas pelas pessoas da terceira idade no Brasil. Aprovada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a Lei nº 28.830/2022, institui a Campanha de Combate a Golpes Financeiros Praticados Contra Idosos.

O objetivo é combater a violência financeira ou patrimonial efetuada por meio da exploração ilegal de recursos dos idosos, perpetrada por familiares ou pessoas da comunidade, a exemplo da apropriação indébita de recursos financeiros ou bens; administração fraudulenta de cartão de benefícios previdenciários. E combater também a violência financeira institucional, entendida como a contratação de empréstimos oferecidos por agentes financeiros, sem o consentimento ou sem pleno conhecimento dos idosos quanto às regras e consequências dos contratos.

De acordo com a legislação, a campanha deve ser realizada na primeira semana de outubro com ações educativas que tenham por finalidade, a proteção das vítimas e o encorajamento a participar do enfrentamento, auxílio e atenção às movimentações financeiras praticadas por idosos.

A lei estabelece ainda que o Poder Executivo Estadual pode, em parceria com a iniciativa privada e entidades civis, realizar ações educativas de conscientização e prevenção, bem como divulgar dados atualizados do número de idosos que sofram golpes de natureza financeira.

Entre as atividades desenvolvidas estão: a prevenção e repressão aos crimes de estelionato contra os idosos; proteção e auxilio às vítimas idosas de golpes financeiros; divulgação massiva dos golpes mais praticados contra idosos e os meios para evitá-los; orientação das condutas a serem tomadas após a constatação de que o idoso foi vítima de um golpe.

Mudança

Até 2006, o Dia do Idoso era comemorado no Brasil em 27 de setembro. A data foi instituída em 1999 pela Comissão de Educação  do Senado Federal para que houvesse uma reflexão sobre a situação do idoso na sociedade quanto à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade e aposentadoria.

Em 1º de outubro de 2003, foi aprovada a Lei nº 10.741, que trata do Estatuto da Pessoa Idosa e em dezembro de 2006 foi criada a Lei nº 11.433 com a finalidade de transferir o Dia do Idoso para 1º de outubro.

 

 

 

Por Aldaci de Souza- Agência de Notícias Alese

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Operação causa prejuízo de mais de R$ 500 milhões ao crime organizado

    Com a articulação do Ministério da Justiça e Segurança Pública [...]

  • A Luz do Natal: Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto será palco de apresentações da Cantata de Natal em dezembro

    Em clima de celebração, o projeto ‘A Luz do Natal’, [...]

  • Expectativa de vida no país sobe para 76,6 anos, a maior já registrada

    A expectativa do brasileiro chegou a 76,6 anos em 2024. [...]

  • Governo do Estado aprova incentivos para sete novas indústrias em novembro

    O Governo de Sergipe aprovou, em novembro, incentivos fiscais e [...]

  • IBGE: desemprego recua para 5,4%, menor taxa da série histórica iniciada em 2012

    A taxa de desocupação do trimestre móvel encerrado em outubro [...]