A partir deste mês de setembro, o Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal de Aracaju não funcionará aos finais de semana e feriados. A iniciativa da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ocorre em virtude da redução do número de casos positivados, além da baixa procura da população.

A unidade, que fica localizada no bairro Coroa do Meio, zona Sul, segue funcionado de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e os pacientes que necessitarem do serviço aos sábados, domingos e feriados podem acessar os hospitais municipais Fernando Franco, na zona Sul, e Nestor Piva, na zona Norte da cidade.

De acordo com a diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, Taise Cavalcante, “há uma queda na positividade de casos pela oitava semana consecutiva, e nas últimas três semanas, a média tem sido de 2,6%”, pontua. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza que, para controle, a taxa de positividade deve ser inferior a 5%.

Balanço

O Centro de Atendimento e Triagem a Síndrome Gripal foi inaugurado em janeiro deste ano e oferece serviços de triagem de enfermagem e consultas médicas, testagem para detecção da covid-19, dispensação de medicamentos e leitos de observação. De janeiro a agosto, a unidade realizou 6198 atendimentos.

Os meses de julho e agosto apresentaram queda na procura pelo serviço aos finais de semana, sendo registrados 330 atendimentos em julho e apenas 74 em agosto.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe discutirá desafios e soluções para o desenvolvimento sustentável no 1º Norverde

    Empresários, técnicos e poder público participarão de mesa de discussões [...]

  • Ataques coordenados contra Rodrigo têm explicação: o 7 de setembro vem aí!

    Que a disputa pelas duas vagas para o Senado Federal [...]

  • EDUCAÇÃO – “Esforço conjunto possibilitou que todos os municípios estivessem aptos”

    MPSE conseguiu mobilizar todas as prefeituras sergipanas com pendências O [...]

  • SEBRAE/SE – Reload 2025 traz grandes nomes do marketing digital para Sergipe

    Evento do Sebrae acontece nos dias 26 e 27 de [...]

  • Editorial – É preciso encontrar uma solução emergencial para a falta de água em Sergipe

    Por mais que os problemas sobre falta de água nas [...]