Com uma média de 31 mil nascimentos por ano, de acordo com Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos do Ministério da Saúde, a implantação de um complexo Materno-Infantil em Sergipe auxiliaria no atendimento médico desse público de forma integrada com maternidades regionais. Essa é uma das propostas do candidato ao governo do Estado, Fábio Mitidieri, para a área de saúde.

Denominado Programa Amor de Mãe, a proposta objetiva implantar o complexo Materno-Infantil, reunindo no mesmo espaço físico toda a linha de cuidado para a mulher e para a criança, desde a baixa até a alta complexidade, abrangendo gestante, recém-nascido, criança, puérpera, melhorando a acessibilidade e otimizando recursos.

O Complexo Materno Infantil será composto, ainda, pelo Banco de Leite, ambulatório de retorno de crianças para aquelas que necessitam de atendimento especializado após o nascimento, Casa da Gestante, Bebê e Puérpera e a Casa de Parto Normal (CPN).

A ideia é que o Programa funcione de forma integrada às maternidades regionais, que atualmente são oito (Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Hospital Regional de Glória, Hospital Regional de Propriá, Hospital Regional de Socorro, Maternidade Zacarias Junior, em Lagarto, Hospital Amparo de Maria, em Estância, Maternidade São José, em Itabaiana, e Santa Isabel, em Aracaju). Dessa forma, a gestante poderá ser acompanhada em sua cidade de origem, seguindo protocolo de transferência para o Complexo, em caso de alto risco.

Fábio Mitidieri pontuou que o Programa contribuirá para a redução da mortalidade materno-infantil.

“A saúde da mulher gestante precisa de atenção especial. Hoje, temos maternidades públicas em Aracaju, Estância, Itabaiana, Lagarto e atendimento materno nos hospitais de Glória, Propriá, Socorro. Precisamos de uma rede integrada, na qual a paciente e o bebê sejam atendidos no mesmo local, otimizando tempo e recursos. Dessa forma, a gestante terá a garantia da ocorrência do seu parto por meio de um sistema de vinculação ao hospital conforme o risco gestacional”, disse Fábio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico

    Uma campanha que utiliza a linguagem gamer para alertar sobre [...]

  • Prefeito em exercício, Ricardo Marques, participa do Sermão do Monte e deseja uma Feliz Páscoa aos aracajuanos

    O prefeito em exercício, Ricardo Marques, participou da 27ª edição [...]

  • Governo de Sergipe dá passo histórico na modernização da infraestrutura pública com lançamento da metodologia BIM

    O Governo do Estado realiza na terça-feira, 22, das 14h [...]

  • Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

    A possibilidade de a gripe aviária se tornar uma pandemia [...]

  • Simulador de Aposentadorias já teve mais de 500 mil acessos

    O Simulador de Aposentadorias d a plataforma SOUGOV.BR , gerida pelo Ministério da [...]