* Por Amanda Prata

O Ministério da Saúde aprovou a inclusão dos medicamentos antivirais nirmatrelvir e ritonavir ao Sistema Único de Saúde (SUS) para medicamentos para o tratamento de pacientes com quadro leve ou moderado da Covid-19. A inserção no SUS foi publicada no Diário Oficial da União dano dia 06/05/2022, após análise da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias ao Sistema Único de Saúde (Conitec) e consulta pública.

Como funciona medicamento antiviral?

A pílula antiviral age de forma a inibir a reprodução do vírus e, assim, desacelerar a progressão da doença.

O antiviral em pílulas, produzido pela Pfizer, é comercializado sob o nome Paxlovid.

Como é o tratamento?

O tratamento com o Paxlovid só poderá ser realizado para casos confirmados de pacientes adultos com deficiências imunológicas ou com idade igual ou superior a 65 anos e em até cinco dias após início dos sintomas, com indicação de uso domiciliar, a serem administrados pela via oral e com duração de tratamento previsto em 10 doses por 05 dias.

Quais benefícios?

De acordo com a Conitec, estima-se uma economia de até R$ 19 milhões ao cofres públicos, em um período de cinco anos, levando em consideração a diferença entre o custo estimado de tratamento com os remédios e as despesas ocasionadas por internação (de casos moderados aos que necessitam de unidade de tratamento intensivo, quando esse valor aumenta exponencialmente), e por cenários com baixa e alta incidência de infectados.

A pílula anticovid substitui a vacina?

Não. Os especialistas em doenças infecciosas garantem que a vacina continua sendo a principal arma contra a pandemia, mas como seu acesso ainda é limitado em muitos países, o comprimido pode, desta forma, ser uma solução para diminuir a mortalidade em algumas regiões.

*Amanda Prata – Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Sergipe em 2007, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

    Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com [...]

  • Hemose reforça importância da doação de sangue para pacientes com doença falciforme

    Para muitas pessoas, doar sangue é um gesto de solidariedade. [...]

  • Lei Seca completa 18 anos com avanços na preservação de vidas no trânsito

    Fernando Frazão/Agência Brasil Mais do que uma legislação, a iniciativa [...]

  • Patrulha Maria da Penha terá esquema de proteção especial para o Forró Caju nos Mercados Centrais

    Os festejos juninos reúnem milhares de pessoas e, infelizmente, também [...]

  • Fome severa cai mais de 70% entre mulheres, pessoas negras e crianças

    A insegurança alimentar grave caiu mais de 70% entre grupos [...]