O planejamento reprodutivo é garantido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que oferta para homens e mulheres, independente de orientação sexual e identidade de gênero, métodos contraceptivos eficientes e seguros.
A assistência tem início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de referência, onde é realizado acolhimento com escuta qualificada pela equipe multiprofissional, identificando os motivos do contato dos usuários e direcionando para o atendimento necessário.
“Nas UBSs, os pacientes têm orientação nutricional, prevenção e investigação de possíveis doenças, assistência pré-concepcional para pessoas que vivem com HIV e caso seja necessário a equipe multiprofissional pode fazer uso de exames complementares”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.
Planejamento a gravidez
É importante chamar a atenção para o planejamento reprodutivo. Aqueles casais que desejam ficar grávidos precisam fazer o acompanhamento da saúde, fazendo avaliações para ver como está a condição de saúde para poder gestar.
“Quando a usuária ou o casal decidem pela gestação, é orientado pela diminuição do índice de massa corporal para o casal, se estiver com sobrepeso e obesidade, com estímulos a hábitos saudáveis. Caso precise tanto para os homens, quanto para as mulheres, podem ser realizados exames complementares”, enfatiza Léa.
Métodos contraceptivos
As Unidades dispõem de vários métodos contraceptivos hormonais, pílulas e injetáveis; os métodos de barreiras, como os preservativos masculino e feminino; laqueadura e vasectomia; e o DIU.

“Quando a gente fala em planejamento reprodutivo, é importante dar oportunidade àquela pessoa de escolher o método. Nós, enquanto profissionais de saúde, orientamos o melhor método de acordo com o perfil, a idade, condição de saúde, mas a pessoa tem o direito de escolher”, ressalta a coordenadora.

Depois de realizado o método, a coordenadora reforça que é importante o retorno para acompanhamento clínico, conjuntamente com o serviço de Atenção Especializada, mantendo o vínculo para reavaliação do uso do método escolhido.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ferramenta de IA pode otimizar diagnóstico de enfisema e câncer

    Uma ferramenta de inteligência artificial desenvolvida por pesquisadores da Universidade [...]

  • DHPP prende investigado por homicídio de homem em situação de rua no Centro de Aracaju

    O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) prendeu, [...]

  • Provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos acontecem no domingo, 3

    As provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de [...]

  • UFS tem 31 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina, segundo ranking internacional

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) ampliou de 29 para [...]

  • Lula sanciona lei que devolverá impostos de pequenos exportadores

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (28) [...]