Gestantes e puérperas com sintomas de covid-19 têm acesso a atendimento médico e de enfermagem em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital sergipana. O acesso aos serviços públicos de saúde é iniciado nas Unidades, que é a porta de entrada para a assistência das gestantes e puérperas que necessitam desse acompanhamento.
De acordo com a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos, a Rede de Atenção Primária (Reap) tem um papel fundamental no acompanhamento da covid-19.
“A equipe que faz o acolhimento das gestantes e puérperas realiza o monitoramento de todos os casos e informa à área técnica do Programa Saúde da Mulher, notifica e digita no Sistema. Caso a gestante ou puérpera apresente sintomas de covid-19, ela terá acesso à coleta do exame RT-PCR ou teste do antígeno, recebendo orientações em relação ao isolamento domiciliar, em relação aos sinais de alarme com desconforto respiratório, febre persistente ou prostração, buscando o serviço hospitalar diante da piora do quadro”, enfatiza a coordenadora.
Notificação
Ainda segundo Léa, a equipe que faz o acolhimento à gestante ou puérpera deve notificar o caso suspeito ao Programa Saúde da Mulher. “Informando, quinzenalmente, o número de gestantes e puérperas com diagnóstico da covid-19. A UBS realiza uma visita quinzenal até o resultado do exame ser emitido, dando continuidade ao acompanhamento pela equipe”, orienta.
Caso grave
Se a gestante ou puérpera, no acolhimento da UBS, estiver com sintomas graves, “como síndrome respiratória aguda grave, síndrome gripal que apresente dispneia, desconforto respiratório ou pressão persistente no tórax ou queda na saturação em ar ambiente ou coloração azulada de lábios ou rosto, o profissional deve encaminhar a paciente para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”,  frisa a coordenadora.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • GACC abre inscrições para curso gratuito de empreendedorismo para mulheres negras

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer de Sergipe [...]

  • Governador recebe comenda do Governo de Goiás em reconhecimento aos avanços de Sergipe

    O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, foi condecorado com a [...]

  • Conta de luz mais cara: ANEEL aciona bandeira vermelha 2 para o mês de agosto

    A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou, na última [...]

  • Empresas terão que escolher regime tributário já na abertura do CNPJ

    A Receita Federal passou a exigir que todas as empresas [...]

  • Tarifaço: governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com Lula

    Os governadores do Consórcio Nordeste se reunirão com o presidente Luiz [...]