*Por Amanda Prata

Certamente durante esse ano de 2022, você esteve em alguma farmácia a procura de medicamentos e não o encontrou, mas o que está acontecendo?

A crise causada pela pandemia da covi-19 devido aos lockdowns e pela produção de medicamentos voltados para tratamento da covid-19,  agravou em 2022 com aumento da matéria prima em 300%, oriundo dos problemas logísticos provenientes da guerra da Rússia com a Ucrânia.

Os maiores produtores de IFA (insumo farmacêutico ativo), que é o principal ingrediente do medicamento, do mundo são a China e a Índia,  sendo apenas produzido no Brasil 5% da demanda do país. Fato esse, gerador da dependência brasileira do mercado externo para fabricação dos medicamentos, e diante desse cenário tanto o Ministério da Saúde quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já admitem risco de desabastecimento de medicamentos no mercado, tanto privado quanto público.

Diante desse cenário preocupante, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) considera urgentes e necessárias medidas que possam mitigar o problema, como por exemplo: o incremento da produção nacional tanto de matéria-prima, quanto do produto acabado (o Brasil tem pelo menos 18 laboratórios farmacêuticos oficiais, que estão subutilizados); um melhor planejamento de compras no serviço público, visando à manutenção dos estoques e estratégias para um monitoramento mais eficiente do abastecimento das redes pública e privada.

* Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Sergipe em 2007, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • IBGE: país tem 8,4 milhões de analfabetos, menor número desde 2016

    Em 2025, o Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas com [...]

  • Hemose reforça importância da doação de sangue para pacientes com doença falciforme

    Para muitas pessoas, doar sangue é um gesto de solidariedade. [...]

  • Lei Seca completa 18 anos com avanços na preservação de vidas no trânsito

    Fernando Frazão/Agência Brasil Mais do que uma legislação, a iniciativa [...]

  • Patrulha Maria da Penha terá esquema de proteção especial para o Forró Caju nos Mercados Centrais

    Os festejos juninos reúnem milhares de pessoas e, infelizmente, também [...]

  • Fome severa cai mais de 70% entre mulheres, pessoas negras e crianças

    A insegurança alimentar grave caiu mais de 70% entre grupos [...]