*Por Amanda Prata

Certamente durante esse ano de 2022, você esteve em alguma farmácia a procura de medicamentos e não o encontrou, mas o que está acontecendo?

A crise causada pela pandemia da covi-19 devido aos lockdowns e pela produção de medicamentos voltados para tratamento da covid-19,  agravou em 2022 com aumento da matéria prima em 300%, oriundo dos problemas logísticos provenientes da guerra da Rússia com a Ucrânia.

Os maiores produtores de IFA (insumo farmacêutico ativo), que é o principal ingrediente do medicamento, do mundo são a China e a Índia,  sendo apenas produzido no Brasil 5% da demanda do país. Fato esse, gerador da dependência brasileira do mercado externo para fabricação dos medicamentos, e diante desse cenário tanto o Ministério da Saúde quanto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já admitem risco de desabastecimento de medicamentos no mercado, tanto privado quanto público.

Diante desse cenário preocupante, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) considera urgentes e necessárias medidas que possam mitigar o problema, como por exemplo: o incremento da produção nacional tanto de matéria-prima, quanto do produto acabado (o Brasil tem pelo menos 18 laboratórios farmacêuticos oficiais, que estão subutilizados); um melhor planejamento de compras no serviço público, visando à manutenção dos estoques e estratégias para um monitoramento mais eficiente do abastecimento das redes pública e privada.

* Farmacêutica graduada pela Universidade Federal de Sergipe em 2007, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2015

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]