Gestantes com sintomas de zika vírus têm acesso a atendimento médico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital sergipana. A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferta essa assistência, que inclui, também, a realização da coleta de teste sorológico para detecção da doença causada pelo Aedes aegypti.
No caso do zika vírus, apesar de apresentar sintomas semelhantes aos da dengue, geralmente não apresenta febre. “Mas manchas pontilhadas pelo corpo [exantema] associadas à coceira, olhos vermelhos sem secreção, dor no corpo não intensa e inchaço em extremidades. Apenas o zika vírus manifesta conjuntivite e maior possibilidade de acometimento neurológico, principalmente no feto de gestantes infectadas”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Mulher, Léa Matos.
A orientação é buscar por um atendimento médico nas UBSs, que deve ser feito logo no início dos sintomas, para um melhor diagnóstico e manejo adequado do quadro clínico.
“Existem exames específicos para o diagnóstico dessa arbovirose, que são os de biologia molecular (RT-PCR), pesquisa de antígeno para dengue especificamente (NS1) e as sorologias que pesquisam os anticorpos específicos para esses vírus. A diferença é que o NS1 e o RT-PCR devem ser solicitados até o quinto dia de início dos sintomas. As sorologias devem ser solicitadas após o sexto dia do início dos sintomas”, enfatiza Léa.
Ainda segundo a coordenadora, a equipe deve notificar compulsoriamente o caso suspeito, informando em até 24h. Após a coleta feita na unidade, o material é enviado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen). Se o resultado for negativo, é descartado o zika vírus e são investigadas outras infecções na gestante.
Confirmação do zika vírus
Sendo confirmada a doença, a equipe da unidade do pré-natal da gestante, deve vincular a maternidade de referência em alto risco para o parto, e também solicitar o apoio para acompanhamento psicossocial da gestante.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ramais do São Francisco levam segurança hídrica a mais de 5 milhões de nordestinos

    Desempenhando um papel fundamental na garantia do acesso à água [...]

  • Decreto detalha liberação de R$ 20,6 bilhões do Orçamento de 2025

    Uma semana após o anúncio da liberação de R$ 20,6 bilhões do [...]

  • Hospitais regionais passam por modernização tecnológica com a chegada de novos ventiladores pulmonares

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Sociedade civil condena sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes

    A Human Rights Watch (HRW) criticou nesta quarta-feira (30) as medidas adotadas pelo [...]

  • Sergipe sedia 40ª Reunião Extraordinária da Asbraer e se consolida como capital nacional da regularização fundiária e da pesquisa agropecuária

    Sergipe se transformou, entre os dias 30 de julho e [...]