Dados foram apurados pelo ONS e ainda estão sendo validados

A energia eólica no Nordeste bateu novo recorde de geração instantânea (pico de geração), informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em 8 de julho, as turbinas eólicas produziram 14.167 megawatts (MW), o equivalente a 123,2% da demanda na região.

Esse montante é suficiente para suprir o consumo de energia de todo o Nordeste por um minuto, sobrando 23,2%. Por um minuto naquele dia, a região tornou-se exportadora de energia eólica para o restante do país.

Os dados ainda estão em fase de validação pela ONS. Além do recorde eólico, o Nordeste atingiu o recorde de geração instantânea de energia solar. Às 10h28 da última terça-feira (12), a região produziu 2.963 MW solares. Isso equivale a 27,5% da demanda de todo o subsistema Nordeste naquele minuto.

Tradicionalmente, o mês de julho no Nordeste é conhecido como safra dos ventos, com os mais fortes no litoral da região impulsionando a produção de energia eólica. Esse foi o primeiro recorde de geração instantânea de energia eólica registrado em 2022. A ONS não descarta a possibilidade de que outros recordes sejam alcançados nas próximas semanas.

Segundo a versão mais recente do Boletim Mensal de Energia, do Ministério de Minas e Energia, a participação da energia eólica na matriz energética deverá aumentar de 10,6% em 2021 para 11,9% em 2022. A participação da energia solar deverá subir de 2,5% para 3,9% na mesma comparação.

Edição: Aline Leal

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Polícia Civil realiza operação para cumprimento de mandados de prisão em Propriá

    A Polícia Civil de Sergipe, por meio da Delegacia Regional [...]

  • Decreto do hidrogênio de baixa emissão de carbono marca nova etapa em regulamentação

    Agência Brasil/arquivo Decreto prevê distribuição de créditos fiscais em que [...]

  • Afetados pelo El Niño terão crédito extraordinário de R$ 64 milhões

    O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, assinou nesta [...]

  • “DESTAQUE POLÍTICO” – A campanha espera uma faísca

    A eleição em Sergipe continua estranhamente fria. Faltam grandes embates, [...]

  • Sergipe registra segundo maior crescimento do Brasil em cirurgias eletivas

    Estado ampliou em 25% o número de procedimentos no primeiro [...]