Assinado na manhã dessa quarta-feira (13), o acordo All-Atlantic Declaration, que envolve os Estados Unidos, Canadá, União Europeia, África do Sul e Brasil na proteção e exploração econômica sustentável das águas do Oceano Atlântico, já começa a mostrar resultados.

A partir da iniciativa, o Brasil lançará um sistema inovador de monitoramento das águas em uma ação conjunta com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, (NOAA, na sigla em inglês), informou hoje o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales.

“[A declaração] coloca todos juntos para trabalhar pela pesquisa e inovação de forma sustentável, com exploração sustentável do Oceano Atlântico, para que ele seja mais resiliente. E também trabalhar para a mitigação da poluição. Para isso, temos que trabalhar com a melhor ciência disponível”, informou Morales em entrevista ao programa A Voz do Brasil, que recebeu o secretário por videoconferência a partir da embaixada brasileira em Washington, onde aconteceu a assinatura do acordo.

O acordo visa, entre vários objetivos, reduzir a quantidade de plástico e detritos em águas internacionais, além de regular a mineração oceânica e fixar metas e objetivos para que as atividades econômicas realizadas no Atlântico sejam efetuadas de forma sustentável.

“Algas, microrganismos e elementos da biodiversidade marítima podem representar ativos importantes para novas moléculas para o tratamento de doenças que ainda são incuráveis. Assim como falamos da Amazônia, onde temos uma biodiversidade imensa, também temos uma biodiversidade gigantesca nos oceanos”, explicou.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo e CNI discutem nova missão da NIB para reduzir impactos do tarifaço

    O presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, [...]

  • Prefeitura leva programação gratuita do Descubra Aracaju a diferentes regiões da capital

    O Descubra Aracaju, promovido pela Prefeitura de Aracaju, por meio [...]

  • Mestrado Profissional em Ensino de Computação está com inscrições abertas

    O Instituto Federal de Sergipe está com vagas abertas para [...]

  • Santo Amaro das Brotas recebe 1º Fórum do Agronegócio

    O município de Santo Amaro das Brotas sediará, no dia [...]

  • Legião Urbana Cover-SP realiza miniturnê em Sergipe com shows em Aracaju e Lagarto

    A Legião Urbana Cover-SP, considerada uma das principais bandas tributo [...]