O prefeito Edvaldo Nogueira assinou, nesta terça-feira, 5, o decreto 6.837/2022, que cria a comissão cultural que atuará na organização dos eventos relacionados à memória dos 80 anos dos torpedeamentos ocorridos no litoral de Aracaju e que levaram a entrada do Brasil na 2ª Guerra  Mundial. Tais acontecimentos ocorreram em 15 de agosto de 1942. O objetivo da administração municipal é resgatar elementos históricos relacionados ao fato, através de eventos e de estímulo ao turismo histórico.

No decreto, o prefeito argumenta a importância da iniciativa ao pontuar a “necessidade de preservação e resgate de importantes elementos históricos de Aracaju e a título de resguardar a memória daqueles que faleceram nos torpedeamentos ocorridos na costa do município de Aracaju em 15 de agosto de 1942”.

Ele também destaca a importância cultural e educacional da temática, “em especial a difusão cívica do conceito de paz entre os povos e transferência geracional de valores pacíficos para a população”, além da relevância histórica para o turismo de Aracaju

A comissão será composta por membros da própria gestão municipal, da Academia Sergipana de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico, da Universidade Federal de Sergipe, do Movimento Cultural Antônio Garcia Filho e dos comandantes da Capitania dos Portos, do 28º Batalhão de Caçadores e da Força Aérea, além de representantes do governo de Sergipe. A função de membro da comissão não será remunerada.

Caberá à comissão propor a implementação de atos relacionados ao planejamento, organização e divulgação para eventos referentes à memória da data. Tais ações deverão ser apresentadas em até 15 dias, contados a partir da sua constituição.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • IOF: Moraes suspende decretos e determina audiência de conciliação

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes suspendeu [...]

  • Seasic participa da 51ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Nossa Senhora do Socorro com ações de cidadania e inclusão social

    A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania [...]

  • Arrasta Fé movimenta Orla da Atalaia no final de semana com diversas atrações

    Julho chegou, mas as atrações continuam, e muitas, na Orla [...]

  • Prefeitura de Aracaju certifica jovens qualificados pela Campanha Empresa Protagonista da Fundat

    A Prefeitura de Aracaju realizou nesta quarta-feira, 3, a entrega [...]

  • SEFAZ apresenta balanço fiscal do 1° quadrimestre de 2025

    Foi realizada na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) [...]