Países reconhecem normas de segurança veicular

O Brasil e a Argentina concluíram a negociação de um acordo para reconhecerem mutuamente as normas de segurança de veículos, anunciaram hoje (30) à noite os ministérios da Economia, da Infraestrutura e das Relações Exteriores. O acordo será assinado em julho por autoridades dos dois países.

Por meio da homologação veicular, os órgãos máximos de trânsito atestam a conformidade dos veículos a normas de segurança e autorizam a circulação no país. Com o acordo, o Brasil reconhecerá a aprovação de um modelo de veículo produzido na Argentina, com o país vizinho fazendo o mesmo com os veículos montados no Brasil.

O acordo, informou o comunicado, facilitará o comércio de veículos entre Brasil e Argentina, reduzindo custos e prazos. “O reconhecimento mútuo de homologações veiculares favorece o desenvolvimento do setor automotivo nos dois países e o incremento dos fluxos de comércio, além de conferir mais previsibilidade e segurança jurídica para os investimentos”, destacou a nota.

Com a homologação, o governo brasileiro reconhecerá a Licença para Configuração de Modelo emitida pelo Ministério de Desenvolvimento Produtivo da Argentina. O país vizinho reconhecerá o Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito, emitido pela Secretaria Nacional de Trânsito, do Ministério da Infraestrutura brasileiro.

Num primeiro momento, o acordo cobrirá cerca de 80% dos itens de segurança de veículos leves de passageiro e leves de carga (categorias M1 e N1, respectivamente). Está prevista a ampliação de itens e a inclusão de novas categorias de veículos, como ônibus e caminhões. Os dois governos pretendem estender o acordo às autopeças.

“O acordo vai ao encontro dos interesses dos setores produtivos dos dois países, que já destacaram em outras oportunidades os benefícios de uma aproximação ainda maior entre Brasil e Argentina, destacando-se a criação de oportunidade para ganhos de competitividade e a otimização de custos e investimento, num setor que possui uma participação significativa no comércio bilateral”, concluiu a nota conjunta.

Agência Brasil – Edição: Fábio Massalli

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe reduz taxa de homicídios em mais de 72%

    Com uma redução de 72,3% na taxa de homicídios, Sergipe [...]

  • Terapia com cães auxilia no tratamento de pacientes oncológicos no Huse

    Com o objetivo de contribuir com o tratamento e minimizar [...]

  • Transporte público: sete capitais começam ano com passagens mais caras

    Os usuários de transportes públicos de sete capitais brasileiras começaram o [...]

  • Obras do Complexo Viário Maria do Carmo Alves avançam na Avenida Beira Mar

    O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado [...]

  • Sistema Braille inclui deficientes visuais à sociedade

    Incluir todos ao convívio em sociedade, independentemente de suas limitações, [...]