Lula continua discursando para petistas e a esquerda brasileira
Não tem sido à toa o crescimento das intenções de votos do presidente Jair Bolsonaro (PL) em todos os levantamentos feitos nacionalmente, nos últimos meses. Seu principal adversário, o ex-presidente Lula (PT), que busca retornar ao Palácio do Planalto continua, insistentemente, a manter uma linha de discursos que, pelo visto, só agradam a petistas e a setores da Esquerda brasileira. Não em vão, que, nos últimos meses, o líder do Partido dos Trabalhadores praticamente “estagnou” em todas as pesquisas.
Sendo mais objetivo, Lula superou o desgaste após abordar alguns temas polêmicos e, até desnecessários, na avaliação de alguns de seus principais aliados. Tanto que sua estrutura de comunicação passou por uma reformulação. A verdade é que não há novidade, não há um fato novo sequer que o ex-presidente esteja propondo ao País. O que há é apenas uma retomada aos seus governos, quando o Brasil e o Mundo atravessavam outro cenário.
E, nessa “volta ao passado”, Lula aponta os êxitos e méritos de seus governos, mas simplesmente ignora tudo o que houve de errado, tentando passar a impressão que tudo era muito melhor, que os problemas do presente jamais ocorreram ou jamais ocorreriam se ele estivesse à frente da Presidência. E para enfrentar as adversidades atuais, o governo brasileiro precisa de um gestor que, primeiramente, fale a verdade; que reconheça suas limitações tente melhorar a qualidade de vida do povo.
Lula dá sinais de “cansaço”, de “fadiga”, e aqui este colunista não está abordando o aspecto físico, mas a falta de propostas modernas, eficientes. O ex-presidente apenas diz que vai fazer isso ou aquilo, sem qualquer previsão, prometendo muito do que sequer realizou enquanto esteve no comando do País. Parece discursar apenas para apoiadores, dizendo o que petistas e setores da Esquerda estão cansados de repetir, de propagar, enquanto estão na oposição.
Muita gente imaginou que a pandemia, seus efeitos e consequências seriam o “ponto alto” da próxima campanha eleitoral. Este parece ser um assunto superado, pelo qual o brasileiro não tem intenção nenhuma de propagar ou render. Ainda mais após as inúmeras denúncias de corrupção, de gestores que receberam milhares de recursos e aplicaram indevidamente. Lula olha para trás para ter êxito no futuro. O problema é que o brasileiro ainda não esqueceu o que ele “fez no verão passado”…
Veja essa! – Na visita de Lula a Sergipe repercutiu e gerou embate nas redes sobre a quantidade de público que o ex-presidente atraiu no Centro de Convenções e em São Cristóvão. Enquanto aliados tentaram minimizar, adversários trataram de pontuar que a adesão ao petista foi muito abaixo do esperado.
E essa! – Para alguns setores havia a expectativa de que a visita de Lula alavancaria a pré-candidatura de Rogério Carvalho (PT) para governador. Como lideranças de outros agrupamentos, que votam em Lula, estavam vetadas, o evento não foi ruim, em relação ao público, mas há quem diga que poderia ter sido melhor.
Com Rogério – Um fato ninguém pode negar: a presença de Lula consolidou o palanque do senador Rogério Carvalho como seu pré-candidato oficial ao governo de Sergipe. Os petistas fazem festa alegando que os rumores de uma possível desistência não existem mais. Agora é esperar a indicação do vice…
Esperar e avaliar – Depois da visita de Lula o cenário político de Sergipe vai aguardar a repercussão nos próximos 8 e 15 dias para avaliar se houve algum impacto na pré-candidatura de Rogério Carvalho. Nos bastidores o assunto é um só: se o petista não crescer agora, dificilmente terá chances quando a campanha começar.
Valadares Filho – Também chamou a atenção que há uma concentração no entorno da pré-candidatura de Valadares Filho (PSB) para senador. Nos bastidores o assunto é um só: Rogério Carvalho, Eliane Aquino e Márcio Macedo estarão engajados em seu projeto. O primeiro “ensaio” foi muito positivo…
Valmir e o julgamento – Outro fato político que gera embates nos bastidores ainda é sobre as condições (ou não) do pré-candidato a governador Valmir de Francisquinho (PL) de disputar as próximas eleições. Seu julgamento no TSE será retomado; cassado em Sergipe, já conta com o voto contrário do relator.
Com Emília e Amorim – Enquanto o julgamento não é retomado, Valmir continua percorrendo o Estado, visitando feiras livres e mercados municipais, agora na companhia do ex-senador Eduardo Amorim e da vereadora de Aracaju, Emília Corrêa, cotada para ser pré-candidata a vice na chapa.
TCE I – O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) recebeu o conselheiro substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), Gerson Sicca, que apresentou aos servidores da área da conselheira Susana Azevedo e para técnicos da Corte de Contas o Projeto TCE Educação, desenvolvido pela Corte catarinense.
TCE II – Por mais de uma hora, na sala de reunião da presidência, ele relatou detalhes do programa. “Temos um trabalho baseado na ação cooperada com gestores e demais órgãos de controle para que tenhamos um monitoramento dos planos de educação do estado e dos municípios. A partir daí, desenvolvemos painéis de monitoramento dos planos de educação que são acessíveis aos gestores, ao órgão de controle, a todos os cidadãos por meio da internet para que tenhamos uma base de dados comum para saber o que cada município e o estado devem fazer no âmbito da sua competência”, explicou o conselheiro.
Gerson Sicca – Ele destacou a iniciativa do Tribunal de Contas de Sergipe em buscar soluções na área da educação através da integração entre tribunais. “Nós, de Santa Catarina, temos uma experiência e buscamos dialogar com outros tribunais. O Tribunal de Contas de Sergipe tem uma ação muito importante que é a construção do Pacto pela Educação, que faz com que todos os atores da educação possam buscar estas soluções e o tribunal atuando como indutor. Vemos com muito bons olhos esta parceria que estamos construindo entre o TCE/SC e o TCE/SE, para trocar experiências, ver potencialidade e como podemos incrementar e melhorar nossa fiscalização na área da educação”, completou Gerson Sicca.
Susana Azevedo I – Na avaliação da conselheira Susana Azevedo, Sergipe precisa de um trabalho similar ao que acontece em Santa Catarina, de fiscalização e monitoramento no estado o ano inteiro. “A área da educação é imprescindível. Nós, como agentes públicos, pessoas públicas, temos obrigação muito grande de fazer com que esta entrega que o Estado e os Municípios fazem da educação seja de qualidade, uma educação que possa trazer grandes benefícios para aquelas pessoas que não podem pagar uma escola privada”.
Susana Azevedo II – “Por isto, os Tribunais de Contas estão com este trabalho de melhorar o ensino público”, afirma a conselheira, que é colega de Gerson Sicca no Comitê da Educação e no Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil).
Bandeira de Mello – O procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, destacou a importância de conhecer a experiência de Santa Catarina e ver, na medida do possível, a possibilidade de replicá-la no TCE/SE. “O conselheiro Gerson Sicca é uma das maiores autoridades de controle externo na área da educação. Tem uma experiência muito rica no Estado de Santa Catarina, onde já tem uma expertise de indicadores de painéis de informações e a sua disposição uma série de informações que utilizam diretamente do controle externo”, declarou o procurador-geral.
TCE & Atricon – O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE) recebeu uma comitiva da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), para tratar de temas técnicos de interesse comum entre as Corte de Contas. No decorrer da estadia na capital sergipana, os visitantes foram recebidos no gabinete do conselheiro presidente do TCE/SE, Flávio Conceição, e conheceram as instalações do Teatro Tobias Barreto e do Centro de Convenções, locais que poderão receber o Encontro Nacional dos Tribunais de Contas ao final deste ano.
Edílson Silva – “Viemos fazer uma visita técnica e institucional, passamos pelos locais onde porventura poderá acontecer o encontro dos Tribunais de Contas, realizando um levantamento de toda parte física. Tivemos uma reunião técnica com todos os conselheiros, e agora iremos levar um relatório para a diretoria da Atricon para tomar todas as decisões em torno do evento do final do ano. Ficamos encantados com tudo que vimos aqui, foi uma visita muito proveitosa”, destacou o vice-presidente Executivo da Atricon, conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE/RO).
Flávio Conceição – De acordo com o conselheiro Flávio Conceição, o diálogo com membros de outros tribunais é fundamental para o aprimoramento dos trabalhos desenvolvidos na instituição. “É sempre oportuna essa troca de experiências tendo como objetivo maior o bom exercício do controle externo”, afirmou o presidente do TCE/SE.
Presenças – Também integraram a comitiva os conselheiros Cláudio Terrão (TCE/MG), Nelson Pelegrino (TCM/BA) e Michel Houat Harb (TCE/AP), além do conselheiro substituto Jaylson Campelo (TCE/PI). O conselheiro Carlos Pinna, que já presidiu a Atricon, a conselheira Angélica Guimarães, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC), João Augusto Bandeira de Mello, também acompanharam a agenda dos membros da Atricon em Sergipe, assim como a conselheira Susana Azevedo e o conselheiro substituto Rafael Fonsêca, que integram a atual diretoria da Associação.
Fábio Reis I – Mais um município será contemplado com um espaço de lazer para a população. Isso porque o deputado federal Fábio Reis (PSD) assinou a ordem de serviço para início das obras da Praça do Massapê, no Conjunto Albano Franco, localizado na cidade de Japoatã, leste sergipano. A prefeitura recebeu um investimento de R$ 418,3 mil para a execução da obra, que deve durar cerca de oito meses.
Fábio Reis II – A verba é proveniente de emenda parlamentar aprovada pelo deputado federal Fábio Reis que aproveitou a solenidade para enaltecer a parceria da prefeitura e do Governo do Estado. “Estamos todos comprometidos a realizar obras como essa, voltadas para o bem estar da população e valorização dos imóveis da região”, declarou o deputado.
Fábio Reis III – A ação autorizou a execução do serviço pela empresa Sergipe Empreendimentos e a obra teve início no momento da assinatura do documento. Estiveram presentes no ato o prefeito de Japoatã Cláudio Dionisio, a vice-prefeita Genice Guimarães, secretário municipais e vereadores.
Mais recursos – Os investimentos destinados para Japoatã já somam cerca de R$ 5,5 milhões, em um ano e seis meses de parceria entre o deputado federal Fábio Reis e a prefeitura da cidade. O parlamentar ressaltou ainda que, até o dia 2 de julho, será creditado para o município mais meio milhão de reais destinados à saúde, com o objetivo de fomentar e ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores da cidade de Japoatã.
Eduardo Amorim I – Durante live realizada através do Instagram do site @93notícias, de Itabaiana, o pré-candidato a senador Eduardo Amorim (PL) concedeu entrevista para o jornalista Danilo Cardoso e para o radialista Carlos Eloy. O bate-papo abordou diversos temas, um dos mais relevantes foi a redução do ICMS para os combustíveis, que foi pauta de votação essa semana no Congresso Nacional.
Eduardo Amorim II – Segundo Eduardo Amorim, a redução dos impostos era tema constante dos seus discursos e apelos no Senado. “Eu fazia discursos, quase que semanais, em busca da reforma tributária. Eu fazia apelos, pois sabia da importância da mudança. Sempre enfrentei os meus desafios me preparando e me qualificando, por isso fiz uma pós-graduação em direito tributário. Eu queria entender essa maldade que o brasileiro vive. São mais de 100 tipos de tributos divididos em subtipos. O preço cobrado da população é perverso. Pense que de 8 horas trabalhadas, 4 horas são entregues ao Estado brasileiro”, ressalta.
Armando Batalha Júnior I – Fora da disputa eleitoral em 2022, o ex-vereador de Aracaju, Armando Batalha Junior, anunciou que está focado na campanha do irmão para deputado estadual. Neto Batalha é vereador em São Cristóvão e vem se destacando com projetos inovadores e por fazer uma oposição construtiva contra a gestão do prefeito Marcos Santana.
Armando Batalha Júnior II – “Neto é jovem e está com disposição para lutar contra o sistema. O mandato dele tem respaldo da maioria dos trabalhadores de São Cristóvão, especialmente dos profissionais da saúde, limpeza e segurança pública”, destacou. Com relação ao próprio projeto político, Armando Batalha Júnior não descarta a possibilidade de voltar ao cenário em breve. Em 2019, ele teve destaque no parlamento após aprovação da Lei do Compliance em Aracaju. Aos 38 anos, o advogado é sondado para concorrer às próximas eleições.
Adaílton Martins I – O deputado estadual Adailton Martins (PSD) participou da entrega do Centro de Controle de Operações do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), em Aracaju, realizada pelo Governo de Sergipe, totalmente reestruturado para proporcionar segurança e reduzir os índices de acidentes nas rodovias estaduais.
Adaílton Martins II – Na ocasião, também foram entregues 14 viaturas ao Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRV) e assinado convênio para realizar fiscalizações pontuais e estratégicas em locais identificados pelo sistema de monitoramento de trânsito com maiores índices de irregularidades. Além disso, foram entregues dez balanças móveis a serem utilizadas para coibir o excesso de peso por veículos que utilizam as vias de Sergipe.
Adaílton Martins III – Para o parlamentar, que é funcionário aposentado do órgão, foi um dia histórico e marcante para todos os sergipanos. “É um momento histórico para o DER e para o estado, onde estamos tendo o retorno do BPRV para monitorar as rodovias estaduais. Quando essas diretorias do DER o órgão definhou, então, hoje, quero agradecer ao governador Belivaldo Chagas por ter trazido de volta toda essa estrutura para fiscalizar as vias sergipanas. E balanças para não mais permitir que caminhões trafeguem acima do peso e danifiquem as rodovias, pois mais de 80% das rodovias estão recuperadas”, enfatizou Adailton Martins.
Anderson Góis – “A DESO é um patrimônio de Sergipe. Sempre há espaço para melhorias do serviço à população, mas nossa principal luta é para que a DESO continue sendo um serviço ofertado pelo nosso Governo”. A declaração é do pré-candidato a deputado federal e professor Anderson Góis (União Brasil), que tem feito uma pré-campanha forte nas redes sociais. Anderson, que já foi vereador da capital, está confiante em sua estratégia digital que está sendo comandada pelo publicitário e marketeiro eleitoral Cícero Mendes.
Alô Cumbe! – Ao que parece a tão desejada e esperada transparência nas licitações realizadas pelo município ainda não se consumou! Mais uma vez a lentidão excessiva na condução dos trabalhos, levanta suspeição sobre o processo! Continuaremos bem atentos e divulgaremos aqui, o desfecho desses procedimentos que ainda queremos acreditar que serão feitos dentro dos princípios da legalidade…
Alô Lagarto! – Seis unidades de ensino da Rede Pública Municipal de Lagarto receberam o Prêmio Escola Destaque, destinado às escolas públicas que obtiveram os melhores resultados no 2° ano do Ensino Fundamental, avaliados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe – SAESE. As escolas Chile, Rosendo Ribeiro Filho e João Barbosa Neto receberão R$ 40.000,00 cada uma. As demais escolas terão uma premiação de “apoio”, Paulino Vieira, Paulo Rodrigues e Edbaldo Contreira e receberão a contribuição financeira de R$ 10.000,00, totalizando 150 mil reais em premiação.
Magson Almeida – O compromisso de cada unidade de ensino é desenvolver, em parceria, ações de cooperação técnico-pedagógica, com o objetivo de manter ou de aprimorar os resultados do processo ensino-aprendizagem, bem como do incremento de suas condições de oferta de ensino. O secretário da Educação, Professor Magson Almeida, comemorou e reconheceu o trabalho dos que fazem a Educação Municipal de Lagarto. “O reconhecimento é para todos. Trabalhamos para os nossos estudantes, um trabalho humanizado, orientado e com toda dedicação para fazer sempre o melhor. É um esforço de toda a equipe educacional, juntamente com as comunidades escolares.”, destacou.
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com
Deixar um comentário