Com a alta procura por atendimento pediátrico, os serviços de saúde do Estado estão mobilizados para o aumento da demanda. Nesta quarta-feira (08), em visita ao Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, o governador Belivaldo Chagas determinou reforço de diversas frentes de trabalho buscando melhor assistência à criança, além de mapeamento dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Na reunião com a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, e com gestores do Hospital da Criança e do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o governador pontuou a necessidade de qualificar ainda mais os atendimentos pediátricos. “Toda a rede tem vivenciado esse cenário de aumento de infecções respiratórias e casos graves em crianças. Não vamos medir esforços. É importante haver também colaboração dos municípios, de toda a rede de saúde, para o atendimento as crianças”, pontuou Belivaldo.

O Hospital da Criança, referência na Rede de Atenção à Saúde da Criança em Sergipe, vem registrando aumento considerável na procura por atendimento, sobretudo, por conta do período de sazonalidade para doenças virais e síndromes respiratórias. No início deste ano, em fevereiro, foram assistidos 2.506 pacientes. No último mês de maio houve um salto no atendimento, quando 4.287 crianças buscaram a unidade hospitalar. A maioria destas solicitações são advindas, principalmente, dos municípios que compõem a Grande Aracaju: Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros.

Diante do momento sazonal, com casos de doenças respiratórias, desde o início deste ano, há um trabalho dedicado na Secretaria de Estado da Saúde à ampliação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com previsão de abertura de mais leitos pediátricos no Huse e no Hospital Santa Isabel. Além disso, tem se buscado a implantação de uma Unidade de Cuidados intermediários destinada a pacientes crônicos, também no Santa Isabel, que possibilitará maior fluxo de rotatividade dos pacientes da UTI, aumentando a oferta de leitos pediátricos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Rádio UFS é finalista de prêmio nacional de comunicação em saúde com dois trabalhos

    Duas reportagens especiais da Rádio UFS FM estão na final do 6° [...]

  • Com quase 12 milhões de passageiros em julho, aviação civil mantêm trajetória de alta

    Agência Brasil/arquivo Pesquisa do movimento nos aeroportos brasileiros teve início [...]

  • Workshop aborda impactos da Reforma Tributária nas obras públicas e imobiliárias em Sergipe

    Profissionais e empresários do setor da construção civil terão a [...]

  • SMTT orienta condutores durante eventos esportivos e religiosos neste fim de semana

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Superintendência Municipal de [...]

  • Elber Batalha lança candidatura a deputado federal com o mote: “Aracaju conhece, Sergipe merece”

    O vereador Elber Batalha (PSB) lançou a sua candidatura a [...]