![VALMIR JL POLÍTICA](https://cinformonline.com.br/wp-content/uploads/2022/06/VALMIR-JL-POLITICA.jpeg)
Sem perseguição – Este colunista acompanhou o início do julgamento de Valmir de Francisquinho e Talysson Costa e não percebeu qualquer tipo de “perseguição” contra o ex-prefeito de Itabaiana. A defesa fez suas alegações e o ministro apresentou um relatório técnico embasado na decisão anterior, de um Tribunal Regional e que teve a aprovação e acompanhamento do Ministério Público Eleitoral.
“Onda Azul” – O magistrado baseou-se na “onda azul” – cor predominante das campanhas de Valmir e Talysson – por supostos abusos cometidos em 2018, com uso de publicidade institucional e a realização de diversos eventos, inclusive com a pintura de imóveis públicos.
Ganhar tempo? – Da mesma forma em que discorda da argumentação de “pressão” e “uso político” para condenar Valmir, este colunista, desde já, também discorda de qualquer “teoria da conspiração” no sentido de que o julgamento tenha sido suspenso para se “ganhar tempo”. Falou-se nisso nos bastidores da política como possível estratégia de defesa…
Veja essa! – Nesta segunda-feira (6), a Federação PSDB/Cidadania promove o lançamento das pré-candidaturas do grupo, indicando o senador Alessandro Vieira (PSDB) a governador de Sergipe, o pré-candidato a vice do Cidadania, e os nomes dos pré-candidatos a deputados federais e estaduais.
E essa! – A solenidade festiva vai contar com a presença de filiados, lideranças e personalidades políticas. O evento é público e está programado para ocorrer a partir das 17h30, na Associação de Engenheiros Agrônomos de Sergipe (AEASE).
Cidadania indica Milton – A Executiva Estadual do Cidadania comunica que conforme decisão do Diretório Estadual delegou a esta executiva a missão de indicar o nome do pré-candidato a vice-governador na chapa encabeçada pelo Senador Alessandro Vieira, após reunião realizada dia 3 de junho, a indicação do nome do empresário Milton Andrade para a composição da chapa majoritária.
Sobre o Senado – A executiva deliberou também os nomes a serem indicados para composição da chapa ao senado, na condição de suplentes. Os nomes do professor Magno Correia e do médico André Sotero foram referendados pela executiva na composição da chapa majoritária ao senado, a ser concretizada em discussão com demais partidos da Coligação.
Bons nomes – O entendimento da executiva é que esses nomes são um reflexo das bases do Cidadania que enxergam em Milton Andrade o nome ideal para junto com o Senador Alessandro tirar o nosso estado do atraso e da ineficiência e em Magno Correia e Dr. André Sotero os perfis ideais para a defesa dos princípios e valores do partido e o seu programa no senado federal.
Natália Dalto I – Um nome que certamente poderá surpreender nas eleições deste ano é a assistente social Natália Dalto (PDT), conhecida pela luta dos direitos dos Assistentes Sociais e contra a violência doméstica e sexual. Pré-candidata a deputada federal, ela conta com o apoio do prefeito Edvaldo Nogueira e defende o nome do deputado Fábio Mitidieri (PSD) para o governo do Estado.
Natália Dalto II – Natalia se destacou como ativista na construção da Rede Sustentabilidade, partido liderado pela ex-senadora Marina Silva e a ex-senadora Heloisa Helena, que são amigas e veem com simpatia seu projeto político. Destaca-se pela atuação ativa como Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju.
Apoio confirmado – O pré-candidato a deputado estadual, Jorginho Araújo, recebeu um importante apoio político na sua caminhada. Ele participou de uma reunião com o prefeito de Propriá, Dr. Valberto, em que foi oficializado o apoio de seu agrupamento à sua pré-candidatura.
Jorginho Araújo – Para Jorginho, o encontro foi importante para fortalecer as relações políticas e pessoais entre todos os presentes. “Nossa reunião marca um momento primordial para a nossa pré-campanha. Agradeço ao amigo prefeito Dr. Valberto e seu agrupamento pelo apoio, confiança em nosso projeto e fiz questão de reafirmar meu compromisso com a cidade de Propriá”, afirma.
Dr. Valberto – De acordo com o prefeito Dr. Valberto, Jorginho assumiu compromisso com Propriá. “Conheço Jorginho. Fui eu que o procurei e pedi que ele adotasse Propriá. Conversamos e ele me disse: compromisso assumido é compromisso honrado. Sabemos a importância de trabalhar para um povo sofrido. E ele topou lutar comigo”, enfatiza Valberto.
Apoio a Fábio Reis – O encontro também contou com a presença do deputado federal Fábio Reis (PSD), que em sua fala reforça os motivos de apoiar e acreditar na pré-candidatura de Jorginho. “É um cidadão totalmente preparado. A cada dia que passa ele surpreende para o bem. Tem preparo, dinamismo, vocação e o desejo de também contribuir para o desenvolvimento de Sergipe”, pontua Fábio, que também recebeu o apoio do prefeito de Propriá para a sua reeleição.
Amorim e Artistas I – Através das suas redes sociais, o pré-candidato ao Senado, Eduardo Amorim (PL) apresentou uma proposta que pretende levar para aquela Casa. De acordo com ele, todos os anos os artistas sergipanos fazem a mesma queixa justa em virtude da contratação de artistas de renome nacional para os festejos juninos. “O poder público contrata cantores e bandas de renome nacional, paga cachês valiosos e a maior parte da receita acaba saindo do Estado”.
Amorim e Artistas II – “Nossa proposta é apresentar um Projeto de Lei no Senado determinando que todos os eventos financiados com recursos federais tenham em sua programação, metade com artistas da terra, sejam do Estado ou dos municípios”, disse. Para Eduardo Amorim, essa é a nossa forma de valorizar quem sobrevive do seu talento e deve ter espaço garantido nas grandes festas.
Abatedouros I – Em Estância, Amorim esteva no mercado municipal do bairro Cidade Nova, quando conversou com feirantes e moradores. No local, ele ouviu uma reclamação unânime dos comerciantes de carne: a falta de abatedouros em Sergipe. Eduardo lamentou que mais de 30 foram fechados e as famílias que trabalhavam neles hoje passam por sérias dificuldades financeiras.
Abatedouros II – “Além disso, sem os abatedouros municipais, o custo da carne aumenta muito, deixando esse produto mais raro na mesa dos sergipanos. Há uma necessidade urgente de reabrir os abatedouros de forma regionalizada, atendendo a todos os municípios, a partir dos padrões e das normas sanitárias, garantindo de volta o sustento de centenas de famílias”, disse Amorim.
Nitinho para Federal I – Em seu sexto mandato na Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Josenito Vitale (PSD), o popular Nitinho, vai em busca de um voo mais alto nas eleições deste ano. Ele está pré-candidato a deputado federal e acredita que toda a bagagem acumulada enquanto parlamentar na capital o qualifica para ser representante de Sergipe no Congresso Nacional e defender as pautas do estado.
Nitinho para Federal II – “Desde o meu primeiro mandato de vereador que minha atuação tem sido no sentido de contribuir com o desenvolvimento de Aracaju. E faço isso baseado no diálogo com a população. Agora, com mais experiência, me coloco como pré-candidato a deputado federal porque quero ampliar minha atuação além de Aracaju e contribuir também com o desenvolvimento de Sergipe como um todo”, enfatiza Nitinho.
Contato direto – Uma das características do modo de fazer política adotado por Nitinho é o contato direto com a população. “Tenho meus compromissos por conta da função exercida no momento, mas costumo dizer que não sou de gabinete. Gosto mesmo é de estar nas ruas verificando pessoalmente as demandas dos cidadãos para cobrar dos órgãos competentes as devidas soluções”, afirma Nitinho.
Virou presidente – E foi justamente essa maneira de fazer política aliada a uma convivência pacífica e respeitosa com os colegas de parlamento que, na avaliação do próprio Nitinho, possibilitou a sua chegada à presidência da Câmara de Aracaju, onde está pela terceira vez. “Sei da responsabilidade de estar presidente da Casa, mas busco agir com tranquilidade e respeitando os diversos posicionamentos políticos, garantindo a igualdade de todos os vereadores”, ressalta, pontuando algumas lutas e conquistas de sua gestão.
Realizações – “Conseguimos conduzir a aprovação de importantes projetos que ajudaram o Executivo a melhorar a vida dos aracajuanos; valorizamos os servidores, realizamos o concurso público e convocamos os aprovados; reformamos o prédio onde funciona a Câmara Municipal, estruturamos a TV Câmara para colocá-la em canal aberto. Enfim, uma série se ações que fortalecem o parlamento municipal e o aproxima dos cidadãos, que podem acompanhar melhor a atuação dos seus representantes”, salienta.
Zezinho Sobral I – Importante defensor da bandeira da agricultura e do fortalecimento do homem e da mulher do campo, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) votou favorável ao Projeto de Lei 166/2022, do Poder Executivo, que trata do reajuste financeiro do Programa Mão Amiga. A proposta é alterar o valor do benefício mensal de R$ 190,00 para R$ 250,00 concedido às famílias dos trabalhadores rurais, desempregados sazonais em virtude das entressafras dos cultivos da cana-de-açúcar e da laranja.
Zezinho Sobral II – “Essa é uma vitória dos sergipanos e das sergipanas do campo, que muito representam a nossa agricultura familiar. Tive a oportunidade de dialogar com os amigos da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (Fetase), que nos procuraram para tratar sobre políticas públicas e a possibilidade de ampliar o Mão Amiga. Fomos ao Governo do Estado, levamos o pleito ao governador que compreendeu a necessidade de ampliação e, prontamente, encaminhou o projeto à Alese”, destacou Zezinho Sobral.
Zezinho Sobral III – “Esse reajuste representa o cuidado com as pessoas e será ampliado para o mesmo valor praticado para a modalidade ‘Bacia Leiteira’, com o intuito de restabelecer uma melhor contribuição aos trabalhadores contemplados legalmente, de forma justa e equânime. Essa é uma vitória dos amigos da Fetase, do trabalhador e da trabalhadora do campo. Fico feliz em ver o programa expandir e se consolidar para amparar os nossos irmãos e irmãs do campo”, complementou.
Goretti Reis I – Através da Indicação aprovada a deputada estadual Goretti Reis (PSD) solicitou ao Governo do Estado o encaminhamento à Casa Legislativa de Projeto de Lei alterando o Art. 2º da Lei 8.5937/2019, que instituiu o Programa de Recuperação de Créditos da Fazenda Pública Estadual. Através dessa propositura a parlamentar defende a ampliação do prazo do Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para dívidas contraídas até 1º de janeiro de 2021.
Goretti Reis II – O pleito foi motivado pelo cenário de queda dos postos de trabalho em decorrência da pandemia. “Diversos setores da economia tiveram que paralisar suas atividades, provocando o desemprego e a redução do poder aquisitivo da população. Diante da situação, precisamos de medidas para beneficiar os inadimplentes para que consigam honrar seus compromissos financeiros, neste caso com o IPVA. O problema é evidente e providências devem ser tomadas. A proposta evitará que mais motoristas se tornem devedores e tenham seus veículos apreendidos. Esperamos contar com a sensibilidade do Governo”, explicou a parlamentar.
Fábio na DPU – O deputado federal e pré-candidato ao Governo de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD) esteve na sede da Defensoria Pública da União em Sergipe para prestigiar o ‘Dia da Vitória’ que comemora as ações judiciais vitoriosas deste órgão em prol da sociedade ao longo do último ano.
“Dia da Vitória” – Uma das assistidas que veio agradecer a intervenção da Defensoria foi a Rosângela Andrade. “Eu tive câncer de mama, fiz quimioterapia e precisava tomar uma medicação que custava 80 mil reais. Eu não tinha condições de comprar e se não tomasse vinha a óbito. O que tenho a falar para a Defensoria hoje é gratidão, gratidão e gratidão”, disse a beneficiada.
Reconhecimento – “Eu quis estar aqui hoje para poder presenciar uma coisa tão bonita como essa. A alegria de ver a sociedade sendo beneficiada, sendo agraciada pelo trabalho da Defensoria Pública da União. Parabéns pelo trabalho que todos os dias vocês desenvolvem pela sociedade sergipana e brasileira”, destacou Mitidieri.
Vinícius Vinhas – O encontro é uma iniciativa da Associação Nacional dos Defensores Públicos Nacionais em Sergipe e reuniu um grande grupo de pessoas que vieram testemunhar as vitórias alcançadas graças a ação da Defensoria Pública da União. “65% destas ações foram relacionadas a auxílio emergencial. Agradeço cada uma dessas vitórias aos nossos servidores e colaboradores”, disse o defensor público, Dr. Vinícius Vinhas.
Raimundo Coelho – Esse Dia da Vitória começou em Sergipe e se disseminou por outras sedes da Defensoria espalhadas pelo país. “Somos essenciais ao Estado Democrático de Direito. Entregar para vocês os benefícios, valores atrasados, medicações é saber que vocês terão uma nova vida, com mais qualidade. Essa é a nossa missão, ganhamos e vocês são os vitoriosos”, enfatizou o defensor público, Dr. Raimundo Coelho.
TCE & Hemose – O mês de junho é dedicado à conscientização e incentivo da população sobre a importância da doação de sangue e o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) vai contribuir com a causa. O coordenador do Serviço Médico e Odontológico, Milton de Santana e o diretor de Comunicação e Mídias, Habacuque Villacorte, estiveram no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), para cuidarem de detalhes da parceria.
Doação de sangue – Os representantes do TCE foram recebidos pelo diretor geral do Instituto Parreiras Horta, Guilherme Maia, que destacou a importância das doações e da necessidade de manutenção dos estoques de sangue, além de celebrar a adesão do TCE à campanha. A parceria firmada trata da promoção de coleta externa, na sede do TCE, marcada para acontecer na primeira quinzena de julho.
Milton de Santana – De acordo com o coordenador Milton de Santana, esta é uma forma de apoiar a campanha “de forma ativa e efetiva”. “Vamos incentivar os servidores a se tornarem doadores, contribuindo para aumentar os números do banco de sangue, em especial, após o período de festas. Estamos planejando cada detalhe da ação, junto com o Parreiras Horta, para que tudo seja realizado com o cuidado necessário”.
Escola de Contas I – Por meio da sua coordenadora pedagógica, Karla Andrade, a Escola de Contas Conselheiro José Amado Nascimento (Ecojan) se fez presente na V Semana de Avaliação em Escolas de Governo (SAEG), ocorrida, no Instituto Serzedello Corrêa (ISC – TCU), em Brasília.
Escola de Contas II – O evento reuniu representantes dos Tribunais e das Escolas de Contas de todo o Brasil, com o objetivo de discutir o papel que um ecossistema de aprendizagem no serviço público exerce na resiliência em crises, além de apresentar achados da fronteira do conhecimento sobre o uso de tecnologias em avaliações de aprendizagem no serviço público.
Karla Andrade – “Os encontros foram muito produtivos, com troca de experiências relacionadas ao ecossistema de aprendizagem no serviço público brasileiro, bem como de outros países, com palestrantes internacionais, impulsionando-nos a desenvolver práticas pedagógicas acompanhando os passos da contemporaneidade, de forma a fortalecer cada vez mais o papel pedagógico/orientativo dos Tribunais de Contas”, destacou Karla Andrade. No dia anterior à SAEG, os representantes das Escolas de Contas participaram ainda da reunião do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento Profissional do Instituto Rui Barbosa (IRB), sob a coordenação da presidente do Comitê, conselheira Lilian Martins (TCE-PI)
Olha Barra I – A prefeitura da Barra dos Coqueiros lançou a programação oficial dos festejos juninos. A festa que ocorrerá no período de 17 a 28 de junho, tem o objetivo de resgatar a tradição dos antigos ‘arraiás’, e contará com artistas da terra, quadrilhas, feira de artesanato, atrações culturais e concurso da rua mais enfeitada.
Olha a Barra II – Com o slogan ‘Arraiá da Barra – o melhor do São João Pertim de Casa’, a prefeitura inova e faz um São João descentralizado, com arraiás na sede da cidade e povoados. Haverá shows nas praças Ana do Forró, localizada no conjunto Prisco Viana; e nos povoados: Capuã, Atalaia Nova e Canal de São Sebastião.
Alberto Macêdo – O prefeito da Barra dos Coqueiros, Alberto Macêdo, apresentou a programação de São João e reforçou a preocupação da administração com o resgate da tradição cultural do munícipio. “Os artistas da Barra dos Coqueiros e do estado de Sergipe serão prestigiados, porque são tão bons quanto os artistas nacionais. Além dos diversos shows, teremos concursos de quadrilha e da rua mais enfeitada, onde os artesãos terão oportunidade de expor seus produtos. Também iremos descentralizar, teremos festa aqui na sede do município, assim como nos povoados como um todo”.
Alô Lagarto! – Desde o mês de maio, os professores estão recebendo seus vencimentos com o reajuste salarial de 33,24%, no seu salário-base. Sem contar as titulações, regências, triênios e demais benefícios concedidos de acordo com o Estatuto do Magistério. “A gestão da Prefeita Hilda Ribeiro vem fazendo história, após anos de desvalorização, em que tivemos greves, congelamentos, atrasos de salários e paralisações”, relembrou o secretário da Educação, Professor Magson Almeida. Para a Prefeita, o aumento salarial “é uma atitude que devolve aos nossos valorosos professores um processo de reconhecimento, respeito e valorização da categoria”, declarou Hilda.
Foto: JL POLÍTICA