A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a flexibilização das medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves. De acordo com o órgão, as atualizações foram feitas após a decretação do fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da covid-19.

De acordo com as novas normas, está permitida a volta do serviço de bordo, a retirada da máscara para alimentação e o retorno da capacidade máxima de passageiros no transporte para embarque e desembarque pela área remota.

A obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do avião e nas áreas restritas dos aeroportos continua mantida, além do desembarque realizado por fileiras e os procedimentos de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies. O distanciamento físico continua recomendado sempre que possível.

Europa

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças informaram que, a partir da próxima segunda-feira (16), deixam de recomendar máscaras obrigatórias em aeroportos e voos.

Em comunicado conjunto, a Easa e o ECDC afirmaram que vão “retirar a recomendação de uso obrigatório de máscaras médicas nos aeroportos e a bordo de voos”. Lembram, no entanto, que “a máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do SARS-CoV-2, especialmente para pessoas mais vulneráveis.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Maurício Maravilha participa da 24ª Marcha de Gestores e Legisladores Municipais em Brasília

    O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) marcou presença na 24ª [...]

  • Vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, prestigia tradicional Feijoada da Maloca

    O Vice-prefeito de Aracaju, Ricardo Marques, participou da tradicional 'Feijoada [...]

  • Aprendizagem na educação básica ainda não retomou níveis pré-pandemia

    A pandemia de covid-19 ainda impacta a educação brasileira. Embora [...]

  • SergipePrevidência alerta para últimos dias para a realização da Prova de Vida dos aniversariantes de abril

      Os aposentados e pensionistas do SergipePrevidência que completam aniversário [...]

  • Área de Proteção para Prática do Ciclismo e Corrida terá o percurso alterado nesta quinta-feira, 1° de maio

      A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de [...]