O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima uma safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano: 261,5 milhões de toneladas. A previsão é do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado em abril, o que aumentou em 1% o cálculo feito na pesquisa de março.

Caso a previsão se confirme, o Brasil encerrará o ano com uma expansão de 3,3% (ou 8,3 milhões de toneladas a mais) na safra, em relação a produção do ano passado. A área colhida deve ser 4,9% maior do que a de 2021.

A alta de 2022 em relação a 2021 decorre da expansão esperada de 11,6% no algodão herbáceo em caroço (com safra de 6,5 milhões de toneladas), de 1,4% para o trigo (safra de 7,9 milhões) e de 27,5% para o milho (safra de 111,9 milhões).

Paralelamente, há projeção de queda de 12,2% para a soja (com safra estimada de 118,5 milhões) e de 8,5% para o arroz em casca (safra de 10,6 milhões).

Outras lavouras

Além dos cereais, leguminosas e oleaginosas, a pesquisa também faz estimativas para outros produtos importantes. São esperados aumentos para as safras de cana-de-açúcar (19%), café arábica (16,7%), café canephora (3,3%), laranja (2%) e banana (1,5%).

Segundo o IBGE, são estimadas quedas nas safras de mandioca (-2,7%), tomate (-7,8%), uva (-12,2%) e batata-inglesa (-5,5%).

 

 

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Prefeita Emília Corrêa prestigia Sermão do Monte na Orla da Atalaia

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, participou, nessa última sexta-feira, [...]

  • Emoção e devoção marcam primeiro dia de encenação da Paixão de Cristo na Vila da Páscoa 2026

    Entre olhares emocionados, lágrimas e gestos de devoção, o primeiro [...]

  • Pesquisa DATAFORM/ECM revela disputa acirrada para o Governo de Sergipe

    O mais recente levantamento do Instituto DATAFORM/ECM, desta vez em 25 municípios [...]

  • DATAFORM/ECM – Disputa pelo governo é quase de empate técnico – na opção induzida, em 25 municípios

    Por Habacuque Villacorte – Da Equipe Cinform On Line Nesta edição trazemos, com exclusividade, a mais nova [...]

  • Editorial – Cenários políticos seguem indefinidos até as convenções em agosto

    Os brasileiros em geral acompanharam as movimentações nos bastidores da [...]