O Sindicato dos Agentes Penitenciários e Servidores da Sejuc (Sindpen) vem a público lamentar a ocorrência de uma rebelião no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho, localizado no bairro Santa Maria, em Aracaju, na qual aproximadamente 80 detentos fizeram suas famílias de reféns e o vice-diretor ficou ferido, necessitando de procedimento médico-cirúrgico.

O Sindpen esclarece que a segurança desta unidade prisional foi terceirizada pelo Governo do Estado, sendo a empresa Reviver responsável por tal serviço. Os fatos ocorridos nesta rebelião reiteram os alertas dados pelo próprio Sindicato ao Governo do Estado quanto à ineficácia da terceirização da segurança em unidades prisionais.  O Compajaf – apesar de desfrutar de ótimas instalações, de um grande efetivo de seguranças e de não sofrer com problemas de superlotação – tornou-se o presídio que registrou a maior rebelião do sistema prisional sergipano. Desde a sua inauguração em 2009, esta é a quinta rebelião, quase todas com grandes proporções.

O Sindpen é totalmente contra a terceirização da segurança nos presídios. Tal regime é ilegal, pois a Lei de Execução Penal (LEP) proíbe a terceirização da segurança, que é uma função de Estado e, portanto indelegável. A gestão terceirizada também onera os cofres públicos, já que o Governo do Estado paga mensalmente a Empresa Reviver mais de 5 milhões.

O Sindpen pede que o Governo do Estado realize o concurso público para agente penitenciário, pois já são 16 anos sem concurso para a categoria, apesar de já existirem algumas decisões judiciais determinando que o Estado acabe com a terceirização e realize o certame. O Sindpen aguarda pelo concurso e espera que o Governo cumpra o que foi determinado pela Justiça.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Gustinho e Hilda mobilizam grande público e confirmam apoio na Colônia Treze

    Povo nas ruas, famílias nas portas e uma caminhada que [...]

  • Aracaju é reconhecida pelo segundo ano consecutivo por excelência em governança pública

    Capital sergipana conquistou o primeiro lugar no Índice de Governança [...]

  • Receita investiga mais de R$ 160 milhões em créditos inexistentes usados por municípios

    A Receita Federal, a Polícia Federal (PF) e o Ministério [...]

  • Painel orienta exportadoras a buscar oportunidades abertas pelo acordo Mercosul-EFTA

    EFTA/divulgação Fachada de escritório da EFTA na capital belga, Bruxelas. [...]

  • Operação prende homem por tráfico de drogas em Japoatã

    Uma operação conjunta entre a Polícia Civil, por meio da [...]