A evolução da avaliação positiva do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), nos últimos meses já lhe condiciona uma redução assustadora da “vantagem” que o ex-presidente Lula (PT) tinha, segundo todos os levantamentos realizados até agora, em todo o País. Aliados do atual presidente, inclusive, divergem e entendem que as pesquisas não traduzem a realidade e garantem que Bolsonaro já lidera as intenções de voto, considerando que ele é pré-candidato à reeleição.

Em respeito à boa informação, este colunista tem um posicionamento “parecido”, mas precisa se basear em cima de dados oficiais, até para não cair em descrédito. Mas basta acompanhar a movimentação dos atuais pré-candidatos à presidência da República que, independente de pesquisa, percebe-se quem está bem avaliado, quem tem respaldo popular, e quem irá para a disputar apenas para “fazer número” ou buscar uma representação maior de seu partido no Congresso Nacional.

Muito criticado por seus adversários, Bolsonaro já conseguiu um grande feito: polarizou a disputa nacional com Lula e já inviabilizou a formatação de uma “terceira via” no País. Eduardo Leite (PSDB) foi preterido; Sérgio Moro (União Brasil) também; Luciano Bivar (União Brasil), João Dória (PSDB), André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) demonstram que não passarão de ilustres “figurantes” no 1º turno. Outro crítico ferrenho do presidente, Ciro Gomes (PDT), continua sem evoluir e já começa a sentir rejeição a seu nome nas ruas.

É difícil fazer uma avaliação em torno da pré-candidatura de Lula que, por enquanto, continua “distante das ruas”, sem muito contato popular, e só se expõe publicamente em eventos e ações predominantemente “de Esquerda”. Como se não bastasse essa “ausência”, Lula também tem dado declarações polêmicas e infelizes. Incomodou católicos e evangélicos sobre o aborto; alguns trabalhadores pelas reformas que já não garante mudar; e agora os profissionais da Segurança Pública. O desgaste é tão grande que até o marketeiro de sua campanha já foi demitido…

Em contrapartida, Bolsonaro vai avançando com seu governo, vai crescendo nas redes sociais, tem buscado fortalecer sua base política e eleitoral e, estrategicamente, começou a agradar o público feminino e os mais jovens, em especial. Sem contar que, diferente de Lula, Bolsonaro continua nas ruas, participando de eventos cada vez mais volumosos. E, principalmente, começando a pontuar bem em regiões onde sua rejeição era grande, como no Nordeste e no Sudeste.

Segundo a mais recente pesquisa Paraná Pesquisas em São Paulo (registrada no TSE sob o nº BR-07854/2022, foram entrevistadas 1.820 pessoas em 78 municípios do Estado, com 95% de confiabilidade e uma margem de erro de 2,3%, entre 24 e 29 de abril, e Bolsonaro já está na frente de Lula (35,8% x 34,9%), sendo que em um mês, o presidente cresceu 5% e o petista menos de 1%. Seguindo nesta evolução, e tomando por base as amostras oficiais, para este colunista não será surpresa se, após o início da campanha eleitoral, Bolsonaro já esteja liderando a corrida. É esperar para ver…

Veja essa! – Depois de ter a confirmação do apoio de toda a Família Reis em Lagarto, agora o pré-candidato a governador Fábio Mitidieri (PSD) voltou ao município e obteve a confirmação do apoio do Grupo “Bole-Bole” com o apoio do deputado federal Gustinho Ribeiro (Repúblicanos) e da prefeita Hilda Ribeiro (Solidariedade).

E essa! – Na visita a obras em execução em Lagarto, Fábio também foi recebido pela pré-candidata à deputada estadual, Áurea Ribeiro (Republicanos), e outras lideranças políticas da região. Na prefeitura, Fábio ouviu da prefeita e vereadores demandas relacionadas à necessidade de um hospital regional que atenda casos de baixa e média complexidade, desafogando o HUSE. Melhorias na infraestrutura municipal também foram apresentadas ao pré-candidato.

Hilda Ribeiro – A passagem de Fábio por Lagarto também oportunizou declarações de apoios à pré-candidatura dele. “Quero dizer que você pode contar com a gente, Fábio. Você é o nosso pré-candidato, o nome que apoiamos para o Governo do Estado”, declarou Hilda Ribeiro. Na sequência Fábio foi visitar a construção da Orla da Barragem Dionísio Machado, futuro complexo de lazer e comércio que promete aquecer o turismo na região. O pré-candidato também esteve no povoado Urubutinga, nas obras de construção do Hospital do Amor.

Gustinho Ribeiro – Durante a agenda, outras manifestações de apoio à pré-candidatura aconteceram em entrevista na rádio Eldorado FM e também em almoço com lideranças políticas na residência de Áurea Ribeiro, no Povoado Moita Redonda. “A cidade de Lagarto é uma cidade estratégica para Sergipe. É por isso que tanto a prefeita Hilda como eu, como nosso agrupamento decidimos firmar essa parceria com Fábio Mitidieri. Compreendemos que ele representa renovação, é sintonizado com o futuro, com a modernidade, mas sem esquecer as suas origens e o que o povo precisa”, disse Gustinho na Eldorado FM.

Fábio Mitidieri – No mesmo programa, Mitidieri agradeceu o apoio do casal. “Essa parceria com Hilda e Gustinho tem dois alcances: em Lagarto e Estadual. Hilda como gestora municipal e Gustinho como deputado federal por Sergipe. Agora, o que eu digo a Hilda e Gustinho e as pessoas que andam comigo nesse projeto é que nós precisamos pensar em Sergipe e em Lagarto procurando entender suas demandas e prioridades”, defendeu Fábio Mitidieri.

 Valmir de Francisquinho I – Enfim chegou a hora de o ex-prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL) anunciar seu projeto político. Aliados aguardam com ansiedade a entrevista coletiva que ele concedeu, nesta segunda-feira (2), a partir das 7 horas, no Clube Cotinguiba, em Aracaju. Aliados entendem que a pré-candidatura é algo “irreversível”, como também a pré-candidatura de Eduardo Amorim (PL) para o Senado.

 Valmir de Francisquinho II – Entre os aliados de Valmir há quem entenda que, para vencer o governo, não dá para montar uma chapa “puro-sangue”. Outros já não veem problema nisso. A verdade é que o projeto de Valmir inviabiliza, bastante, as pré-candidaturas de Rogério Carvalho (PT) e de Alessandro Vieira (PSDB). A aposta é que Valmir polariza com Mitidieri.

Com Bolsonaro ou não? – Defensores do presidente da República em Sergipe, sinalizam para um apoio a Valmir de Francisquinho, mas querem ouvir e perceber o compromisso do ex-prefeito de Itabaiana em garantir um palanque competitivo para Jair Bolsonaro em Sergipe. A entrevista coletiva será importante até para Valmir, caso confirme sua pré-candidatura, explique como será sua contribuição para a reeleição de Bolsonaro.

Reunião em BH – O presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, participou em Belo Horizonte (MG), no Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) da 2ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). O presidente do TCE/SE, que iniciou sua gestão em janeiro passado, participou de discussões no encontro em Minas Gerais sobre diversos assuntos relacionados ao Controle Externo.

 Primeira reunião – Essa foi a primeira reunião presencial dos gestores desde o início da pandemia em 2020.

Um dos principais temas debatidos foi a adesão dos Tribunais de Contas ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, uma proposta do Conselho Nacional de Justiça. Presente no evento, o presidente da Atricon, Cezar Miola, falou sobre as ações de interesse do Sistema de Tribunais de Contas e das PECs em tramitação no Congresso Nacional.

 Livro de Nilzir – Representando o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto, o diretor de Comunicação Social e Mídias do TCE, Habacuque Villacorte, e a coordenadora adjunta do Setor Médico, Maria Luiza Lima Dias, prestigiaram o lançamento do Livro “O desenho institucional do Ministério Público Brasileiro”, de autoria do Promotor de Justiça do MPSE, Nilzir Soares Vieira Junior.

Entrega da Comenda – Em uma solenidade bastante concorrida com as presenças de membros do MPE e convidados dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de convidados diversos, também foi realizada a entrega da “Comenda Valdir de Freitas Dantas”, na sede do Ministério Público Estadual.

Memorial da Democracia – Na oportunidade, o procurador-geral de Justiça, Manoel Cabral Machado Neto, e outros membros do Ministério Público de Sergipe foram homenageados pela Associação Sergipana do Ministério Público (ASMP). Na ocasião, a ASMP também inaugurou do “Memorial da Democracia”.

 Flávio Conceição I – Mesmo impedido de participar das solenidades porque, simultaneamente, presidia a sessão do pleno do Tribunal de Contas, o conselheiro Flávio Conceição enfatizou a importância de enviar seus representantes por entender que o TCE e o Ministério Público devem sempre “caminhar em sintonia”.

 Flávio Conceição II – “Somos um órgão de fiscalização e controle, mas temos intensificado o caráter pedagógico, ampliando também o compromisso social. Assim como o MPE, somos os guardiões da democracia e atuamos, também, para garantir o efetivo controle das desigualdades, buscando a efetiva aplicação do dinheiro público. Temos que prestigiar e enaltecer sempre a importância do MPE para a nossa sociedade”, destaca Flávio Conceição.

Conferência em Maceió! – A Ecos Consultoria promove entre 20 e 23 de maio, no Hotel Atlantic, em Maceió (AL), a 1ª Conferência de Governança, Desenvolvimento, Planejamento e Gestão Regional. O primeiro palestrante confirmado é o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, sobe o tema “A nova lei de Licitação, desburocratização e celeridade na gestão”.

Maria Mendonça I – A deputada estadual Maria Mendonça (PDT) protocolou Indicação, na Assembleia Legislativa, propondo a Semana de Conscientização Política, com foco na juventude que está nas escolas.  Na pauta estão palestras e minicursos, abordando desde a composição política do país, até as funções e atribuições dos políticos nas três esferas dos poderes Executivo e Legislativo: federal, estadual e municipal.

Maria Mendonça II – “Esse Programa, também, tem o condão de demonstrar a importância de inserção dos nossos estudantes na política”, explicou a parlamentar, ressaltando que reconhece que há uma descrença generalizada na classe política, o que acaba por afastar os jovens das discussões sobre o tema. “Vimos que nos últimos tempos, tem crescido a procura deles por movimentos de várias esferas sociais, mas na política partidária, ainda, é incipiente”, completou Maria.

Maria do Carmo I – A senadora Maria do Carmo Alves (UB) ressaltou a importância da Medida Provisória 1.077/2021 que cria o Programa Internet Brasil. A matéria, já aprovada pela Câmara Federal, propõe a garantia de acesso gratuito à internet, em banda larga móvel, aos alunos da educação básica da rede pública de ensino. Para ter direito ao benefício, os estudantes devem pertencer a famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), inclusive os alunos matriculados nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas.

Maria do Carmo II – “Nós acompanhamos a dificuldade que milhões de estudantes brasileiros enfrentaram neste período de pandemia da Covid-19. Sem acesso à internet e, muitas vezes sem sequer ter um computador, muitos ficaram prejudicados na escola, pois não tiveram como acompanhar as aulas remotas”, disse Maria do Carmo. Para ela, o Programa repara um pouco da injustiça social, amplificada especialmente no momento pandêmico. O acesso, explicou a senadora sergipana, deverá ser garantido aos alunos através da distribuição de chip, pacote de dados ou dispositivo de acesso, principalmente celulares. O direito poderá ser concedido a mais de um aluno por família.

Emília Corrêa I – Está em tramitação, na Câmara de Municipal de Aracaju (CMA) de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriota) o Projeto de Lei(PL) 78/2022, que propõe a criação do Programa de Apadrinhamento Afetivo de Idosos. O objetivo é acolher, amparar e resgatar o respeito aos idosos que residem em entidades assistenciais públicas ou privadas do município.

Emília Corrêa II – “É um projeto simples, mas muito significativo. Todos nós sabemos da importância e a diferença que faz na vida de um idoso a convivência sadia com outras pessoas nessa fase da vida. Auxilia na melhora da saúde mental, previne a depressão, evita o sedentarismo, entre outras vantagens. Fatores essenciais que eles possam se sentir acolhidos e especiais, é exatamente essa a ideia”, afirmou a autora.

Emília Corrêa III – A parlamentar explicou que esse apadrinhamento acontecerá, caso o projeto seja aprovado, mediante autorização e, em dias específicos. “Seriam alguns momentos de lazer em finais de semana, feriados ou datas comemorativas; possibilitando, às esses idosos um pouco de atenção e afeto para quem, muitas vezes, é desprezado pela própria família, mesmo assim, isso só será permitido com a autorização legal  do familiar ou da entidade em que o idoso reside”, pontuou.

Iran Barbosa I – O deputado estadual Iran Barbosa (PSOL) relatou a visita de trabalho que fez à comunidade do Loteamento Recanto da Paz, antiga Malvinas, localizado no bairro Aeroporto, na capital sergipana, onde dialogou com lideranças comunitárias e com moradores, ouvindo as suas preocupações em relação a um projeto da Administração Municipal de Aracaju que contempla a regularização fundiária e a urbanização daquela área.

Iran Barbosa II – De acordo com o parlamentar, o Loteamento Recanto da Paz é uma ocupação antiga que cresceu próximo do Aeroporto Santa Maria, carente de tudo, e muitas famílias que lá vivem são ainda remanescentes dos primeiros ocupantes da área. “Trata-se de uma comunidade com uma história muito sofrida que cresceu carente de todo tipo de política pública, com problemas de saneamento, de abastecimento de água, de energia, de acesso de carros em função da irregularidade das ruas. Há um grande abandono ali”, descreveu o parlamentar.

 Laércio Oliveira I – O deputado federal Laércio Oliveira está empenhado na realização de dois importantes projetos de infraestrutura turística de Nossa Senhora da Glória e Itabaianinha. Ele esteve com o ministro do Turismo Carlos Brito para apresentar dois projetos importantes de infraestrutura turística. O de Glória é um projeto de Agroturismo aproveitando o potencial leiteiro da cidade que pode ser incluída na rota dos Canyons de Xingó. A criação de uma área estruturada foi apresentado pela prefeita Luana Oliveira.

Laércio Oliveira II – Já a deputada estadual Janier Mota apresentou um projeto de restauração do prédio, da antiga estação ferroviária, resgatando a história do município. “Além de proteger o passado, estamos focados no futuro, visto que o local passa a ser atrativo turístico para o município”, afirmou Janier. “A ideia é criar uma área de lazer, com campo de múltiplo uso, playground, espaço educativo, instalação de biblioteca e museu. Se tornaria um espaço para geração de emprego e renda e também para o turismo”, explicou o parlamentar sobre o projeto de Itabaianinha.

Laércio Oliveira III – Brito orientou os passos que tem que ser dados para o avanço das obras e reafirmou o compromisso do Ministério do Turismo com o investimento em infraestrutura. “São mais de 3.200 obras em andamento somente nessa pasta na atualidade. Com uma melhor estrutura, esses destinos passam a oferecer uma melhor experiência para o visitante”, explicou.

 Alô Itabaianinha! – Um pouco antes, o deputado esteve junto com Janier na diretoria de Infraestrutura Ferroviária para propor a municipalização do prédio da ferrovia de Itabaianinha, que pertence à União. “O objetivo é restaurar o prédio, que está abandonado para resgatar e preservar a história do local. As estações ferroviárias tem sempre muita história. Além de proteger o passado, estamos focados no futuro, visto que o local passa a ser atrativo turístico para o municipio”, disse Laércio.

Alinhamento – O diretor de Infraestrutura ferroviária Ariston Ayres Rodrigues afirmou que a ideia vem no mesmo sentido que o Dnit quer alinhar, buscando a parceria com os municípios e que já houve cessão e restauração de outras estações de trem para se tornarem destino turístico, a exemplo de Campina Grande, onde existe o trem do forró. Também participaram da reunião vereadores de Itabaianinha, a exemplo do famoso Zé Miúdo Anão, que viralizou na internet depois que Bolsonaro o colocou nos ombros.

Kitty Lima I – “Conscientizar é a melhor forma de educar a nossa sociedade sobre a gravidade da violência contra os animais para que possamos pôr um fim a essa triste realidade”. Foi com essas palavras que a deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) avaliou a importância da campanha Abril Laranja durante ação promovida pela parlamentar em Nossa Senhora das Dores. O mês alusivo é um movimento criado pela Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais (ASPCA) que dedica ao mês de abril ações para sensibilizar, conscientizar e prevenir a crueldade contra animais.

Kitty Lima II – Em Sergipe, desde 2019, o Abril Laranja foi transformado em lei graças a iniciativa da deputada Kitty Lima, e a partir de então, o Governo de Sergipe tem que promover ações de conscientização contra esse tipo de crime que, infelizmente, é cometido diariamente contra os animais. Protetora dos animais e legítima representante da causa animal no parlamento sergipano, Kitty Lima tem a luta pela garantia dos direitos e da vida animal como uma missão de vida. Durante o mês de abril, a parlamentar estará visitando diversos municípios sergipanos levando conscientização sobre os reflexos deste tipo crueldade para os animais, para a sociedade e para aqueles que cometem esse crime.

Zezinho Sobral I – Apoiador do setor produtivo e comprometido com o desenvolvimento da agricultura em Sergipe, o deputado estadual Zezinho Sobral (PDT) participou do Encontro de Gestores das Ceasas do Brasil, no auditório da Câmara de Dirigentes dos Lojistas (CDL), na capital. Promovido pela Central de Abastecimento de Aracaju (Ceasa), em parceria com a Associação Brasileira das Centrais de Abastecimento (Abracen), o encontro aconteceu pela primeira vez no Nordeste e reuniu administradores de Sergipe, Bahia, Alagoas, Paraná, Rio Grande do Sul e outros estados.

Zezinho Sobral II – “Sempre digo que é o campo que alimenta a cidade. Durante a pandemia, a Ceasa não parou e foi um dos responsáveis em abastecer as famílias, entidades, hospitais, etc. São mais de 700 famílias que estão, direta ou indiretamente, envolvidas no dia-a-dia da Ceasa. Esse evento foi um importante intercâmbio de informações e conhecimentos para que todos se aprimorem para agregar às novas práticas e fortalecer esse trabalho tão importante que gera muitos empregos e renda”, destacou Zezinho Sobral.

 Zezinho Sobral III – O deputado estadual Zezinho Sobral reafirmou o compromisso com a atividade e com todos os profissionais que fazem a Ceasa, colocando o mandato na Assembleia Legislativa sempre à disposição para aprofundar discussões voltadas para políticas públicas e estruturantes para agregar no setor da economia e de abastecimento de hortifrutigranjeiros.Exclusiva! – Falando em Zezinho Sobral, algo inusitado parece acontecer na eleição de 2022, mais precisamente no município de Laranjeiras: a informação é que as duas Fazendas (Varzinhas e Boa Sorte), tradicionalmente adversárias políticas, desta vez estarão unidas, com os grupos possivelmente votando no líder do governo para deputado estadual.

Alô Laranjeiras! – O entendimento passaria com o apoio de parte da Família Franco (Usina Pinheiro), como contrapartida, pode-se formalizar um grande entendimento visando a disputa pela prefeitura de Laranjeiras em 2024. Nas redes sociais de moradores do município o assunto já começa a ser “ventilado”.

Bomba! – Nos próximos dias ocorrerá no município de Cumbe uma licitação que tem deixado muita gente com os olhos bem abertos! Por se tratar de contratação de empresa para prestação de serviços, onde muitas das vezes o inexplicável acontece, a aposta dos empresários é que o município dê um “show de transparência e respeito à legislação”, evitando assim, relevantes prejuízos aos cofres públicos!

Alô Itaporanga! – A secretária municipal de Itaporanga d’Ajuda, Emanuely Carvalho Hora, participou da 3ª MOSTRA “SERGIPE, AQUI TEM SUS”, realizada no Quality Hotel Aracaju e organizada pelo Conselho Estadual de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e governo do estado de Sergipe. O evento contou com a apresentação de experiências exitosas em saúde idealizadas e executadas pelos municípios sergipanos e Itaporanga teve destaque entre os 62 projetos cadastrados, ficando na 10ª posição.

Redução do déficit – A secretária Emanuelly Hora realizou a apresentação do projeto que implantou no município e tem contribuído para diminuir o déficit farmacêutico da população. “A Assistência Farmacêutica Ampliada oferta medicamentos que a população tem necessidade, porém, não estão incluídos no componente básico, a lista Rename, que é de responsabilidade do município, e nem no componente especializado, que é de responsabilidade do estado. Nós fizemos a vinculação dessa população a um cadastro no Serviço Social tendo como base uma lei municipal para pessoas com vulnerabilidade social e econômica”, explicou.

Emanuelly Hora – Falando sobre o projeto, Emanuelly contou sobre os passos que o munícipe deve seguir para ser beneficiado. “A partir da realização de um cadastro na Assistência Social, analisamos os dados fornecidos e fazemos a autorização através de uma portaria da Secretaria Municipal de Saúde, que consiste na liberação da medicação via revista ABCFARMA, pela farmácia credenciada”, salienta a gestora. No ano passado foram 487 pessoas beneficiadas e, além dos medicamentos, foram incluídos também suplementos alimentares.

Centro de Estética – Dentro da ascensão do mercado de Estética no Brasil, o Centro Teresa Cristina está virando referência nos tratamentos estéticos em Sergipe com a chegada do Lavieen, uma das mais modernas tecnologias a laser, garantindo excelente performance para o tratamento de manchas faciais e corporais, rugas finas, poros, acnes, cicatrizes, reconstrução da textura da pele e procedimentos contra perda de cabelos.

Tecnologia Lavieen – O Lavieen é muito requisitado por ser também o único laser que traz o efeito de BB LASER por meses, com o tratamento exclusivo da epiderme. Com 15 anos de experiência no mercado, Teresa Cristina vem investindo muito em modernos equipamentos com o objetivo de oferecer a maior satisfação para os pacientes que buscam o Centro de Estética.

Teresa Cristina I – “O processo do embelezamento imprime personalidade em cada conduta e pra isso os esforços não são medidos para trazer o que há de mais moderno. A Clínica inova mais uma vez trazendo de forma pioneira um novo laser, o Lavieen. A tecnologia proporciona resultados mais precisos para os tratamentos de manchas faciais (melasma) e corporais”, destaca a empresária.

Teresa Cristina II – Teresa Cristina ainda acrescenta que a tecnologia também “atua maravilhosamente bem na melhora textura da pele, auxiliando na redução da rotina com o uso de produtos em casa. Ele é o próprio skincare tecnológico”. A tecnologia Lavieen proporciona um efeito como se as pacientes já estivessem maquiadas, sem que tenham usado nenhum produto, já que o laser uniformiza o tom e a textura da pele.

Onde achar? –A sede do Centro de Estética Teresa Cristina fica situado no Horizonte Jardins, na Avenida Dr. José Machado de Souza, 120, sala 1129, no bairro Jardins, em Aracaju. Mas o seu grupo atende nas cidades de Estância, Itabaiana, Lagarto e Própria . Agende seu atendimento pelo (79) 99932-1676.

Hospital de Cirurgia – Referência na assistência de alta e média complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe e em franca reestruturação administrativa e assistencial – desde o início da Intervenção Judicial em novembro de 2018 –, o Hospital de Cirurgia completa no mês de maio 96 anos de história. Para celebrar esta data especial, a instituição promoverá uma Missa em Ação de Graças nesta segunda-feira (2), a partir das 15h30, no pátio do hospital, localizado na Dom Bosco.

Sessão Especial – E as celebrações pelos 96 anos de fundação do Hospital de Cirurgia não param por aí. A Câmara Municipal de Aracaju, atendendo ao requerimento do vereador Cícero do Santa Maria, realizará uma sessão especial também nesta segunda-feira (2), a partir das 9h, no Plenário da Casa Legislativa, em comemoração ao aniversário da instituição hospitalar.

Formação profissional – Mais do que formar músicos, a Orquestra Jovem de Sergipe é um instrumento de desenvolvimento social e profissional para crianças e jovens dos bairros 17 de Março e Santa Maria, em Aracaju. Cerca de 600 alunos já passaram pelo projeto que conta com o apoio da Energisa desde 2014. A Orquestra Jovem oferece aulas de canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo, percussão, flautas e teoria musical, com aulas individuais e em grupo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no Espaço Cuidar e no Instituto Rahamim, todos localizados no bairro Santa Maria. Atualmente, a instituição atende 280 crianças e jovens.

Said Hassan – O aluno de contrabaixo, Said Hassan, faz parte do projeto desde 2018 e conta como a Orquestra mudou a sua vida. “O projeto me fez ver o mundo de outra forma e me fez ver que tudo gira em torno da música, e isso me fez ser mais feliz. A Orquestra me trouxe novos amigos, uma nova perspectiva de vida, me deixou mais sociável. É um lugar onde eu me sinto bem, feliz, abraçado e acolhido”, afirma.

Eder Getirana – O coordenador geral da Orquestra, Eder Getirana, destaca a importância da parceria com a Energisa para manter as atividades do projeto. “O apoio da Energisa é fundamental para a execução do Projeto, sem o recurso da Energisa, que está conosco desde o primeiro ano do Projeto (2014), ele estaria em vias de ser inviável. Então, é imprescindível o apoio da Energisa, pois garante o funcionamento e aprimoramento do Projeto que é tão importante para estes jovens e suas famílias”, enfatiza Eder.

Sobre a Orquestra Jovem – A Orquestra Jovem de Sergipe é um projeto realizado pelo Instituto Banese e Governo de Sergipe, com o patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo. A iniciativa conta com recurso do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de apoio cultural do Banese e do Banese Card, além do apoio do Instituto Marcelo Déda, da Prefeitura Municipal de Aracaju e do Instituto Rahamim.

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Brasileiras: 1/5 já sofreu ameaça de morte dos ex e atuais parceiros

    No Brasil, duas em cada dez mulheres (21%) já foram [...]

  • Programa Sementes do Futuro melhora produtividade e garante segurança alimentar aos agricultores sergipanos

    Na comunidade Lagoa do Roçado, em Monte Alegre, alto sertão [...]

  • Teo Santana esclarece desconforto no WE LOVE PAGODE, responsabiliza a casa de eventos e pede desculpas ao público

    A Teo Santana Produções & Eventos vem a público apresentar [...]

  • Mercado financeiro reduz para 4,63% expectativa de inflação para 2024

    As expectativas do mercado financeiro relacionadas à inflação estão mais [...]

  • Fanese promove encontro inédito integrando cursos em debate sobre Direito à Cidade

    O direito à cidade é um tema central para repensarmos [...]