Os revendedores de combustíveis de todo o país vão exibir os preços com duas casas decimais e não mais com três, como acontece atualmente. A medida passa a valer a partir do próximo dia 7. É o que determina a Resolução nº 858/2021, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que deu prazo para as revendedoras se adequarem até essa data.

Segundo informou hoje (2) a ANP, o objetivo da mudança é deixar o preço do combustível mais preciso e claro para o consumidor, alinhado-o com a expressão numérica da moeda brasileira. Os preços deverão ser exibidos com duas casas decimais, tanto no painel de preços quanto nos visores das bombas abastecedoras.

A ANP salientou, entretanto que, nas bombas, será permitido que o terceiro dígito seja mantido, desde que seja zero e fique travado no momento do abastecimento. A agência entende que, dessa forma, os postos não precisarão trocar os módulos das bombas, o que poderia acarretar custos aos agentes econômicos. Como a terceira casa decimal estará zerada e travada, a percepção é que não haverá dúvidas e que o objetivo da regra, que é dar clareza aos consumidores.

A agência avaliou que essa mudança não implicará em impactos no valor final dos preços dos combustíveis, uma vez que ela não trará custos relevantes aos revendedores, nem restrições aos preços praticados.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Alese estará na Conferência do Texas para discutir futuro do setor de Petróleo e Gás

    A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) estará representada em um [...]

  • UFS abre concurso com edital histórico que reserva 30% das vagas para candidatos negros

    A Universidade Federal de Sergipe (UFS) está com inscrições abertas, [...]

  • SMTT de Aracaju: confira o que muda no trânsito da Beira-Mar a partir deste sábado, 3

    A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju [...]

  • Desembargadora Iolanda Guimarães assume o Governo do Estado

    Em solenidade disputada, o governador Fábio Mitidieri transmitiu, nesta sexta-feira, [...]

  • Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º

    Os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto Nacional [...]