A Câmara Municipal de Aracaju aprovou nesta semana o projeto de lei de autoria da vereadora Emília Corrêa (Patriotas), que prevê a Semana de Conscientização da Epilepsia. Como forma de desmistificar o preconceito contra a doença e disseminar informações sobre ela, o projeto prevê a inclusão da semana no Calendário Oficial de Aracaju, direcionando, anualmente a última semana do mês de março, para atividades voltadas para conscientizar, prevenir e informar os cidadãos a respeito desta patologia.
Epilepsia é uma doença em que há perturbação da atividade das células nervosas no cérebro, causando convulsões. Em algumas vítimas da síndrome, ela se manifesta na forma de crises, algumas mais fracas, outras mais sérias. A origem está em problemas no parto, quedas que tenham afetado o sistema nervoso e malformação do córtex cerebral.
“O projeto é de caráter social e de uma simplicidade grande. Mesmo com a atualização da coisas, ainda precisamos, hoje em dia, trabalhar com a conscientização. Parece que a gente não sai dessa fase. Não é diferente nesse caso. Além do preconceito, que é assustador. O esforço é justamente derrubar esses estigmas de uma sociedade que ainda se assusta – e discrimina –quem sofre com a epilepsia”, pontuou a autora do projeto.
A vereadora Emília Corrêa reforçou ainda a importância do projeto explicando que a patologia não é contagiosa, afeta milhões de pessoas, e, ainda assim, muitas pessoas não entendem ou não sabem lidar com a situação. “Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em todo o mundo, são mais 50 milhões de pessoas afetadas. A maioria dos casos, as crises desaparecem de maneira espontânea, mas tendem a se repetir em períodos aleatórios. Não é todo mundo que sabe lidar com a situação, ao presenciar, por exemplo. O projeto surge para minimizar os efeitos relacionados ao sentimento de exclusão e baixa autoestima, determinados pelo preconceito que cerca essas pessoas”, concluiu.
O projeto segue para a sanção do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT).

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Aracaju 171 Anos: Polícia Municipal faz segurança das festividades e amplia presença na capital

    Durante as comemorações pelos 171 anos de Aracaju, a Polícia [...]

  • Em clima de final de Copa, Brasil se prepara para noite do Oscar

    Faltando poucos dias para a cerimônia do Oscar, o Brasil [...]

  • BPATI realiza apreensões e prisões por tráfico em Siriri, Itabaianinha e Lagarto

    A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Batalhão de [...]

  • Centro Cultural Palácio-Museu Luiz Antônio Barreto abre exposição Esquecimento, de Alessandra Santos

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade [...]

  • Lacen acompanha circulação de vírus respiratórios e reforça vigilância laboratorial em Sergipe

    O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade [...]