A taxa de desemprego no país ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro deste ano. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado é o menor para o período desde 2016, quando atingiu 9,6%.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) foram divulgados nesta sexta-feira (18).

No trimestre encerrado em janeiro de 2021, a taxa era de 14,5%. Ainda de acordo com o IBGE, a taxa observada no trimestre encerrado em janeiro deste ano ficou abaixo da observada no trimestre finalizado em outubro de 2021 (12,1%).

A população desocupada ficou em 12 milhões de pessoas. 6,6% abaixo do trimestre anterior (menos 858 mil pessoas) e 18,3% abaixo do trimestre encerrado em janeiro de 2021 (menos 2,7 milhões de pessoas).

No trimestre encerrado em janeiro deste ano, população ocupada no país chegou a 95,4 milhões. Altas de 1,6% em relação a outubro (mais 1,5 milhão de pessoas) e de 9,4% ante janeiro de 2021 (mais 8,2 milhões).

O nível da ocupação, que é o percentual de pessoas ocupadas na população com idade para trabalhar, ficou estimado em 55,3%. O resultado é 0,7 ponto percentual acima do registrado no trimestre anterior (54,6%) e 4,3 pontos percentuais acima que no mesmo período de 2021 (51,1%).

 

Com informações da Agência Brasil.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Governo define regra para reavaliação de BPC de pessoa com deficiência

    Novas regras para a reavaliação de pessoas com deficiência (PCD) [...]

  • Dino rebate EUA e diz que não cabe a embaixadas monitorar Justiça

    O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou [...]

  • Lula sanciona lei do licenciamento ambiental com 63 vetos

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira [...]

  • Animação do forró tradicional segue na Segundona do Turista

    O ciclo junino já chegou ao fim, mas na histórica [...]

  • Aracaju será palco do Campeonato Mundial de Beach Tennis com participação de sete países

    De 12 a 17 de agosto, a praia da Cinelândia, [...]