A União Europeia (UE) aprovou formalmente nesta terça-feira (15) novo pacote de sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, que inclui vetos de investimentos no setor de energia, exportações de bens de luxo e importações de produtos siderúrgicos.

As sanções, que entram em vigor após a publicação no Diário Oficial da UE ainda hoje, também congelam os ativos de mais líderes empresariais que apoiam o Estado russo, incluindo o proprietário do clube de futebol Chelsea, Roman Abramovich.

A Comissão Europeia informou, em comunicado, que as sanções incluem “proibição abrangente de novos investimentos no setor de energia russo”.

A medida atingirá as importantes petrolíferas Rosneft, Transneft e Gazprom Neft, mas os membros da UE ainda poderão comprar petróleo e gás delas.

Também haverá proibição total de transações com algumas empresas estatais russas ligadas ao complexo militar-industrial do Kremlin, disse o Executivo da UE.

O bloco chegou a acordo preliminar sobre as novas sanções nessa segunda-feira, e nenhuma objeção foi levantada antes do prazo acordado.

Estima-se que o veto das importações de aço da Rússia afete 3,3 bilhões de euros (US$ 3,6 bilhões) em produtos, segundo a comissão.

As empresas da UE também não poderão exportar bens de luxo com valor superior a 300 euros, incluindo joias. As exportações de carros que custem mais de 50 mil euros também serão proibidas.

O pacote proíbe as agências de classificação de crédito da UE de emitir classificações para a Rússia e para empresas do país.

As últimas sanções seguem três rodadas de medidas punitivas que incluíram o congelamento de ativos do Banco Central russo e a exclusão do sistema bancário SWIFT de alguns bancos russos e bielorrussos.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Campanha usa linguagem gamer para alertar sobre cigarro eletrônico

    Uma campanha que utiliza a linguagem gamer para alertar sobre [...]

  • Prefeito em exercício, Ricardo Marques, participa do Sermão do Monte e deseja uma Feliz Páscoa aos aracajuanos

    O prefeito em exercício, Ricardo Marques, participou da 27ª edição [...]

  • Governo de Sergipe dá passo histórico na modernização da infraestrutura pública com lançamento da metodologia BIM

    O Governo do Estado realiza na terça-feira, 22, das 14h [...]

  • Vacinas mais modernas podem prevenir nova pandemia

    A possibilidade de a gripe aviária se tornar uma pandemia [...]

  • Simulador de Aposentadorias já teve mais de 500 mil acessos

    O Simulador de Aposentadorias d a plataforma SOUGOV.BR , gerida pelo Ministério da [...]