O Município de Tomar do Geru, no Sul Sergipano, tem sido destaque negativo em relação ao vacinômetro divulgado, diariamente, pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O vacinômetro exibe os percentuais referentes ao progresso da vacinação nos municípios, tanto na aplicação da primeira dose, quanto na aplicação da segunda dose da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), levando em conta a estimativa do Censo para o ano de 2020. Até sexta-feira (4), em relação à aplicação da primeira dose da vacina, o vacinômetro apontou que Graccho Cardoso e Arauá ocupavam a primeira posição com 97% da população vacinada. O município de Tomar do Geru está na última colocação com 71%. Em relação à aplicação da segunda dose/única, os municípios de Malhada dos Bois e Graccho Cardoso ocupavam a primeira colocação com 81% da população vacinada. Tomar do Geru continuou em último lugar com 58% (nível crítico) da população imunizada. 

 

De acordo com a SES, 4.709.348 doses de vacinas foram enviadas aos municípios. Destas, 1.900.959 foram aplicadas como primeira dose; 1.619.795 como segunda dose; 40.125 como dose única e 675.992 como dose de reforço. A cobertura vacinal no Estado de Sergipe está em 83,71% referente à primeira dose e 71,58% relacionado à imunização completa.

A secretária municipal de Saúde de Tomar do Geru, Marinalva Reis dos Santos, disse que muitas pessoas estão recusando a vacina, o que tem dificultado a mudança no índice no vacinômetro estadual. “Constantemente recebo ofícios da Promotoria Pública do Município, mas o pessoal não quer se vacinar. A gente está vacinando todos os dias, fazendo divulgação, levando aos povoados, mas mesmo assim, poucas pessoas comparecem. Na última quinta-feira nossa equipe estava vacinando das 18h até às 21h. Mas, a rejeição é demais. Inclusive, criamos um termo de recusa para aqueles que não querem se vacinar. Pois levaremos, por meio de ofício ao MP, a relação de todos que estão recusando a vacina durante a busca ativa”, afirmou.

 

Secretária Marinalva Reis dos Santos (Foto: Divulgação)

A secretária disse que a vacinação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 16h e das 18h às 21h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e dos povoados. “A vacina também é levada quando ocorre atendimento médico em uma comunidade que não possui UBS. Na oportunidade, os agentes de saúde divulgam a vacinação em aviso porta a porta”, completou a gestora da Saúde de Tomar do Geru.

 

“Sobre as estratégias, realizamos a busca ativa, principalmente nas localidades mais distantes. Os agentes de saúde estão conversando com os moradores para identificar os motivos do não comparecimento ao posto de vacinação. Acredito que em março os nossos índices melhorem, pois vamos intensificar a campanha de vacinação por meio de mutirões na sede e nos povoados”, completou a secretária Marinalva Reis dos Santos.

 

Até o dia 4 de março, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Tomar do Geru, 1.331 pessoas testaram positivo para a Covid-19, porém nenhum caso ativo foi identificado até a divulgação do boletim. O município registrou 28 óbitos desde o início da pandemia. A Secretaria informou ainda que 19.972 doses foram aplicadas desde o ano de 2021 até o dia 3 de março de 2022.

 

Por Keizer Santos

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • MEC destina R$ 79,7 mi para promover equidade racial no País

    Há 21 anos, a Lei nº 10.639/2003 tornou obrigatório o [...]

  • Brasil e China firmam acordo para exportação de gergelim

    O Brasil e a China assinaram um acordo histórico para [...]

  • Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29/11

    O prazo para microempreendedores, microempresas e empresas de pequeno porte [...]

  • Fraudes em ambiente digital: Brasil registra uma tentativa a cada 3 segundos no primeiro semestre

    No primeiro semestre de 2024, a cada três segundos houve [...]

  • É falso conteúdo dizendo que parcela de janeiro do Bolsa Família será paga junto à de dezembro

    O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate [...]