Marcelo Queiroga participará de reuniões na Opas e na ONU

“Falarei sobre avanços do país na vacinação contra a covid-19; que o Brasil distribuiu mais de 430 milhões de doses de vacina, tendo mais de 70% de sua população com a segunda dose da vacina [aplicada]; e que não houve colapso no sistema de saúde após a chegada da variante Ômicron”, adiantou o ministro nesta manhã, ao participar da cerimônia de lançamento do Plano de Enfrentamento das Mortalidades Materno e Infantil.

Missão oficial

A ida do ministro aos Estados Unidos faz parte de uma missão oficial com reuniões na Opas, no dia 24, em Washington, e na sede das Nações Unidas, em Nova York, no dia 25. O retorno ao Brasil está previsto para o dia 26.

O ministro se encontrará com a diretora-geral da Opas, Carissa Etienne, com quem discutirá a cooperação do Brasil para o enfrentamento da pandemia com países vizinhos, a estruturação do Sistema Único de Saúde (SUS) e o fortalecimento da capacidade de vigilância em saúde que, segundo o ministério, é focada em prevenção, prontidão e resposta a futuras emergências de saúde.

De acordo com a pasta, também serão abordados temas como a capacidade do país para expansão e fortalecimento do complexo industrial de saúde, visando autossuficiência na produção de insumos, e a cooperação com outras nações.

O encontro promovido pela ONU reunirá chefes de Estado e autoridades convidadas de vários países para debater “os desafios ainda existentes para a produção e distribuição de vacinas covid-19 pelo mundo e buscar maneiras de contemplar países com baixa cobertura vacinal”.

Ainda segundo o ministério, Queiroga se encontrará, no dia 26, com o presidente da Fundação de Pesquisa Cardiovascular da Universidade de Columbia, Juan Granada, “para trocar informações e conhecer mais detalhes sobre as pesquisas conduzidas neste setor”.

Por Pedro Peduzzi – Repórter da Agência Brasil – Brasília – Edição: Fernando Fraga

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Mobilização nacional dos conservadores foi muito maior no 7 de setembro

    Mesmo com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), temporariamente inelegível e [...]

  • NORBERTO PINTO – “Existem valores e bandeiras que precisam ser defendidos em todas as esferas”

    Pastor explica que “preconceito velado” com as Igrejas é por [...]

  • Editorial – Instabilidade política “sepulta” independência e harmonia entre os Poderes

    O ambiente de instabilidade que vivenciamos em nosso País, cada [...]

  • Governo entrega cartões CMais Mulher a municípios do centro-sul e promove ações para mulheres no ‘Sergipe é aqui’

    Uma agenda cheia de benefícios para as mulheres da região [...]

  • Covid-19 não desapareceu e casos continuam ocorrendo, alerta médico

    O presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), Alberto Chebabo, [...]