A Prefeitura de Aracaju mantém o cultivo de mudas no Horto Florestal Municipal, localizado no Parque da Sementeira. Dentre os diversos tipos de mudas cultivadas no local, que é gerido pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), estão as plantas medicinais, as quais são distribuídas à população.

Segundo a analista ambiental do Horto, Cleudes dos Santos, esse cultivo é feito com base na Relação Nacional de Plantas Medicinais de interesse ao Sistema Único de Saúde (RENISUS) e, também, está de acordo com o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos e com as Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC).

“O RENISUS define a utilização de 71 espécies de plantas medicinais com indicação de uso seguro, com eficácia e qualidade comprovada para a população por meio da planta in natura, dos fitoterápicos e de serviços relacionados à fitoterapia no SUS. Isso visa o resgate das práticas populares e tradicionais na promoção da saúde”, explica Cleude

A analista destaca que algumas das mudas de espécies medicinais que são entregues à população já estão consolidadas para uso popular. “A exemplo do capim santo, funcho, que apresenta funções semelhantes à erva doce; boldo brasileiro; hortelã graúdo; babosa ou aloe vera; manjericão; cana do brejo; erva cidreira; camomila; alfavaca; folha da fortuna, que apresenta funções semelhantes ao saião, dentre outras”, pontua Cleude.

Cultivo e distribuição
De acordo com o coordenador do Horto Florestal, Vitor Melo, o local conta com matrizeiros com uma série de plantas medicinais. “Para as plantas medicinais, podemos tanto semeá-las em bandejas de isopor, quanto reproduzi-las pelo processo de estaquia. Quando elas estão prontas, colocamos em um saquinho para passar a toda a população”, diz.

O coordenador salienta que, no momento, não há mais restrição e a população pode entrar livremente no Parque da Sementeira para adquirir sua muda. “Com a flexibilização do acesso ao parque para a entrada da população, voltamos a fazer as nossas doações de plantas de forma irrestrita”, afirma Vitor Melo, ao acrescentar que a iniciativa do Carro da Árvore é outra proposta que visa facilitar o acesso dos aracajuanos a essas mudas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Hemose reforça importância da doação de sangue com fator Rh negativo

      O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), gerido pela [...]

  • Prefeitura de Aracaju realiza audiência pública para discussão e elaboração do PPA 2026

    A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do [...]

  • Governo de Sergipe inicia nova etapa de entrega do CMais Mulher e amplia alcance social do programa

    Mais 425 mulheres vítimas de violência foram classificadas na nova [...]

  • Saúde entrega 3 mil kits de telessaúde e lança edital para expandir atendimento a distância

    O programa Agora Tem Especialistas inicia, na próxima semana, uma nova etapa [...]

  • Alese debate fortalecimento da agrobiodiversidade e resgate de sementes crioulas

    A Sala de Comissões da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) [...]