O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo e os deputados Zezinho Sobral, Diná Almeida, Luciano Pimetel, Janier Mota, Jairo de Glória, Zezinho Guimarães, Garibalde Mendonça e Capitão Samuel (licenciado), participaram no final da manhã desta segunda-feira, 23, da posse do ex-deputado estadual, ex-vereador e ex-secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, Zeca da Silva, que assume a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca (Seagri), em substituição a André Luiz Bomfim. A solenidade aconteceu no auditório do Palácio dos Despachos, com a presença de familiares, autoridades e servidores da Seagri.
De acordo com o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, o ex-secretário André Luiz está de parabéns pelo trabalho desenvolvido à frente da Secretaria de Agricultura. “André foi um grande secretário, fez sua parte e vai continuar no Governo em outro cargo e Zeca chega cheio amigos; é muito dinâmico, tem experiência política e administrativa; é muito trabalhador, entende de agricultura e eu tenho certeza absoluta que é um dos bons nomes em Sergipe para fazer parte do governo estadual. Só temos a ganhar com a escolha”, destaca Luciano Bispo.
O deputado Jairo de Glória afirmou que o nome de Zeca da Silva engrandece o Governo do Estado. “Pela grande quantidade de pessoas que vieram prestigiar a posse desse amigo; um nome representativo para o esatdo de Sergipe e Zeca tem muito a contribuir à frente da Secretaria de Agricultura. Um cara que já foi deputado, já foi secretário e agora vai assumir uma pasta muito importante e eu como sertanejo torço para que ele faça um grande trabalho para desenvolver cada vez o o estado de Sergipe, sobretudo a região do sertão”, ressalta.
O deputado Luciano Pimentel disse que a decisão do governador Belivaldo Chagas em fazer uma reforma no secretariado,com a expectativa de aprimorar mais ainda o trabalho desenvolvido na Secretaria de Agricultura. “Zeca é um homem preparado e que efetivamente tem muito a contribuir com o desenvolvimento do estado de Sergipe”, acredita.
Para o deputado Garibalde Mendonça, a Secretaria de Agricultura é uma das pastas mais importantes do estado. “E Zeca vem realmente para somar quanto aos projetos do governo Belivaldo Chagas. Acreditamos muito no tranalho de Zeca; quando esteve na Câmara de Vereadores de Aracaju mostrou que é competente, sabe o que fazer; é uma pessoa super preparada e com certeza a Secretaria de Agricultura está em boas mãos”, afirma.
A deputada Diná Almeida falou sobre a amizade que tem com Zeca da Silva. “Eu vim prestigiar a posse de Zeca a convite dele, que tem sido um amigo muito fiel a todos nós, inclusive à minha família. Conhecemos Zeca não é de agora; nunca o vimos com cara feia para atender ninguém e esse cargo que assume agora caiu muito bem, pois ele é agricultir, é fazendeiro, conhece as questões e vai ajdar muito à sociedade sergipana”, entende.
Segundo a deputada Janier Mota, a expectativa com a posse do novo secretário de agricultura é muito positica. “Já conheço Zeca há alguns anos; é um grande profissional, um menino do bem e eu tenho certeza que ele irá dar contribuição ao nosso estado com toda responsabilidade”, diz.
O líder do Governo na Alese, Zezinho Sobral ressaltou que seu mandato tem muitas pautas relacionadas à agro-pecuária, desde o ajustamente fiscal até leis ambientais, licenciamento e financiamento para a agricultura como um todo. “O Zeca é um cara preparado, que tem experiência e vivência no campo. Vive o dia a dia com o produtor rural; um jovem que já traz consigo a experiência de ser deputado, secretário e vereador. Tenho certeza que a escolha do governo será exitosa e que momentos importantes acontecerão no estado de Sergipe”, observa.
O deputado Zezinho Guimarães disse que o Governo acertou na escolha de um político e técnico como Zeca. “Eu rogo que a agricultura hoje tão importante não só para Sergipe mas para o Brasil, que ele possa efetivamente não só melhorar, mas conduzir a agricultura para novos destinos. Confesso que os números do passado não são muito bons e Zeca vai ter sabedoria para encontrar principalmente para as nossas culturas, um horizonte melhor”, enfatiza.
Discursos
Na solenidade, o ex-secretário André Luiz agradeceu ao governador por toda a carta branca e confiança depoistada no trabalho desenvolvido à frente da Seagri.
“Quero também agradecer aos parlamentares federais que ajudaram a desenvolver a agricultura (a exemplo de João Daniel), à Federação da Agricultura, aos movimentos sociais, aos deputados estaduais em nome do presidente Luciano Bispo e quero dizer que é uma satisfação e gratidão muito grande ao governador Belivaldo Chagas pela nova oportunidade em continuar trabalhando no governo e espero contibruir cada vez mais para o avanço do nosso estado, não só na agropecuária, mas en todos os setores e agradecer a todos os servidores da Seagri, da Cohidro, da Emdagro e do Pronese. Sempre buscamos o trabalho de forma transparente e baseada no diálogo, obtendo avanços na agricultura e eu espero de coração que Zeca consiga colocar a agricultura no lugar que realmente merece”, complementa.
Zeca da Silva garantiu que será um colaborador incansável do governador, em uma área que os conecta para além das atividades políticas. “Assumir a Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Pesca, no governo de alguém que ama esse setor tanto quanto eu é aquela coisa de que ‘faça o que ama e assim nenhum dos seus dias será marcado pelo trabalho, mas pelo amor e prazer de se dedicar ao que de fato gosta de fazer. Obrigado pela confiança governador Belivaldo e tenha a certeza de que com o seu apoio, muita dedicação e trabalho e com as bênçãos divinas, a safra será vitoriosa”, afirmou se destacando a importância dos servidores da administração direta, da Cohidro, Endagro e Pronese.
Por fim, o governador destacou a competência e dedicação de André Luiz anunciando que continuará na administração estadual.
“Fiz questão de convidá-lo pela sua competência, para que fique no governo participando da Secretaria Geral de Governo, como assessor técnico na área de planejamento e gestão. Continue nos ajudando e colaborando”, anuncia.
Quanto à Zeca, Belivaldo Chagas disse que experiência não lhe falta e a prioridade é a agricultura seja de maior ou menor porte, passando pela agricultura familiar e o agronegócio com o objetivo de fortalecer o homem do campo.
“Tenho certeza que o olhar de Zeca será para o todo, dialogando com o pequeno, fazendo com que o médio e o grande, fazendo com que Sergipe continue trilhando o caminho do desenvolvimento. A gente quer um agricultor, pecuarista, agronegócios fortes, com o aval do governo”, avisa.
Por Aldaci de Souza – Fotos: Joel Luiz