Pesquisa é do Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas

Pessoas com mais de 65 anos que são donas do próprio negócio têm mais facilidade para conseguir crédito junto aos bancos. De acordo com a 11ª edição da pesquisa “O Impacto da pandemia do coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), 66% dos empreendedores com mais de 65 anos, que procuraram as instituições financeiras, conseguiram empréstimos.

O resultado é superior à média geral, que é de 52%. E quando comparada com os empreendedores mais novos, a diferença é ainda maior. Entre os donos de pequenos negócios com até 24 anos, as respostas são positivas em 35% das solicitações.

Para o Sebrae, além da experiência de gestão, os bancos levam em consideração o histórico bancário na hora de conceder um empréstimo, o que influencia diretamente nesse resultado.

A pesquisa mostra que a taxa de sucesso no pedido de crédito aumenta conforme cresce a idade do empreendedor. Para o público de 36 e 45 anos, as respostas foram afirmativas em 51%; entre os de 46 e 55 anos, 53% de sucesso e entre a faixa de 56 e 65 anos, 57%.

Mulheres superam os homens
Além dos empreendedores da terceira idade, as mulheres também recebem mais respostas positivas do que os homens. Enquanto elas têm uma taxa de sucesso em 54% das solicitações, entre os homens, esse percentual cai para metade dos pedidos.

Segundo o Sebrae, desde abril do ano passado, as pesquisas de impacto têm detectado um aumento na solicitação e na concessão de crédito para os pequenos negócios. Em abril de 2020, 30% das empresas procuravam crédito, mas apenas 11% conseguiam uma resposta positiva. Já até maio de 2021, metade dos pequenos negócios já haviam recorrido a crédito e destes, 52% atingiram seu objetivo.

A expectativa da entidade é que a procura por crédito aumente ainda mais. Segundo a pesquisa, entre os empreendedores que procuraram crédito desde o início da pandemia, 45% deles recorreram às instituições financeiras em 2021.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Estácio lança curso de Odontologia com foco em tecnologia, inovação e prática

    O Centro Universitário Estácio amplia seu portfólio na área da [...]

  • Mais perto e mais rápido: como Sergipe reforçou a estrutura de urgência nos últimos três anos e meio

    Nos últimos três anos e meio, a rede de urgência [...]

  • Flávio da Direita Sergipana tem candidatura deferida pelo TRE e está apto para disputar vaga na Assembleia Legislativa

    O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) deferiu o registro [...]

  • Ministério institui programa para prevenir e reduzir mortes relacionadas ao trabalho

    Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil Entre as principais medidas está a investigação [...]

  • Aracaju participa do Startup Summit e busca novas conexões para inovação e negócios

    Aracaju participa pelo segundo ano consecutivo do Startup Summit, um [...]