Novo texto não interrompe ações vigentes como distribuição de tablets

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que institui a Política de Inovação Educação Conectada (Piec). A norma, publicada no Diário Oficial da União, visa difundir a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Entre outros pontos, segundo o texto, são princípios da Política de Inovação Educação Conectada a equidade das condições entre as escolas públicas da educação básica para uso pedagógico da tecnologia e a promoção do acesso à inovação e à tecnologia em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.

Também são preconizados o estímulo ao protagonismo do aluno e o incentivo à formação de professores e gestores em práticas pedagógicas com tecnologia e para uso de tecnologia.

O novo texto não suspende ações já vigentes como a lei, de junho de 2021, que prevê a distribuição de modens e tablets para alunos e professores da rede pública

Vetos

Entre os vetos ao texto está o que previa o apoio financeiro às escolas e redes de educação básica por meio de repasse de recursos federais. “Embora se reconheça a boa intenção do legislador, a propositura legislativa contraria o interesse público, uma vez que haveria a ampliação de despesas obrigatórias e não foi apresentada a compensação permanente”, ressalta a justificativa do veto.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Sergipe alcança pódio regional em Inovação no Ranking de Competitividade dos Estados

    Em 2025, o Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo [...]

  • INSS volta a exigir autorização judicial para empréstimo a incapaz

    O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) restabeleceu a necessidade de [...]

  • Aracaju encerra participação no Startup Summit e consolida presença no cenário nacional de inovação

    A participação de Aracaju no Startup Summit 2025, em Florianópolis, [...]

  • Governo de Sergipe celebra a diversidade e reafirma compromisso com inclusão na 24ª Parada LGBT+

    O Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura [...]

  • Encontro de Emília e Valmir em Itabaiana fortalece a oposição para 2026

    Contrariando diversos setores da imprensa que especularam, com veemência, um [...]