Novo texto não interrompe ações vigentes como distribuição de tablets

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que institui a Política de Inovação Educação Conectada (Piec). A norma, publicada no Diário Oficial da União, visa difundir a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Entre outros pontos, segundo o texto, são princípios da Política de Inovação Educação Conectada a equidade das condições entre as escolas públicas da educação básica para uso pedagógico da tecnologia e a promoção do acesso à inovação e à tecnologia em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais.

Também são preconizados o estímulo ao protagonismo do aluno e o incentivo à formação de professores e gestores em práticas pedagógicas com tecnologia e para uso de tecnologia.

O novo texto não suspende ações já vigentes como a lei, de junho de 2021, que prevê a distribuição de modens e tablets para alunos e professores da rede pública

Vetos

Entre os vetos ao texto está o que previa o apoio financeiro às escolas e redes de educação básica por meio de repasse de recursos federais. “Embora se reconheça a boa intenção do legislador, a propositura legislativa contraria o interesse público, uma vez que haveria a ampliação de despesas obrigatórias e não foi apresentada a compensação permanente”, ressalta a justificativa do veto.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Convenção de Vendas da Cohab Premium reconhece resultados históricos e destaca desempenho da equipe

    A Cohab Premium realizou, na última sexta-feira, 3 de julho, [...]

  • Após sucesso de público, Jorge Vercillo retorna a Aracaju para apresentação especial no Dia dos Pais

    O sucesso da primeira apresentação em Aracaju trouxe Jorge Vercillo [...]

  • Social Sem Filtro promove masterclass sobre estratégias de conteúdo humanizado com Henry Farias

    Criar conteúdos que geram conexão, despertam confiança e ajudam a [...]

  • Descubra Aracaju movimenta quatro pontos da capital; confira a programação

    O Descubra Aracaju segue movimentando diferentes bairros da capital com [...]

  • Eleições 2026: começa prazo para juízes nomearem mesários e apoio logístico

    A Justiça Eleitoral (JE) deu início, no último dia 7, [...]