Medida vale para consumidores de baixa renda

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (15) que vai prorrogar por mais três meses a proibição de corte de energia por inadimplência para os consumidores de baixa renda. A informação foi repassada pelo diretor-geral da Aneel, André Pepitone, durante audiência na Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados para tratar da crise hídrica no país.

Em março, a Aneel havia decidido suspender o corte de energia por inadimplência para esta faixa de consumidores até 30 de junho. Com a prorrogação aprovada nesta terça-feira, a proibição vai valer até o fim de setembro.

A medida não isenta os consumidores do pagamento pelo serviço de energia elétrica, mas tem como objetivo garantir a continuidade do fornecimento para os que, em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), não têm condições de pagar a sua conta.

Decisão beneficiará 12 milhões de famílias
A iniciativa, segundo a Aneel, deve beneficiar aproximadamente 12 milhões de famílias, que estão inscritas no Cadastro Único, com renda mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa. Também terão direito ao benefício famílias com portador de doença que precise de aparelho elétrico para o tratamento, com renda de até três salários mínimos, assim como famílias com integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

“Essas ações vêm permitindo resguardar o consumidor de energia elétrica mais carente, sem que haja o comprometimento econômico e financeiro das concessionárias dos serviços de distribuição”, disse Pepitone.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Revisão do Plano Diretor incorpora tecnologia, prevenção de riscos e adaptação às mudanças climáticas

    Elaboração inédita da Carta Geotécnica, atualização do Estudo Geoambiental e [...]

  • Novembro Azul: especialista em retina alerta para risco de cegueira em pacientes com diabetes

    O mês de novembro, marcado pela campanha Novembro Azul de [...]

  • Maratona de Aracaju celebra edição histórica e se prepara para estreia internacional em 2027

    A Maratona de Aracaju Banese Card encerrou sua edição de [...]

  • Novembro Azul reforça a importância da conscientização sobre o câncer de próstata e dos cuidados com a saúde do homem

    O Novembro Azul é uma campanha de conscientização e incentivo [...]

  • Atendimento rápido ao infarto pode salvar vidas e evitar sequelas

    O infarto agudo do miocárdio atinge, anualmente, entre 300 mil [...]