DO traz portaria que prevê a criação e fabricação de 13 satélites

Diário Oficial da Uniãoportaria cria o Programa Constelação Catarina e o Consórcio Catarina, que prevê a criação e fabricação de 13 satélites. Desenvolvido pela Agência Espacial Brasileira (AEB), o programa prevê uma “constelação de satélites” que ajudarão o Brasil a monitorar clima, a fim de prevenir desastres naturais e aprimorar o processo de agricultura de precisão.

“O Programa Constelação Catarina compreende um conjunto de iniciativas consorciais voltadas para o desenvolvimento de sistemas espaciais baseados no uso de nano satélites, que se complementam por meio do compartilhamento colaborativo de infraestruturas espaciais, de conhecimento, de dados, de serviços e de aplicações espaciais”, informa a portaria que estabelece diretrizes e instrumentos a serem adotados como referência para o programa.

A portaria prevê a criação do chamado Consórcio Catarina, que é o conjunto de entidades partícipes que vão atuar coordenadamente nas cooperações e nas atividades do Programa Constelação Catarina, que atenderá prioritariamente os setores agropecuário e de defesa civil nacionais.

Além de apresentar instâncias e organização do Consórcio Catarina, a portaria prevê a criação – e dá as diretrizes de implementação – de um regimento interno ainda a ser lançado.

O consórcio terá como membro permanente a Agência Espacial Brasileira. O papel, as atribuições, o perfil de participantes e de clientes do Conselho Catarina e do grupo executivo das  instâncias do Consórcio Catarina estão descritos na portaria.

 

Agência Brasil

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Em debate na CMA, Lúcio Flávio se posiciona contra a criação de Loterias Municipais

    Durante a 32ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju, [...]

  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico participa da inauguração da Tahto Aracaju gerando mais de mil empregos

    A capital sergipana deu mais um passo importante rumo ao [...]

  • Encontro entre governadora em exercício e prefeita de Aracaju reforça representatividade feminina na política sergipana

    A governadora de Sergipe em exercício, Iolanda Guimarães, reuniu-se nesta [...]

  • Com foco na unidade, Emília Corrêa alinha comunicação e entrega manual inédito à equipe

    A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, se reuniu nesta quinta-feira, [...]

  • CNU 2: saiba quais são os órgãos federais participantes da nova edição

    As 3.352 novas vagas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado [...]