Comemorando duas décadas como educador, o professor Jailson Silva, também conhecido no estado como esportista, afinal ele tem uma carreira consagrada e já representou Sergipe em dezenas de competições nacionais. Em muitas delas fez bonito e trouxe títulos do ciclismo e triátlon.

Paralelo ao esporte, Jailson se tornou referência em Tecnologia da Informação pelo trabalho realizado no Senai. O sucesso foi tão grande e logo chegou o reconhecimento em forma do convite para assumir o comando da Fanese – Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe.

Muito antenado, Jailson assumiu a direção geral da faculdade e inovou com sua vasta experiência. Logo no início da pandemia, conseguiu driblar a situação investindo nas aulas virtuais. Com sua expertise, treinou os professores e em poucos dias as aulas remotas começaram a ocorrer de forma segura e eficaz. Para recordar um pouco da sua trajetória e desafios para o futuro, Jailson Silva foi convidado para ser o nosso entrevistado especial desta edição.

Jailson se destaca pelo trabalho realizado no comando da Fanese

Confira a entrevista na íntegra:

-Como começou sua carreira como educador?
Comecei com 18 anos, trabalhando como Professor de informática no colégio Bom Pastor e pela noite estudava Pedagogia.

-Você passou a ser uma referência em TI, a área sempre foi uma paixão?
Sempre. Desde os meus 16 anos quando conheci o computador e a internet, aquele tempo já sabia que nossa sociedade viveria a loucura do mundo da internet que é hoje e por isso que naquele tempo investir todo meu tempo em dedicar ao mundo da programação e logo então as demandas e a escassez por profissionais sempre ajudou até hoje.

-Como foi a sua chegada na Fanese?
Foi em Outubro de 2019 após o convite do empresário Milton Andrade. Não tive dúvida que poderia contribuir com o projeto de inovação da instituição. Cheguei como consultor com o objetivo apenas de direcionar alguns pontos de inovação e tecnologia, mas logo então fui convidado a fazer parte do quadro assumindo a Gerência de TI, após Gerência de Infra, Coordenações de Curso de TI na graduação e pós. No início do ano fui Convidado a assumir a Direção Geral até então nada diferente do que já havia conhecido com o mais de um ano de casa acompanhando todos os setores. Fico feliz por saber que estou em um cargo muito importante, mas, feliz ainda que estamos com toda a equipe adquirindo performance e agilidade nos procedimentos internos melhorando o suporte para nossos alunos.

-Em pouco tempo foi promovido a diretor da instituição, como recebeu o desafio?
Desafio difícil pela responsabilidade em gerir um grupo enorme de funcionários, professores e alunos. Mas com o apoio dos envolvidos no Projeto e principalmente com a liberdade e confiança do Mantenedor Milton Andrade fica tudo mais fácil. Existem dias que fico exausto pelo número enorme de reuniões e alinhamentos, mas nada que após o trabalho com a apoio da Minha esposa e de minha filhinha eu sinta mais e mais força para manter o foco em fazer um ótimo trabalho e seguir com o objetivo de fazer o nosso papel como IES, formar cidadãos atualizados para o mercado de trabalho e contribuir para o crescimento de nosso Estado.

-Sua gestão começou com um grande desafio com o ‘novo normal’ com a chegada da pandemia. Como fez para administrar a situação?
Como sou da área de TI e sempre trabalhei com startups , sempre penso que tudo é fácil, sem firulas e da forma mais transparente e objetiva possível nós sempre conseguimos uma solução para tudo. Mas com a pandemia interagindo no nosso cronograma sempre me baseei em dados, métricas e analiso com toda equipe da Faculdade além de consultar a própria figura do “TITO” que sempre orienta para o caminho com sua experiência.

Diretor da Fanese tem carreira consagrada como esportista

-Paralelo a carreira de professor, você sempre foi um grande esportista que representou Sergipe e conquistou muitos títulos. O que você trouxe para a faculdade da sua experiência como ciclista? a disciplina e foco do atleta seguem com você?
Como atleta sempre fui disciplinado com metas e objetivos traçados, tanto no esporte ou em qualquer área da vida a gente só consegue ter sucesso com dedicação e disciplina então só faço usar a mesma receita. Dedicação, Estudo, Análise e usar o coração a única que diferencia é que uso mais o mental ao físico, quem já foi atleta profissional sabe que muitas competições usamos mais a cabeça, só força não leva a vitória é um simples equilíbrio para ter o sucesso.

-Como você avalia o ensino superior de Sergipe?
É de extrema importância principalmente na sociedade que vivemos hoje. Todos nós sabemos que conhecimento é um poder que levamos para a vida toda. Mas várias mudanças estão acontecendo no modo de ensino e aprendizagem por isso é de extrema importância que a faculdade tenha um ótimo IGC (Índice Geral de Cursos) e que esteja sempre pensando na qualidade de formação dos seus discentes e atualização de seus docentes.

-O entretenimento também faz parte da sua gestão durante a pandemia com apresentações de lives e inovações?
Claro! Impossível não acompanhar, educação em movimento é a nossa gestão. Muitas lives em todos os cursos levando conhecimento através das redes sociais e com participações de várias figuras importantes do Brasil e do mundo. Esse é um modo que podemos aproximar alunos, professores, comunidade externa e colaboradores. O ano passado foram cerca de 2000 horas de lives.

-Quais são seus planos para o futuro? pretende lançar novos cursos na faculdade?
Em breve estaremos trazendo novidades. Estaremos reestruturando a pós graduação e os cursos de extensão que hoje é fundamental para a especialização em alguma área. Não posso contar muito, mas tem novidades até o final desse mês acompanhem no Instagram …

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Ambientalistas dizem que acordo da COP29 é insuficiente

    O novo acordo global de financiamento climático, estabelecido em US$ 300 bilhões [...]

  • GACC conquista mais dois prêmios nacionais e se destaca entre as maiores ONG’s do Brasil

    O Grupo de Apoio à Criança com Câncer segue colhendo [...]

  • Ironman 70.3 consolida Sergipe como cenário de grandes eventos esportivos

    Pela primeira vez, Sergipe recebeu uma etapa da principal prova [...]

  • O 2025 de Emília Corrêa poderá definir o governador em 2026

    A prefeita eleita de Aracaju, Emília Corrêa (PL), nem assumiu [...]

  • MOBILIDADE URBANA – Prêmio Setransp reconhece importância da imprensa sergipana

    Este ano o presidente do Banese, Marcos Antônio Queiroz, será [...]