Durante sessão online da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Breno Garibalde, falou sobre o Projeto de Lei nº 31/2021, enviado pelo executivo que transforma seis povoados da zona de expansão em bairros. São eles: Matapuã, Areia Branca, Robalo, São José dos Náufragos, Gamaleira e Mosqueiro. Para o parlamentar, a transformação levará benefícios, mas é preciso atenção aos possíveis problemas desse processo.

Um desses problemas, é a gentifricação. “Esse fenômeno pode afetar a região causando a alteração das dinâmicas e características locais. Isso pode aumentar o custo de vida e causar a expulsão da população tradicional. Então é preciso conter e organizar a especulação imobiliária”, explicou Breno.

Outro ponto destacado pelo parlamentar, é a questão ambiental. “A Zona de Expansão é um local de rios, lagoas, dunas, com uma natureza bem rica. Essa transformação precisa ocorrer de forma que preserve o meio ambiente ali existente”, destacou.

Ainda de acordo com Breno, que também é mestre em urbanismo, esse processo poderia acontecer junto com a revisão do Plano Diretor. “Essa seria a oportunidade de gerarmos debate, audiências públicas e trazermos a população para participar. Agora eu espero que a prefeitura esteja atenta a esses problemas e que a transformação seja benéfica para os moradores tradicionais”, finalizou o vereador.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

    As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão [...]

  • Doações de leite materno auxiliaram mais de 219 mil bebês no Brasil

    De acordo com o Ministério da Saúde, 193 lactantes foram [...]

  • Governo apoia realização do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Sergipe entre os dias 14 e 21

    Sergipe será palco de um dos maiores eventos do calendário [...]

  • Dia D de Vacinação contra Influenza acontece em Sergipe neste sábado, dia 10

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobiliza todos os [...]

  • Anunciadas datas de inscrição e das provas do Enem 2025. Confira

    O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de [...]