Há algumas semanas li uma reflexão publicada nas redes sociais da agência G2 Propaganda que me chamou bastante atenção. O texto tratava das situações em que alguns empresários e gestores se deixavam levar por gostos pessoais para definir as suas estratégias de comunicação. Por exemplo: Escolhiam a cor de sua preferência para os anúncios ou os programas de sua preferência para veicular os seus comerciais, ou até mesmo pediam que as suas placas de outdoor fossem colocadas nas ruas onde os mesmos passavam. Tudo isto sem se atentar que o empresário não é o cliente, e estes podem acabar tendo perfis e comportamentos completamente distintos, como por exemplo, quando o empresário possui hábitos da classe A mas seus clientes são classe C. Veja uma parte do texto:
“Parece tão claro quanto água porém esse erro, é muito mais comum do que se imagina. Antes de definir quem é seu público é preciso, primeiro, entender o que é público-alvo. Que nada mais é que uma parcela da sociedade para a qual você vende seus produtos e serviços. Descobrindo o público certo para a sua empresa é possível criar estratégias de venda e de marketing mais eficientes e que trazem resultados. Com isso, você não perde nem tempo, nem dinheiro investindo em algo que não dará retorno”.
Procuramos o CEO da agência G2, o publicitário Rafael Galvão, para falar um pouco mais sobre o assunto. Ele nos respondeu o seguinte:
“Na busca por melhores resultados na comunicação, especialmente dentro do digital, muitas pessoas acabam se equivocando acreditando que o público-alvo do seu negócio ou produto é reflexo dos seus próprios hábitos online, o que não é verdade. Compreender quem você quer atingir é o primeiro passo para se comunicar de maneira certeira. Claro que há exceções, mas de maneira geral, temos que ter essa perspectiva considerando o objetivo de venda, baseados em números e pesquisas, e não desenhar sua estratégia observando seus costumes e gostos digitais. O marketing vem mudando muito e se reformulando ao longo dos anos bastante pautado no comportamento dos consumidores, assim, o conceito de público-alvo vem sendo aprimorado com o objetivo de converter vendas com maior eficiência, garantindo a construção de um relacionamento personalizado com sua audiência”.
É facilmente perceptível que esta miopia pode acometer a qualquer gestor, pois trata-se de uma característica pessoal que todo o ser humano tem de simpatizar ou “aprovar” segundo as nossas preferências. Contudo, no mundo dos negócios, vale ficar atento a ferramentas que nos tragam alertas destas ancoragens, com gatilhos mentais e técnicas que nos lembrem: O meu negócio não vende para mim. Eu não sou o meu público-alvo. Fica a dica!
COLABORE
Assim como o publicitário Rafael Galvão e a sua agência G2 propaganda contribuiu com esta edição, participe você também das nossas próximas colunas. Envie a sua sugestão de tema ou pauta para o e-mail lucioflaviorocha@gmail.com ou para o meu perfil do instagram: @luciofmrocha
DANÇA DAS CADEIRAS
A mais nova integrante do staff de feras e criativos da agência Base Propaganda é a profissional de mídia Samara Batista. Veterana na área, Samara aterriza na Base após um excelente trabalho realizado na filial em Aracaju da agência baiana Objectiva. Ela já chega assumindo importantes desafios e missões naquela que é considerada uma das maiores agências de nosso mercado. Votos de sucesso e vida longa!
LATINHAS
A Coca-cola, mesmo sendo líder absoluta de mercado, não dá margem ao azar. A marca não para de se reinventar e de se reconectar com seu público. Não basta ser rainha, tem que manter-se no topo. “A marca surpreende mais uma vez e lança embalagens com as letras do alfabeto. Uma iniciativa que chegará a mais de 40 países da América Latina e convida as pessoas a se expressarem e compartilharem mensagens dizendo a que estão abertas em 2021, um ano que vem com tantas esperanças e expectativas”, afirma o VP de marketing da Coca-Cola Javier Disse Meza. Intitulada globalmente como “Share a Coke-Alphabet”, a campanha incentiva o público a compartilhar suas mensagens através das plataformas digitais.
KART
A PubliMídia está iniciando as preparações para o II Campeonato de Kart entre agências de publicidade de Aracaju. Nesta próxima edição, a ideia é que anunciantes também participem da brincadeira. Todas as questões de proteção e segurança dos “pilotos” estão sendo estudadas de maneira criteriosa e até uma transmissão ao vivo está sendo planejada para evitar aglomerações das torcidas. A previsão é que o evento aconteça ainda neste primeiro semestre. É bom ir treinando! Para o segundo semestre, a ação prevista é uma sessão fechada de cinema exclusiva para os profissionais do mercado. Aguardem!
PIPOCA
E por falar na telona, o mundo inteiro estava aguardando a chegada do chamado “Ano Novo Lunar”, ou “Ano Novo Chinês”, para saber como os cinemas chineses, local onde se iniciou toda esta pandemia, performariam, no período mais importante do ano para a bilheteria do país. E para a surpresa de todos, a China, mesmo no centro de todo furacão, não decepcionou. No feriado que teve início no dia 12 e dura 15 dias, só no primeiro fim de semana os cinemas arrecadaram US$775 milhões. Mesmo com os cinemas ainda enfrentando restrições no país, com ocupação máxima de 75% ou de 50%, nos lugares de maior risco para a Covid-19, pela
primeira vez a bilheteria chinesa registrou valor de mais de US$155 por dia em três dias consecutivos. Se lá já está assim, imaginem como será por aqui. O Brasil já começa a seguir o mesmo ritmo após o sucesso do título Mulher Maravilha. O escurinho do cinema, com todos os protocolos de segurança, continua sendo uma experiência irresistível, incomparável e insubstituível. Concorda?
MUDOU DE NOME
O renomado e bem frequentado Hotel Radisson de Aracaju acaba de ser rebatizado. Após mudar de dono, o luxuoso empreendimento situado à nossa belíssima orla de Atalaia deixou de ser um hotel de rede e agora possui marca própria e local. Passou a se chamar Hotel Vidam. Vida longa e votos de muito sucesso nesta nova fase.
LOVE BRANDS
Seu negócio é amado pelos seus clientes? Seus clientes são apaixonados pela sua marca? Seus serviços possuem fãs? Conheça agora as marcas mais amadas pelos brasileiros em 2020, o ano da pandemia, e suas pontuações: 1°- WhatsApp: 90,5 , 2°- Netflix: 88,3 , 3°- Youtube: 79 , 4°- Coca Cola: 71,9 , 5°- Mastercard: 71 , 6°- Sadia: 63,3 , 7°- Uber: 61,3 , 8°- Samsung: 58,5 , 9°- Nubank: 56,5 e 10°- O Boticário: 56. O que você achou do ranking?
FUNCIONÁRIO COM ORGULHO
Quem diria que uma empresa sergipana do segmento de transporte público se tornaria case de sucesso nacional em endomarketing, no quesito “orgulho de funcionários”. Após pesquisa interna, compartilhada nacionalmente, a Viação Atalaia apresentou índices acima da média de satisfação de seus colaboradores por trabalharem naquela empresa. O empresário Alberto Almeida, proprietário da empresa, afirma com orgulho: Nossos índices foram elogiados nacionalmente pela Confederação Nacional do Transporte. Parabéns!
PARA REFLETIR
“Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão. E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.” Mateus 24:10-13