O príncipe Harry e sua esposa Meghan se separaram definitivamente da família real britânica, dizendo à rainha Elizabeth que não voltarão como membros ativos da monarquia, disse o Palácio de Buckingham na sexta-feira.

Harry e Meghan enviaram ondas de choque pela monarquia em janeiro de 2020, anunciando repentinamente que estavam se separando da família e embarcando em um novo futuro através do Atlântico – uma das saídas reais mais extraordinárias em décadas.

Essa divisão agora foi formalizada após discussões com a rainha Elizabeth, de 94 anos: a dupla perderá suas nomeações militares honorárias e patrocínios reais que reverterão para a rainha e serão distribuídos entre outros membros da família.

“O duque e a duquesa de Sussex confirmaram a Sua Majestade, a Rainha, que não retornarão como membros trabalhadores da Família Real”, disse o palácio.

“Enquanto todos estão tristes por sua decisão, o duque e a duquesa continuam sendo membros muito queridos da família.”

A dupla, que disse que permaneceria comprometida com seu serviço à Grã-Bretanha, quebrará o silêncio sobre a divisão real em uma entrevista com Oprah Winfrey no próximo mês.

A decisão de fazer tal divisão equivale à abdicação da família real, cujos membros mais antigos, como a rainha, há muito priorizam o dever e o serviço acima dos desejos pessoais.

“A Rainha escreveu confirmando que ao se afastar do trabalho da família real não é possível continuar com as responsabilidades e deveres inerentes a uma vida de serviço público”, disse o Palácio.

Sob um acordo negociado pela rainha no ano passado, a dupla conseguiu sua liberdade dos deveres reais, mas teve que concordar em não usar a palavra “real” em sua marca e uma revisão de 12 meses foi acordada.

A Rainha Elizabeth, cujo marido de 99 anos está atualmente hospitalizado em Londres, adotou uma linha firme.

A dupla perderá suas associações com The Royal Marines, RAF Honington, Royal Navy Small Ships and Diving, bem como com The Queen’s Commonwealth Trust, The Rugby Football Union, The Rugby Football League e The Royal National Theatre.

Por meio de um porta-voz, Harry e Meghan disseram que permaneceram comprometidos com o serviço.

“Todos nós podemos viver uma vida de serviço. O serviço é universal, disse o porta-voz.

“O duque e a duquesa de Sussex continuam comprometidos com seu dever e serviço ao Reino Unido e ao redor do mundo, e têm oferecido seu apoio contínuo às organizações que representam, independentemente de seu papel oficial.”

Harry, 36, e Meghan, 39, se mudaram com seu filho Archie para o sul da Califórnia para viver uma vida mais independente e escapar da mídia britânica. Eles anunciaram no domingo que estavam esperando seu segundo filho.

Harry é o segundo filho do príncipe Charles, herdeiro do trono, e de sua primeira esposa Diana, que morreu em um acidente de carro em Paris em 1997 enquanto era perseguido por paparazzi.

 

Reportagem de Guy Faulconbridge e William James; Edição de Alison Williams

Reuters

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Juiz federal indefere liminar e mantém Jeferson Santana inelegível, em Maruim

    O Juiz da 4ª Vara Federal, em Sergipe, Meritíssimo Jailsom [...]

  • Receita Federal permite atualização do valor de imóveis a valor de mercado

    A Receita Federal do Brasil (RFB) publicou a Instrução Normativa n.º [...]

  • Painel permite consulta a recursos repassados para segurança pública

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou nesta terça-feira [...]

  • Telemedicina avança em Sergipe com mais de 6.400 mil atendimentos pelo TeleNordeste

    O projeto TeleNordeste tem apresentado resultados significativos para a saúde [...]

  • Eleições 2024: 103 municípios podem ter 2º turno em 27 de outubro

    Em todo o Brasil, 103 municípios, de um total de [...]