Publiquei à semana passada em minhas redes sociais (@luciofmrocha) uma enquete que perguntava a diferença entre Preço x Valor. Uma pergunta capciosa que poucas pessoas se aventuraram a responder. Quem mais se aproximou da resposta certa foi a psicopedagoga e instrutora sergipana Leise Assis, que está virando uma cria do Thiago Brunet. De fato não é uma pergunta fácil e comum. Mas é um tema de altíssima importância no mundo dos negócios.
Relembro com clareza dos grandes debates que travávamos na faculdade de publicidade & propaganda, quando chegávamos à conclusão de que, de nada adiantava um “produtaço”, com preço adequado e disponível nos locais certos, se o cliente não sabia ou esquecia da sua existência no momento do consumo. De nada adianta ser o melhor negócio do mundo se ninguém sabe disto. Lembrávamos sempre do case da rainha Coca-cola em nossas discussões: Se a Coca, que todo mundo já conhece, sendo a líder de mercado que é, continua investindo milhões em marketing, significa que este investimento não é opcional. Pelo contrário, é vital.
É exatamente o peso da marca que vai atrair valor ao produto ou serviço. E é exatamente a partir o valor percebido da marca, que o consumidor fará a avaliação se o preço vale. O caro ou barato neste caso torna-se bastante relativo.
O que leva pessoas pagarem mais caro pelos chamados produtos “de marca”? Porque comprar o Leite Moça? A palha de Aço Bom-Bril? O sabão Omo? Porque a Coca-cola é mais cara, mas é a mais vendida?
A presença na mente do consumidor através da propaganda frequente faz com ele tenha uma memória de afinidade com a marca e considere-a na oportunidade de consumo. É como se ele já eliminasse o obstáculo da desconfiança ou desconhecimento. É um efeito psicológico que a propaganda causa na mente das pessoas: A familiarização da marca. – “Essa marca eu conheço. Já vi na propaganda. Aquela outra eu nunca ouvi falar. Não sei se presta.”
Assim, marcas tornam-se mais conhecidas que seus concorrentes e levam vantagens no momento da venda. E com esta vantagem, podem promover algum valor agregado de forma que o preço não seja mais o fator determinante da escolha. Por isto que o Starbucks pode ficar tranquilo para cobrar um preço de café que seus clientes pagam com prazer. Faz valer à pena!
Se o seu produto ou serviço só é escolhido pelo cliente pela questão “preço”, muito cuidado. Ligue o sinal de alerta. Este é o tipo de cliente que não possui nenhum vínculo de compromisso ou fidelidade à sua empresa. Quando um negócio só tem preço baixo a oferecer, só ganha cliente se for com desconto, é por que lhe faltam outros atributos, inclusive “valor”. Pense nisto!
SEM FOLIA
Quando acerta, tem que elogiar. O Governo do Estado de Sergipe decidiu pelo cancelamento do ponto facultativo e proibiu festas no carnaval deste ano. Depois de quase um ano de
negócios estremecidos, o Governo acena para uma atenção à retomada da economia. O tempo de portas fechadas deve sim ficar para trás. Decisão acertadíssima. Avança, Sergipe.
AULAS
Apesar da esdrúxula tentativa do Sindicato dos Professores de tentar desestimular o retorno às aulas, as escolas particulares seguem firmes com aulas híbridas/mistas, ora on-line, ora presenciais, cuidando de todos os protocolos de segurança necessários, conforme orientados pela Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Sergipe – FENEN-SE. Apesar da resistência dos sindicatos, tal retorno foi amplamente apoiado pelos profissionais de pediatria, e pela maioria dos pais.
GÊNESES
Parece mesmo que a Record acertou a mão no que se refere à produção de novelas. O buzz criada para o lançamento da novela Gêneses foi de criar expectativa em muita gente. Antes de sua estreia, os detalhes da novela apareciam em quase todos os programas da emissora. Não deu outra: sucesso de audiência e público. Augusto Neto, Carlão e Bruno Stênio, da Tv Atalaia, devem estar rindo à tôa.
BBB
Parece que o reality da rede Globo está tendo mais audiência nos buxixos e fofocas das redes sociais do que no próprio programa. Parece que o casting escolhido desta edição não poderia ser pior em se tratando de: preconceito, ofensas, assédio e demais baixarias. Lamentável o fundo do poço do programa.
TUNTS-TUNTS
O DJ Alok assumiu o posto de embaixador do produto digital da operadora Vivo chamado Vivo Easy. A novidade da Vivo traz um plano com benefícios diferenciados como cashback e internet que não expira. Para celebrar o início desta parceria, no lançamento do Easy Prime Alive, o DJ irá divulgar em suas redes sociais um código com a oferta especial de lançamento para ser utilizado no app, que vai valer para novos e atuais clientes. “Este produto foi desenvolvido para atender um público que curte inovação e é muito ligado com as novas tendências. O Alok tem muita conexão com esse público e por isso escolhemos o Vivo Easy para ser o primeiro projeto em que ele co-cria conosco”, afirma Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.
2022
Há cerca de 20 meses das próximas eleições, parece que os marqueteiros políticos de plantão já iniciaram as suas ações junto a mídia jornalística. Dentre os candidatos a Governo de Sergipe que já são citados pela imprensa, aparecem Laércio Oliveira, Rogério Carvalho, Edvaldo Nogueira, Fábio Mitidieri, Ulices Andrade e, talvez, Alessandro Vieira. Nesta corrida já tem de tudo na chapa, até nomes para vice. Já começam a se colocar o Valmir de Francisquinho, Luciano Bispo e até Fábio Henrique. A contagem regressiva já começou.
EM ALTA
Após repercussão da matéria sobre o boom imobiliário da Barra dos Coqueiros, fomos informados que em breve haverá uma grande novidade para os moradores da região, além do Shopping que já se espera. Aguardem!
PARA REFLETIR
“Conforme diz a Escritura: Todo o que nÊle crê, jamais será decepcionado” RM 10:11