O Festival Colora está transformando a fachada de dez unidades básicas de saúde (UBSs) da capital sergipana. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), é parte das entregas dos projetos premiados no Edital Janelas Para as Artes, da Lei Aldir Blanc.

O projeto, além de transformar a cidade por meio das artes visuais e urbanas, agrega valor cultural e estimula a preservação do bem público, como destaca a coordenadora de Infraestrutura da SMS (Coinfra), engenheira Carla Christine Santos.

“Nos últimos anos, nossas Unidades Básicas de Saúde sofreram com pichações nas fachadas, incluindo unidades reformadas, como a UBS Dona Sinhazinha, que registrou pelas câmeras de segurança uma ação de pichação em 2019. Portanto, essa parceria da Saúde com a Funcaju [para receber as intervenções do Festival Colora], além de valorizar os artistas locais e transformar a cara da cidade, vai agregar valor aos nossos equipamentos de saúde e incentivar a preservação do patrimônio público”, ressalta Carla Christine.

Entre as unidades selecionadas para receber as intervenções artísticas estão as UBSs Lauro Dantas, José Calumby Barreto, Onésimo Pinto, Eunice Barbosa, Carlos Fernandes de Melo, José Machado de Souza e Dona Sinhazinha. Também deverão receber os painéis a Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco e o Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do bairro Siqueira Campos.
“Nesse primeiro momento temos essas unidades inseridas na parceria, mas a ideia é que todas as unidades sejam contempladas com as artes visuais”, projeta a coordenadora da Coinfra. As pinturas começaram a ser feitas nas UBS Dona Sinhazinha, Eunice Barbosa e na UPA Fernando Franco, no último dia 25 de janeiro, e os artista têm um prazo de 30 dias para a entrega final.
Para esse trabalho estão envolvidos os artistas Caruzo, Egnaldo Korea e Feyk. “Cada painel terá temas diferentes, mas todos dialogam com o valor social e cultural da nossa identidade. Será uma bela homenagem aos médicos e médicas pelo grafiteiro Caruzo na unidade Dona Sinhazinha, uma galeria da nossa cultura popular na unidade Eunice Barbosa e um painel com as expressões do povo nordestino, no Hospital Fernando Franco. Todas as entregas serão inauguradas no mês de março, dentro do Festival Colora, que fará parte da programação alusiva ao mês de aniversário da nossa cidade”, explica o coordenador do Núcleo de Produção Digital da Funcaju, Anderson Passos.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Semac garante suporte ambiental e logístico à 28ª Missa do Cangaço no alto sertão sergipano

    Em um local simbólico, sob o calor do sertão sergipano [...]

  • Plano de contingência sobre tarifas dos EUA já foi apresentado a Lula

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta segunda-feira [...]

  • Prefeitura esclarece formas de transmissão e reforça importância de medidas de prevenção contra as hepatites virais

    Instituído em 28 de julho, o Dia Mundial de Luta [...]

  • Comitiva Olímpica desembarca em Sergipe para evento inédito de Levantamento de Peso Olímpico

    Sergipe será palco de um evento inédito nos dias 1, [...]

  • Petrobras reduz em 14% preço do gás natural para distribuidoras

    Os preços de venda da molécula de gás serão atualizados [...]