Como falamos na coluna da edição passada, o ano de 2021 começou antes do carnaval. Os planos e metas deste ano começaram a sair do papel, mas há uma pauta recorrente que costuma ser dúvida frequente entre empreendedores: Quanto devo investir em marketing? Esta é uma pergunta que certamente passeia na mente de 9 entre 10 pequenos e médios empresários.

Para pensar sobre este tema, uma argumentação padrão que deve iniciar a reflexão é: Eu preciso mesmo investir em marketing? A resposta é: Lógico! Óbvio! Claro que sim! Se corporações que são líderes de vendas, marcas consolidadas, como a Coca-Cola, mesmo no patamar em que se encontram, não deixam de investir verdadeiras fortunas nesta área, por que a sua empresa também não o faria? Acho que não nos resta dúvida do quão importante é o investimento de marketing nas empresas.

Se temos a certeza da importância de se fazer este investimento, passamos então para a dúvida “Quanto fazer?”. Esta também é uma questão que pode ser respondida com exemplos de boas práticas. As grandes organizações possuem reservas anuais de orçamento para a finalidade de marketing, que são calculadas a partir de seus faturamentos. Por exemplo: Além da cobrança de aluguel e condomínio, os shoppings possuem também a cobrança do chamado FPP ou fundo para ações de marketing e propaganda. As construtoras também preveem o valor entre 2% a 3,5% do faturamento estimado de cada lançamento imobiliário para o marketing. Franquias também calculam desta forma: além da cobrança dos famosos royalties, ela também cobra taxa de fundo de propaganda e marketing, que gira em torno de 2% a 5% do faturamento. Estes valores são estimados baseados na previsão de meta de faturamento que a empresa tem para o ano em questão. Já nos negócios on line, é possível a estimativa de até 10% do faturamento previsto da empresa para ser destinado para marketing. Cada perfil de negócio tem a sua modelagem.

A previsão orçamentária para fins de propaganda e marketing é tão necessária, que ela ocorre também em instituições públicas: Bancos, Órgãos de Trânsito, Secretarias da Saúde e mesmo as gestões públicas do executivo e legislativo possuem orçamentos para a comunicação com a sociedade, nas chamadas Secretarias de Comunicação.

Tendo a convicção de que o investimento em marketing é necessário e de que existem parâmetros para estabelecer os valores de investimento, a questão que sobra é: “Quando investir?”. Neste caso, cada tipo de negócio exige um momento específico. Escolas podem focar a mídia em períodos de matrícula, livrarias também. Produtos juninos podem focar suas ações no mês de Junho. Lojas de brinquedos podem ter foco no mês de Outubro. Loja de chocolates podem ter foco ligado à Páscoa. Já outros podem ter mais alinhamento com datas ligadas a dia dos pais, dias das mães, dia dos namorados… Cada caso é um caso. E além disto, manter-se presente na mente da sociedade faz o consumidor lembrar da empresa na hora da necessidade do consumo. A única regra é: Anuncie! Não suma do mapa. Não desapareça da memória do seu cliente. Não precisa ser um especialista na área para concordar com a expressão popular: Quem não é visto, não é lembrado.

 

NOVA MÍDIA EXTERIOR

Aracaju terá novos equipamentos de mídia exterior em breve. O processo foi licitado e regularizado junto à Prefeitura da cidade e alguns clientes já começam a ser visitados pela empresa responsável com a proposta da nova forma de anunciar sua marca na cidade.

 

LGPD

Toda empresa precisa começar a ficar de olhos abertos e antenas ligadas para o fim do prazo para adequação à Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil. As multas pelo descumprimento podem ser milionárias e ainda não há jurisprudências para balizar possíveis dúvidas ou questionamentos da Lei. Uma boa assessoria jurídica nesta área pode salvar muitas empresas de um grande problema. Em Sergipe, a unidade de direito empresarial que representa o escritório Nelson Willians, já está atuando junto aos seus clientes para protegê-los dos riscos. A advogada dra. Acácia do Amor tem estado à frente desta missão por aqui. Você cadastra dados dos seus clientes? Então, muito cuidado. Hora de redobrar a atenção.

 

DEU O QUE FALAR

A lista de Melhores do Ano do Caderno Olho Vivo do Cinform, está dando o que falar até hoje. Assinada pelo competente jornalista Fredson Navarro, a relação de personalidades do ano circulou nas mais badaladas redes sociais e reconheceu nomes de peso do estado. Inquieto, Fredson já anuncia que a próxima edição da lista vip será lançada de forma presencial. Não é pra menos: A atual repercussão já assegura que o projeto chegou pra ficar. Sucesso!

 

LONGEVA

A área de Marketing é inconstante, frenética, instável e recheada de sazonalidade. Isto faz com que profissionais costumeiramente troquem de cadeiras e o turnover seja grande. Mas este “problema” não atinge a Lívia Filgueiras, uma gigante da área de marketing que atua na Construtora Celi há nada menos que 17 anos. Só esta marca já poderia ser considerada um verdadeiro case de sucesso! Além de muito competente, Lívia é humilde, cordial, solícita e não se deixou vencer pelo ego e vaidade que costumam engolir alguns profissionais da área. Desejamos uma vida profissional ainda mais longa e próspera para ela e para a sua equipe!

 

INDEPENDENTES

E por falar em Lívia, a comandante do marketing do grupo Celi nos confirmou que as marcas Celi e Stanza passaram a seguir caminhos independentes na área de marketing. Antes, com estrutura unificada, agora os times de comunicação destas marcas seguem de forma autônoma, com focos e perfis de produtos distintos. Isto facilitará a percepção e identificação do consumidor com cada tipo de produto imobiliário.

 

BARRA É TENDÊNCIA

Com potencial de ser considerada como a nova Villas do Atlântico, se comparada à Lauro de Freitas, cidade vizinha de Salvador, a Barra dos Coqueiros foi minunciosamente analisada em artigo do jornalista econômico Márcio Rocha. Com argumentação de “estoque zero”, referindo-se ao sucesso de vendas dos empreendimentos imobiliários, o artigo aponta a região como a mais promissora para negócios do futuro. Vale à pena ligar o radar.

 

PARA REFLETIR

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro. Jeremias 29:11

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