Por Reuters

Pesquisadores do sul do Brasil disseram ter descoberto pacientes infectados com duas cepas diferentes do novo coronavírus simultaneamente, refletindo a preocupação com o crescente número de variantes no país.

Os pesquisadores, que postaram suas descobertas na quarta-feira no site médico medRxiv, disseram que seu estudo seria o primeiro no mundo a confirmar a coinfecção com duas cepas do coronavírus. O estudo ainda não foi publicado em uma revista científica e não foi revisado por pares.

Os pacientes, ambos na casa dos 30 anos, foram infectados no final de novembro com a variante P.2 do coronavírus identificada no Rio, também conhecida como linhagem B.1.1.28, e simultaneamente testaram positivo para uma segunda variante do vírus.

Seus sintomas foram supostamente leves, com tosse seca em um caso e tosse, dor de garganta e dor de cabeça no segundo. Eles não precisaram de hospitalização.

Os casos ressaltam quantas variantes já podem estar circulando no Brasil e levantam preocupações entre os cientistas de que a coexistência de duas cepas no mesmo corpo possa acelerar mutações de novas variantes do coronavírus.

“Essas coinfecções podem gerar combinações e gerar novas variantes ainda mais rapidamente do que vem acontecendo”, disse o pesquisador-chefe do estudo, Fernando Spilki, virologista da Universidade Feevale, no Rio Grande do Sul.

“Seria outro caminho evolutivo para o vírus”, acrescentou Spilki.

Novas variantes trazem o risco de maior transmissibilidade e possível resistência às vacinas em desenvolvimento.

Mutações encontradas em variantes do coronavírus na Grã-Bretanha e em uma mais recente no estado brasileiro do Amazonas parecem ter tornado o vírus mais contagioso.

Os casos apontam para uma carga viral significativa circulando no Brasil porque a coinfecção só pode ocorrer quando diferentes vírus estão sendo transmitidos em grande quantidade, disse Spilki.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Empreendedorismo feminino: crédito é uma das principais demandas

    Linhas de crédito específicas para mulheres com condições especiais e [...]

  • Governador entrega modernização do Centro de Controle de Operações do DER/SE e mais de 50 novas viaturas à S. S. P. – Sergipe

    Para reforçar a segurança em Sergipe, o governador Fábio Mitidieri [...]

  • Doença Falciforme passa a ser de notificação compulsória em todo o País

    O Ministério da Saúde (MS) publicou a Nota Técnica nº 2/2025 com [...]

  • Câmara pode pautar projeto contra ‘adultização’ de crianças nas redes

    O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), informou [...]

  • Sergipe elabora Plano de Transição Energética e se posiciona como referência nacional no setor

    Conhecido nacionalmente como ‘a estrela do gás’, Sergipe tem sido [...]