O governador Belivaldo Chagas afirmou, em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (18), o início da vacinação contra a Covid-19 no estado para a próxima terça-feira (19). Na ocasião, será vacinada de forma simbólica, a partir das 8 horas, um profissional da área da Saúde do Hospital de Urgências de Sergipe João Alves Filho.

“As vacinas estão chegando e será feita a conferência e a divisão dos kits para serem encaminhados aos 75 municípios. Temos já a logística pronta, Sergipe está preparado, temos hoje 211 salas prontas e equipadas para receberem as pessoas, para que elas possam ser vacinadas. Em nenhum momento, deixamos de agir. As seringas foram adquiridas, o que tinha que estar ao nosso alcance, nós cumprimos. O que precisava era das vacinas e elas estão chegando. Hoje mesmo trabalharemos noite adentro, para preparar e, portanto, a partir das 7 horas da terça-feira, 19, entregaremos aos municípios”, destacou o governador.

O Plano de Vacinação de Sergipe determina que os municípios das Regiões de Saúde de Aracaju (Aracaju, Barra dos Coqueiros, Divina Pastora, Itaporanga, Laranjeiras, Riachuelo, Santa Rosa de Lima e São Cristóvão) e Região de Nossa Senhora do Socorro (Capela, Carmópolis, Cumbe, General Maynard, Japaratuba, Maruim, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora do Socorro, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro e Siriri) deverão retirar os imunizantes na SES.

Já para os municípios das Regiões de Saúde de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá, a Saúde do estado fará o transporte aéreo e terrestre.

O governador ressaltou que a chegada da vacina não significa que a pandemia acabou. “É importante dizer que a vacina vai ajudar, mas não dá para continuar com as aglomerações. Não dá para continuar descumprindo as regras de distanciamento, o uso de máscara, a higiene das mãos”, disse.

Estratégia
Nesta primeira fase de vacinação, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende imunizar 23.272 pessoas, em duas doses. Estão nesta faixa prioritária os profissionais de saúde (22.760), idosos de 60 anos ou mais institucionalizados (240), pessoas com deficiência institucionalizadas (22) e indígenas aldeados (250).

Dentre os profissionais de saúde prioritários nesta primeira etapa estão as equipes de vacinação, trabalhadores das instituições de longa permanência e trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados que estão envolvidos no atendimento à Covid-19.

“Cada município vai fazer um levantamento dos seus profissionais. No caos da população institucionalizada, não são todos que possuem, mas os que possuem já fizeram o levantamento e a vacinação será feita em um único momento, bem como a população indígena”, ressaltou a enfermeira do Programa de Imunização do estado, Ana Beatriz Lira.

Como estratégia para evitar aglomerações, o governo promoverá a vacinação em horários específicos para cada grupo, além de vacinação institucional, em locais que estejam os grupos prioritários, vacinação móvel, em drive-thru, com hora marcada e domiciliar, quando necessário.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • BC limita valores entre registradoras de recebíveis de cartões

    As tarifas entre entidades que registram recebíveis de cartões terão [...]

  • Doações de leite materno auxiliaram mais de 219 mil bebês no Brasil

    De acordo com o Ministério da Saúde, 193 lactantes foram [...]

  • Governo apoia realização do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Sergipe entre os dias 14 e 21

    Sergipe será palco de um dos maiores eventos do calendário [...]

  • Dia D de Vacinação contra Influenza acontece em Sergipe neste sábado, dia 10

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) mobiliza todos os [...]

  • Anunciadas datas de inscrição e das provas do Enem 2025. Confira

    O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de [...]